O que você acha do analfabetismo funcional?
Ontem em fiz uma questão acerca da síndrome de Down, traçando um paralelo com o pífio comportamento humano. Infelizmente essa questão foi excluída.
A mesma não estava em desacordo com nenhuma norma do site, e mesmo assim foi denunciada e excluída. Até ai tudo bem! Não é a primeira vez que acontece e eu não sou o primeiro a passar por isso.
Pensando neste fator, gostaria de vossa opinião na seguinte questão:
O religioso é analfabeto funcional?
Abraços do coxa
Comments
O analfabetismo funcional está ligado ao princípio de letramento e autonomia... Não diria que é exatamente ligado à religião, mas acho que foi coerente da forma que vc colocou aqui...
Há muitos fanáticos (e não-fanáticos) que possuem pouco ou nenhum grau de letramento, o que faz com que não tenham capacidade cognitiva e crítica para discordar de algo que lêem pelo simples fato de ser absurdo...
É como se alguem lesse a frase: "O céu é roxo com bolinhas amarelas" e não questionasse o que lhe entra na mente ao ler isso, e vão propagando como se fosse verdade... Isso é uma exemplificação besta mas útil do que é o analfabetismo funcional... Vc decodifica os símbolos lingüísticos, mas não compreende o real sentido do que é lido...
A maior dificuldade é quando além de analfabetos funcionais ainda são teimosos... Esses dois problemas associados geram um ser difícil de conviver... Se publicarem uma bíblia com alterações permitindo a poligamia, por exemplo, e colocarmos um líder religioso convincente para divulgá-la vamos ter muuuuitos seguidores, pois eles apenas repetem, mas não lêem criticamente ou funcionalmente... Não questionam!
Não é o caso de todos os fanáticos e teimosos e outros... Mas alguns são explicados por esta teoria...
Este é pior q o analfabetismo total, pois emgloba o sabe rler como decodificar a escrita mas o mutilado do pensar.
Tem gente aqui coxinha que le o enunciado em letra negrita da pergunta e em seguida ve um enorme texto que daria respaldo a se responder epor não ter cultura nem vontade de ler responde a asneira que quer.
Outro dia em minha pergunta sobre eu fazer uma demanda teve gente q viu o enunciado não terminou de ler, não respondeu e me mandou um email falando me.r.da, pra responder adivinha? naõ permite email.
O povinho tosco!!!
Fique em Paz amigo Coxa.
Hã?? Hem? Como?
kkkkkkk
Abraço do Gatosão.
Acho que além da religião, o ego tem parcela de culpa nisto!
Afinal, desde que criam "perfis" aqui dentro, todos querem se dar bem, e quando alguém "cutuca" o ego do outro, é normal usar de todos os meios para "re-cutucar"
^^
abraço querido Coxa
Muitos são sim Coxa.
Sim, eu creio que seja.
Visto que até minha conta foi excluÃda, motivada por ódio aos "livre pensadores".
Agora a vÃtima é você.
Porque talvez o problema não esteja na religião.
E sim no ato de questionar.
Abraços,
Neo
Coxa, ontem sai chamando um monte de gente aqui de analfabetos funcionais.
Não é só religiosos, é de tudo quanto é fé.
O fato é que a má leitura de um texto, reflete na maioria das más respostas que recebemos.
Ontem na minha pergunta, recebi um e-mail assombroso de uma dita cristã, dizendo que eu sou defensor de satanás... (risos)
Fazer o que?
Infelizmente, a maioria da população brasileira ainda é analfabeta funcional.
Abraços do Baixista
"O Justo vive pela fé" Amém!
http://phelipemaciel.zip.net/
Saudações meu nobre amigo Coxinha!!!
Pensando neste e em alguns outros fatores, creio que o religioso é sim um analfabeto funcional. A diferença entre um analfabeto funcional religioso com um clássico é que esse analfabestismo (isso mesmo ANALFABESTISMO) é algo desenvolvido juntamente com sua "evolução" religiosa. O mecanismo reponsável pela interpretação das palavras e frases é substituido pela visão unidirecional, segundo as imposições das lideranças de suas seitas. Essa é a causa maior do analfaBESTISMO funcional, que infelizmente é o combustÃvel (de altÃssima octanagem diga-se de passagem) para o desenvolvimento da intolerância.
Grande abraço!
Claro que não! O credo faz parte da composição educacional de todos os seres humanos. Alfabetizados ou não!
Existem analfabetos funcionais de todas as maneiras. Seria muito imaturo e tendencioso dizer que só religiosos tem esse problema.
Mudando um pouco de assunto, vi a sua pergunta sobre a sÃndrome de Down. Apesar de não ter respondido, fiquei um bom tempo pensando nela. Honestamente, ela foi o que eu chamo de pergunta-despertador, que não serve propriamente para ser respondida, mas serve para chamar a atenção sobre uma situação. E, normalmente, esse tipo de pergunta incomoda e eu acho que é por isso que ela foi excluÃda.
Voltando à sua questão, na minha opinião, o analfabeto funcional é aquela pessoa que não entende o que lê, por mais instruÃda que ela seja. Além de não entender o que lê, essa pessoa tem uma dificuldade enorme em argumentar contra ou a favor de alguma coisa. Isso é um problema gerado pelo descaso na educação, e não tem absolutamente nenhuma relação com a fé ou a falta dela.
Saudações ateÃstas!