Bóson de Higgs: evangélico, qual é a sua explicação para o esforço empregado na sua busca?
Mais de 2000 cientistas em todo o mundo estudando os resultados produzidos pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC), um aparelho construído durante 10 anos por mais uma dezena de milhares de acadêmicos de mais de 100 países, custando mais de 7 bilhões de euros.
O que você, evangélico, acha que é a motivação para que esse aparelho tenha sido montado, e para que toda essa gente trabalhe nesse projeto?
Não deixe de considerar o fato que boa parte dos cientistas nele envolvido são teístas, e destes, sua maioria absoluta cristãos (mas provavelmente raríssimos - se presentes - os casos de evangélicos pentecostais ou neo-pentecostais).
Importante é se lembrar que os resultados esperados (e até agora atingidos) não mencionam nenhuma questão religiosa - se deuses (sejam eles quais forem) existem ou não (apesar do Bóson de Higgs ser, ironicamente chamado por alguns "partícula Deus"), mas parte do pressuposto que o universo teve um início em uma explosão, e sobretudo que o Bóson de Higgs é o responsável por dotar todas as outras partículas de uma massa.
Beijos a todos e obrigada pelas respostas
Comments
Apenas uma observação...
Este boson é previsto por uma teoria desde a década de 60. O que pega é que todas as *outras* partículas desta teoria já tinham sido detectadas. Ou seja, esta maldita (goddamn) partícula estava dando um trabalho do cão para os físicos. Tanto é que quase escreveram um livro com este nome (The Goddamn Particle), mas o editor manqueteiro e espertão mudou o título para "The God Particle".
Só pode ser o espirro de Satanás enganando os fracos de espÃrito... kkk...
Não sou evangélico mas quero opinar.
Acho maravilhoso o ser humano sempre buscar a origem das coisas, mas mesmo que dê tudo certo nesse experimento, não vai ser descoberta a origem de tudo, pois para fazer esse teste eles precisam dessas partÃculas que ficam girando dentro do aparelho, e eles até podem descobrir o que a colisão dessas partÃculas podem causar mas faltará saber de onde vieram essas partÃculas que eles estão utilizando.
O nada não pode criar pois o nada não existe, ao pensar no nada eu penso em um espaço vazio, o espaço já é alguma coisa.
acho que é literalmente a particula de Deus
foi por essa particula que Deus criou tudo
Não notou a brincadeira? Acho que poucos perceberam, então vou explicar: o Bóson de Higgs é chamado de "partÃcula de deus" pois dificilmente existe, uma vez que as suas supostas manifestações tem se tratado de equÃvocos. Bem, até anos atrás eram, mas agora as certezas estão em forte ascensão (ao menos quanto ao Higgs, pois deus continua inexistente).
Esse tipo de bóson só explica a origem das massas. Não há deus algum aqui.
Eu acho que é a mesma coisa que procurar em um quarto escuro um gato preto que não está lá.
Com o dinheiro que eles gastam tentando descobrir como que os primeiros átomos ganharam massa, o que não vai fazer a mÃnima diferença na nossa vida, eles poderiam alimentar milhares de crianças na Ãfrica. Depois falam de Deus. Quanta hipocrisia...
correr atrás do vento
estão tentando chegar ao ponto de poder criar as coisas, ou seja, querem ser como Deus é.
são ateus (creio que todos eles sejam), mas viram que sua explicação de como o mundo surgiu não têm fundamento, eles estão lançando novas ideias (partÃcula de Deus), bem isso vai durar por anos, séculos, ou até que Jesus volte.
o que vier primeiro