Curiosidades Costumes & Mitos ... Você sabe o que é obsidiana?

É uma pedra, formada a partir do rápido esfriamento de lava vulcânica, que não permitiu a cristalização total dos minerais nela contidos, tornando-se vidro natural. Seu nome proveio do seu descobridor , Óbsios. A primeira obsidiana foi encontrada na Etiópia e caracteriza-se pela cor preta e mais raramente por outros tons escuros.

Comments

  • Olá.

    Obsidiana é um tipo de vidro vulcânico, formado quando a lava esfria ràpidamente, por exemplo, fluindo sobre água. Consiste em 70% ou mais de sílica (SiO2 - dióxido de silício). A obsidiana não um mineral verdadeiro porque não é cristalino e, para além disso, é muito similar na composição ao granito e riolito. É classificada às vezes como um mineralóide.

    As cores da obsidiana variam, dependendo da presença das impurezas. Ferro e magnésio tipicamente dão à obsidiana uma cor verde escura a preta. A inclusão de pequenos cristais brancos, aglomerados radiais de cristobalite produzem um padrão manchado ou de "floco de neve". Pode conter bolhas de ar, restantes do fluxo da lava, alinhados ao longo de camadas criadas como a rocha derretida estava fluindo antes de ser refrigerada. Estas bolhas podem produzir efeitos interessantes tais como um reflexo dourado ou do arco-íris. As pepitas pequenas de obsidiana que naturalmente foram arredondadas e alisadas pelo vento e pela água são chamadas de "lágrimas de apache". A obsidiana é relativamente macia, com uma típica dureza de 5 a 5,5. Sua densidade é aproximadamente 2,6.

    Obsidiana é usada geralmente para finalidades ornamentais, porque possui a propriedade peculiar de apresentar uma aparência diferente de acordo com a maneira como é cortada. Quando o corte for num sentido a superfície apresenta um preto bonito; quando cortado através de outro sentido aparece cinza.

    A obsidiana foi usada em determinadas culturas da idade da pedra porque pode ser fraturada para produzir lâminas afiadas ou cabeças de seta. Como todo o vidro e alguns outros tipos de rochas naturais, a obsidiana fractura-se de forma conchoidal. Pode também ser lustrada para criar espelhos.

    Na era pré-colombiana o uso da obsidiana na Mesoamérica era sofisticado para produzir esculturas e ferramentas. As lâminas de obsidiana podem ter uma borda de corte tão fina como os bisturis de aço cirúrgico de qualidade muito elevada. Os mesoamericanos fizeram também um tipo de espada com lâminas de obsidiana montados em um corpo de madeira. Entretanto , ainda hoje são usadas (segundo documentário no Discovery Chanell), em cirugias oftálmicas devido às suas propriedades de corte extremamente finas.

  • Olá

    Kiko, faz tempo que não passo por aqui.

    Obrigada pela informação para nós brasileiros, como nós temos muitas pedras preciosas é bom saber que no mundo todo existem preciosidades.

    Você é uma jóia especial de ser humano e como sei que gosta de piadas, vou deixar esta para você rir um pouco.

    A SEXAGENÁRIA

    Uma sexagenária resolveu fazer hidroginástica.Cheia de gás e autoconfiança, entrou na secretaria daacademia.

    Mal chegou, a professora olhou-a de cima abaixo eavisou:- Precisamos proceder a uma avaliação.Pegou uma ficha, preencheu com seu nome e endereço emandou brasa:

    - Então a senhora já tem mais de sessenta anos?

    - Pois é, minha filha, há seis anos virei sexy.

    - Como? A senhora disse sexy?

    - É, sexy de sexagenária, entendeu?

    - A senhora tem falta de ar?

    - Não, tenho falta de dinheiro.

    - Às vezes sofre de tontura?

    - Sofro com as tonteiras dos outros.

    - Tem hipertensão?- Não, tenho hipertesão.

    - É diabética?- Não, sou diabólica.

    - Tem alergia?

    - À mulher.A esta altura, a moça não se conteve:

    - A senhora é doida?

    - Por homem!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKBOAAAAAAAAA!!

  • OBSIDIANA

    É o vidro vulcânico de uma lava muito rica de quartzo, sendo compacta e dura. D: 5,5. A cor escura, freqüentemente negra, provém do ferro finamente dividido nas bordas. Sua coloração é cinzento escuro e translúcida. Foi uma lava que resfriou muito rapidamente.

    O nome era Obsius, que foi o seu descobridor na Etiópia, mas devido ao erro de leitura dos manuscritos antigos, ficou conhecida como Obsidiana.

    É como um vidro natural, formada a partir de material vulcânico exposto de repente ao ar e resfriado rápido demais para formar cristais.

    Devido à sua abundância na natureza em antigas civilizações ele era usado frequentemente como ornamento, espelho, facas e jóias.

    Os Maias usavam a Obsidiana em forma de facas nas suas cerimônias, nos rituais e sacrifícios realizados. Diz-se que espelhos desse material foram usados para adivinhação no antigo México e países vizinhos.

  • - Oi Kiko!

    Essa eu não sabia... valeu... vou procurar ler mais alguma coisa a respeito da obsidiana...

    Um abraço!

  • Está correto. Estudei isso em geologia na faculdade quando fiz biologia.

  • Aprendemos e esquecemos.Valeu por me lembrar!!!

    agradeço,

    bjs,luz!!!

  • Kiko, cultura, diversão e informação. Essa eu também não sabia.

  • nossa nunca tinha ouvido falar

  • Interessante!

    Valeu.

  • hhuuuuum.

    dessa eu não sabia...

    bjjo.fui!

Sign In or Register to comment.