O que é Objeto Direto e Objeto Indireto? Ajudaaaaaaaa?

Por favor me ajudem nessa, amanhã tenho uma prova de Português e vai cair essa matéria.. tente me explicar da forma mais fácil possível por favor :(

Comments

• Olá

Veja:

Objeto Direto e Objeto Indireto são complementos verbais.

O objeto direto complementa um verbo transitivo direto, sem a preposição. Para determinar o objeto direto basta perguntar QUEM? ou O QUÊ? Depois do verbo.

Exemplos:

Os alunos fizeram a redação atenciosamente.

O que os alunos fizeram? A redação é o objeto direto.

Mariana comeu o lanche com muita vontade.

O que Mariana comeu? O lanche é o objeto direto.

O objeto indireto complementa um verbo transitivo indireto. Através de uma preposição. Para reconhecer o objeto indireto, basta perguntar QUEM ou QUE depois do verbo + preposição.

Exemplos:

Mariana gosta de sorvete.

Do que Mariana gosta? De sorvetes, este é o objeto indireto.

Eu gosto de ler livros de romance.

O que eu gosto de ler? Livros de romance é o objeto indireto.

• É muito fácil entender o que são os objetos direto e indireto. Acompanhe:

1) As palavras exercem a função de objeto direto ou indireto em relação a um VERBO que pede esse complemento. Consideradas em si mesmas (sozinhas), elas não são nada disso!

2) Há verbos que pedem complemento, ou seja, não possuem um sentido pleno quando estão sozinhos. Imagine uma criança de quatro anos chegar para a mãe e dizer: - Levaram... A mãe, confusa, irá perguntar: - Levaram O QUÊ? O verbo LEVAR, sozinho, não diz nada. Quem leva, leva algo. Por exemplo: Levaram* OS LIVROS. Esse complemento do verbo se chama OBJETO DIRETO. Outros exemplos:

Os carregadores trouxeram* OS MÓVEIS. (Trouxeram o quê?).

Os representantes daquele movimento pregavam* A PAZ. (Pregavam o quê?).

*Tais verbos são denominados VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS.

3) Há verbos que pedem um complemento que é regido por preposição. Voltemos ao nosso exemplo. A criança diz agora: - Duvido! A mãe, naturalmente, irá perguntar: - Duvida DE QUÊ? DE é preposição. Qualquer resposta que a criança der será regida por uma preposição (de, para, por, a...). O complemento regido de preposição se chama OBJETO INDIRETO. Exemplos:

Duvida*-se de verdades indiscutíveis (duvida-se DE QUÊ?).

Os jovens gostam* de aventuras (gostam DE QUÊ?).

Tais verbos são chamados de VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS.

4) Existem verbos que pedem os dois complementos, ou seja, pedem, ao mesmo tempo, o objeto direto e o objeto indireto. Exemplos:

Enviei* A CARTA À ALEXANDRE (Enviei o quê? Enviei a quem?).

O pintor ofereceu* O QUADRO A UM AMIGO (Ofereceu o quê? Ofereceu a quem?).

Chamam-se VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

5) Por fim, há aqueles verbos que não pedem complemento nenhum. Por exemplo: Os pessegueiros FLORESCERAM. Você não pergunta: floresceram o quê ou a quem; o verbo constitui um sentido completo em si mesmo, não precisa de complemento. Tal verbo é INTRANSITIVO.

6) Resumindo: os verbos que pedem complemento se chamam TRANSITIVOS justamente porque transitam, vão na direção de algum alvo, de um objeto. Quando o verbo pede um complemento que não é regido de preposição, ele é um verbo transitivo direto e o complemento se chama objeto direto. Quando o verbo pede um complemento regido por uma das preposições (de, para, a...), ele é um verbo transitivo indireto e o complemento se chama objeto indireto. Quando ele não pede complemento, não transita, é pleno em si mesmo, ele se chama intransitivo.

• objeto direto é q nao tem preposicao e o outro tem preposicao

• Nossa.

Tem livro não ?

¬¬'

Sign In or Register to comment.