Em homenagem aos meus amigos Chocólatras!!! Achei aqui no site da Idmed!Dúvidas sobre o chocolate?

Suyan santos Basler

Nutricionista da Clínica Florença e Adolescenter

Essa matéria é dedicada a todos os chocólatras. No texto abaixo, você poderá saber um pouco mais sobre os benefícios e os perigos que o chocolate pode causar ao nosso organismo.

Todos já sabem que o chocolate consumido em excesso, pode trazer problemas futuros, como o aumento do peso, elevação da glicemia e das taxas de colesterol no organismo. Importante ressaltar que muitas vezes os chocolates possuem recheios ricos em açúcares e gorduras, principalmente gorduras trans.

No entanto, estudos comprovam que o consumo de cacau e chocolate amargo com moderação, aumenta a concentração do colesterol HDL (colesterol bom), o que está relacionado com a diminuição de riscos cardiovasculares. Pode também diminuir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), devido aos ácidos graxos monoinsaturados do chocolate.

Os benefícios atribuídos ao chocolate amargo devem-se ao cacau que é rico em minerais como magnésio (nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes, e para a função normal dos nervos, músculos e do sistema imunológico), cobre (antioxidante, protege o sistema imunológico, ajuda evitar anemia, fortalece o sistema cardiovascular e manutenção da saúde óssea), potássio (diminui a pressão sanguínea) e manganês (músculos, tendões, pele e ossos). O cacau também é rico em flavonóides (antioxidante natural), que ajudam contra doenças cardíacas. Possuem efeito antiinflamatório, anti-plaquetário e antioxidante, fatores que impedem ocorrência de aterosclerose (processo de endurecimento das artérias).

O cacau possui teobromina, substância estimulante, prevenindo infartos e derrames. A tiramina, outra substância presente, estimula os neurônios, melhorando o raciocínio. E a responsável pela produção de serotonina “molécula da felicidade”, é a feniletilamina, que assim promove a sensação de bem estar.

É indicado o consumo do chocolate amargo, pois apresenta maior concentração de flavonóides que o chocolate ao leite, já o chocolate branco não apresenta quantidades significativas. Isso porque o chocolate amargo é o que possui maior quantidade de cacau na sua composição. Vale citar que os efeitos dos flavonóides são ainda maiores no chocolate amargo porque o leite, presente em maiores quantidades no chocolate ao leite, pode interferir na absorção intestinal destes.

No entanto, vale lembrar que os possíveis benefícios do chocolate amargo, referem-se à quantidade limitada, ou seja, o exagero no chocolate pode causar efeitos indesejáveis ao organismo. Isso ocorre devido ao produto adicionado na fabricação, como a manteiga de cacau, que possui alto teor de gordura saturada.

Dica importante: na hora de comprar chocolates verificar os ingredientes e a tabela de informação nutricional que consta nos rótulos. Os ingredientes utilizados na preparação ou fabricação dos chocolates estão presentes, na lista de ingredientes, em ordem decrescente de quantidade. Deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, conseqüentemente, menos açúcar. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, devem ser priorizados os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans.

Obs:. A quantidade e freqüência de chocolates consumidos devem ser indicadas, por uma nutricionista, conforme o plano alimentar adequado e individual.

Aprenda receitas deliciosas a base de chocolate na matéria As delicias do chocolates

Beeeijos amiguinhus Chocólatras e Obrigadaaaa novamente as belas postagens!!!

Comments

• Obrigada amiga,por sua informação tão importante sobre o chocolate.Eu gosto de chocolate mas não sou chocólatra,daí que

dá pra evitar o exagêro.Beijos de chocolate pra vc.

• eu gosto de chocolate mas eu como ele só nos sábados mas acho que não to exagerando e bolacha de chocolate durante a semana

• Oi! Adoro chocolate, mas não sou viciado.Meu preferido é o meio amargo.

Vou enviar estas informações para uns chocólatras que conheço.

Considerando o valor de uma boa saúde, são muito úteis, mas só se compartilhadas e postas em prática.

Obrigado por fazer sua parte.

Abraço!!!

• Como chocolate diariamente desde criança, e não sou gorda, não tenho colesterol, trglicerídeos nem glicemia, mas não gosto de chocolate amargo. Para mim, quanto mais doce mais eu gosto

• que legal

sabe que gostei......coisas que não sabia

• É bom chocolate né, mas para a saúde e o corpinho devemos tentar resistir o máximo possível.

Beijos!♥♥♥

Sign In or Register to comment.