[Matemática] Estou na faculdade e nunca consegui entender isso:?

Por que -1 x -1 = 1

-1 / -1 = 1

-1 + (-1) = - 2

E por que infinito dividido por infinito é indeterminado, e zero divido por infinito é zero?

Update:

NUNCA ENTENDI ESSAS AQUI:

( - ) x ( - ) = +

( - ) / ( - ) = -

( - ) / ( + ) = +

Update 3:

Peeta

[-1 x -1 = 1, pois na multiplicação, quando os fatores têm o mesmo sinal, o resultado é positivo.]

ISSO EU SEI. MAS POR QUÊ?

Comments

• Por que a multiplicação de dois números negativos dá outro positivo?

A Matemática precisa de algumas regras para funcionar, senão seria um bocado difícil chegar a um resultado comum para as mesmas operações. “Essa é apenas mais uma convenção útil”, explica o matemático Luiz Barco, da Universidade de São Paulo e colunista da SUPER. Para entender a lógica sobre a qual ela se constrói, nada melhor do que uma demonstração por etapas, no estilo daquelas que o professor rabisca no quadro-negro. É o que fazemos ao lado.

Longa dedução

Como a multiplicação de negativos dá produto positivo.

Para começar, como você sabe, qualquer número multiplicado por zero é igual a zero:

5 x 0 = 0

Se o primeiro zero for trocado por uma subtração que acabe em zero, como 3 – 3, dá na mesma:

5 x (3 – 3) = 0

Você também pode escrever a operação de outra forma, pois o resultado continua exatamente igual:

(5 x 3) + (5 x –3) = 0

Como sabemos o resultado de 5 x 3, podemos deduzir quanto vai dar a multiplicação 5 x –3:

15 + ? = 0

Se o resultado tem que ser zero, a interrogação só pode valer –15. Isso mostra que positivo vezes negativo dá negativo.

Agora, vamos à dúvida do leitor. Se qualquer número menos ele mesmo dá zero, podemos imaginar a seguinte equação:

2y – 2y = 0

Substitua o y por –5 e a primeira parte da operação será negativa (olhe o item 5: positivo vezes negativo dá negativo).

2 x –5 = –10

A segunda parte (–2 x –5) tem, então, que dar 10.

A operação demonstra que a multiplicação de dois números negativos dá um produto positivo.

• sei explica a ultima: se vc ta devendo (-1) e vem + uma conta (-1) vc fica com -2

• Olá GRÊMIO,

1) Por que -1 x - 1 = 1

Como a multiplicação de negativos dá produto positivo.

2y – 2y = 0

Substitua o y por –5 e a primeira parte da operação será negativa (olhe o item 5: positivo vezes negativo dá negativo).

2 x –5 = –10

A segunda parte (–2 x –5) tem, então, que dar 10.

A operação demonstra que a multiplicação de dois números negativos dá um produto positivo.

O "porquê" da divisão é encontrado com uma dedução semelhante à subtração.

- 1 - 1 = -2, porque devendo um e tomado emprestado mais outro, ficaremos devendo dois (- = sinal de dívida)

Infinito dividido por infinito seria um número muito próximo de "1" como não há como determinar que número é esse, se diz "indeterminado". No caso do zero, é um espaço vazio, portanto não tem nada e não há como dividir o nada.

Sabe porque n dividido por um número que tende à zero é infinito? Simples, se imaginarmos uma maçã, e queremos dividi-lá em pedacinhos muito próximo de zero, haverá tantos pedacinhos que concluimos que o resultado da divisão seria um número que tende para o infinito.

Abraços!

• são definições, regras

defini-se que negativo vezes negativo dá positivo

pense na matemmatica como um jogo de xadrez

ela tem suas regras e vc raciocina dentro delas

vc pensa no abstrato

não tem porque, é regra

ex no xadrez o cavalo anda em L

é regra, só isso

e na matemática menos x mais dá negativo

..........................................................................................

porque vc não tem o valo exato desse infinito

o q é infinito?

algo grande a q vc nunca chega

e se um número grande for diferente do outro

um infinito pode chegar mais rápido q o outro e aí vc tem algo q não s epode determinar

ex, supondo q X tende ao infinito, X² chega mais rápido do q X ao infinito

......................................................................................

porque 0 é um nada, vc tá dividindo o nada por algo grande, como o infinito

então não vai ter nada no final

......................................................................

• Você está pensando em "infinito" como se fosse um número, o que não é verdade.

Infinito positivo é o limite de uma função que cresce sempre.

Ora se dividir uma função que cresce sempre por outra que cresce sempre, o resultado vai depender da "velocidade" de crescimento das duas; então, o resultado, pode ser qualquer coisa, ou seja, é indeterminado.

Uma constante dividida por infinito tem que ser zero, pois está dividindo por algo que cresce sempre. Com o aumento do denominador, o valor da fração diminui; no limite, é zero.

• - x - = +

- / - = +

quando se multiplica algo por - sempre inverte o sinal e quando é por + conserva o sinal. Tipo pensa assim, inimigo = - / amigo = +

( - ) x ( - ) = + inimigo do meu inimigo é meu amigo

( - ) x ( + ) = - inimigo do meu amigo é meu inimigo

( + ) x ( + ) = + amigo do meu amigo é meu amigo

( + ) x ( - ) = - amigo do meu inimigo é meu inimigo

• Olha, to no 2º ano e acho que posso explicar, pelo o que eu aprendi:

-1 x -1 = 1

Isso é um regra basica que eu decorei, e nunca esqueço:

(nº negativo) x (nº negativo) = Resultado sempre positivo

(n positivo) x (n Negativo) = Resultado sempre negativo

----

-1 : -1 = 1

Vale aqui a mesma regra do problema de cima

(nº negativo) : (nº negativo) = Resultado sempre positivo

(n positivo) : (n Negativo) = Resultado sempre negativo

---

-1 + (-1) = -2

Essa e meio facil e obvio

Se voce tem -1, e soma nela -1, voce tera -2.

Mesma coisa, se voce tem 1 e soma 1, vc tem 2, a diferença é que a outra e negativa.

---

Infinito Dividido por infinito e inderteminado, tambem e meio logico

Infinito, voce nao tem um valor para o que é o Infinito, entao nao tem como voce saber o resultado.

E zero dividido por infinito é 0, por outra regra

"Todo numero multiplicado ou dividido por 0 é zero"

Se voce nao tem nada, e dividir por infinito, vai sobrar nada, pq vc n tem nada pra dividir, kkk

Essas coisas sao engraçadas, mais é pura logica ^^

Espero ter esclarecido um pouco, Abraços ;D

• Multiplicação e divisão

Sinais iguais, resultado positivo ( -1 / -1 = 1)

Adição

+ na frente, mantém o sinal, pois você está somando (-1 + (-1) = -2)

- na frente, troca o sinal ( -1 - (-1) = -1 +1 = 0)

--- Isso aí também não sei, mas deve ser pelo próprio sinal. (Sinal diferente, troca. Sinal igual, mantém)

Sign In or Register to comment.