O que acham dos pensamentos de Platão e Sócrates?
Bom Dia
Pessoal,
Segue abaixo narrativa histórica de pensamentos de Platão e Sócrates com relação a Deus.
“Ora, Sócrates, Platão, e toda a tradição de que ambos eram parte, haviam criticado os deuses pagãos, dizendo que eram criação humana, e que segundo os mitos clássicos eram mais perversos do que os seres humanos.
E acima de tudo isso, Platão falava de um ser supremo, imutável, perfeito, que era a suprema bondade e beleza. E ainda, tanto Sócrates como Platão criam na imortalidade da alma, e portanto na vida depois da morte.
Platão afirmava que além deste mundo sensível e passageiro havia outro de realidades invisíveis e permanentes. Tudo isto foi de grande valor e atratividade para aqueles primeiros cristãos que se viam perseguidos e acusados de serem ignorantes e ingénus.
Observação:
Embora muitos Cristãos do primeiro Século e também nos dias atuais sejam acusados de Ignorantes, grandes pensadores como Platão e Sócrates possuía entendimento parecido com relação a Deus pregado por Judeus e Cristão da época.
Pergunta:
Mas eles não são grandes pensadores? Se são, por que acreditaram em Deus? Será que grandes pensadores podem admitir a existência de um Deus grande e poderoso?
O que acham dos pensamentos de Platão e Sócrates?
Comments
Quando Querofonte voltou de Delfos com a mensagem da pitonisa (de que não existia ninguém mais sábio que Sócrates), o filósofo entrou em parafuso. Sócrates sabia que era inteligente. Mas jamais havia considerado a hipótese de ser o mais sábio ateniense. Inscrito no templo de Delfos estava a frase com a qual Sócrates pautou toda sua vida de sábio: "Conhece-te a ti mesmo".
Para Sócrates, Deus era um ser diferente do homem. Acima de tudo, Deus não podia mentir. Então, na mente de Sócrates, algo não batia. Sócrates concluiu que o erro estava no oráculo, ou seja, a pitoniosa havia se enganado. Com base nesse raciocínio, Sócrates iniciou sua perambulação por Atenas com um único objetivo: "Encontrar alguém mais sábio que ele e, com isso, desmentir a pitonisa". O filósofo dedicou todo o resto de sua vida a essa tarefa. E não encontrou ninguém.
No fim de seus dias concluiu que era o mais sábio dos homens por um único motivo: Sabia que não tinha as respostas, enquanto os outros homens ditos sábios, pensavam que sabiam as respostas. Por esse único motivo, Sócrates foi considerado o mais sábio de todos os homens da época. Isso fica claro em "Apologia" de Platão.
Por fim, diante do tribunal, Socrates declara:
"... Em virtude desta pesquisa, fiz numerosas e perigosíssimas inimizades, e a partir destas inimizades surgiram muitas calúnias, e entre as calúnias, a fama de sábio, porque, toda vez que participava de uma discussão, as pessoas julgavam que eu fosse sábio naqueles assuntos em que somente punha a descoberto a ignorância dos demais. A verdade, porém, é outra, ó atenienses: quem sabe é apenas o deus, e ele quer dizer, por intermédio de seu oráculo, que muito pouco ou nada vale a sabedoria do homem, e, ao afirmar que Sócrates é sábio, não se refere propriamente a mim, Sócrates, mas só usa meu nome como exemplo, como se tivesse dito: "Ó homens, é muito sábio entre vós aquele que, igualmente a Sócrates, tenha admitido que sua sabedoria não possui valor algum". É por esta razão que ainda hoje procuro e investigo, de acordo com a palavra do deus, se existe alguém entre os atenienses ou estrangeiros que possa ser considerado sábio e, como acho que ninguém o seja, venho em ajuda ao deus provando que não há sábio algum. E tomado como estou por esta ânsia de pesquisa, não me restou mais tempo para realizar alguma coisa de importante nem pela cidade nem pela minha casa, e levo uma existência miserável por conta deste meu serviço ao deus."
Portanto, respondendo sua pergunta, Sócrates e Platão somente existiram como filósofos porque Sócrates não era ateu. Se fosse ateu, teria mandado Querofonte à ***** e deixado o assunto de lado! Com isso teríamos perdido, de cara, Sócrates, Platão e Aristóteles e, com eles, toda a base da filosofia clássica. Talvez ainda estivéssemos pensando tal qual os sofistas, falsos sábios reduzidos à frangalhos pela filosofia socrática.
ESSES EXISTIRAM, HOMENS QUE VOLTAM DOS MORTOS NÃO EXISTEM.
naquela época nao havia tanto conhecimento científico, logo a unica explicaçao para tudo era deus.
hoje nós temos respostas muito boas sobre a nossa origem, e que nao necessitam de um deus para apoia-las
A questao nao eh que eles acreditavam que existia o DEUS.. e sim.. que eles tinham que acreditar que existia algo!
Alguém já disse :< Platão é Filosofia>, e isso não é um exagero muito grande. Ele desenvolveu seis disciplinas que foram fundamentais para a filosofia; a GNOSIOLOGIA, A LÓGICA, A METAFÍSICA, A POLÍTICA, A
ESTÉTICA, E A ÉTICA.
Sócrates era o professor de Platão, e para Sócrates, Platão era o seu aluno mais célebre. Sócrates tanbém foi mestre de Aristóteles.
Juntos esses três representam aquilo que os historiadores da filosofia chamam de < filosofia grega classíca>.
Eles foram grandes pensadores. Interessante é que se uma pessoa tem o poder de pensar, e ele reconhece isso, então ele passa a acreditar que por detrás disto, tem um ser pessoal, mais inteligente do que ele, que teve o poder de criar um ser pessoal e inteligente, que é o homem!