quem sabe sobre a partilha da Africa ?

eu queria o resumo sobre partilha da África eu fico muito grata com ajuda de vocês muito obrigado .....

Comments

  • A partilha da África foi feita na Conferência de Berlim, em que ficou estabelecidas fronteiras. Povos inimigos ficaram em um mesmo território e povos amigos foram separados. Foi feita sem respeitar as diferenças de cada povo, ocasionando guerras civis, miséria, etc.

    Espero ter te ajudado!!!!!!!

    Bom fim de semana.

  • Existem vários livros sobre o assunto. O melhor que eu conheço é o "Era dos Impérios", do historiador britânico Eric Hobsbawm. O Imperialismo europeu da segunda metade do século XIX tem várias razões, normalmente sendo citadas como as mais importantes a busca por fontes de matérias-primas baratas e novos locais para aplicação de capitais excedentes. A obtenção de colônias na África e Ásia seria desta forma um modo de obter a baixo custo produtos necessários à continuidade do processo de industrialização europeu, além de mercados consumidores de bens industrializados para exportação(especialmente as gigantescas populações de China e Índia) e de investimentos(serviços urbanos, ferrovias, bancos, etc). Além disso, o Imperialismo era um instrumento político de desvio das tensões sociais crescentes internas com a crescente organização e mobilização das classes operárias, o que tornava a expansão colonial uma forma de coesão nacional, através do espírito nacionalista.

    A partilha da África foi realizada principalmente na Conferência de Berlim, de 1885, em que as potências européias delinearam as fronteiras de seu domínio no continente e estabeleceram algumas regras para a ocupação, como o aviso aos demais da ocupação de um território, o respeito aos domínios coloniais dos demais, etc.

  • nem sei o q partiolha

  • vc gostaria de saber da época dos imperialismos ou dias atuais?

Sign In or Register to comment.