Em homenagem aos meus amigos Chocólatras!!! Achei aqui no site da Idmed!Dúvidas sobre o chocolate?
Suyan santos Basler
Nutricionista da Clínica Florença e Adolescenter
Essa matéria é dedicada a todos os chocólatras. No texto abaixo, você poderá saber um pouco mais sobre os benefícios e os perigos que o chocolate pode causar ao nosso organismo.
Todos já sabem que o chocolate consumido em excesso, pode trazer problemas futuros, como o aumento do peso, elevação da glicemia e das taxas de colesterol no organismo. Importante ressaltar que muitas vezes os chocolates possuem recheios ricos em açúcares e gorduras, principalmente gorduras trans.
No entanto, estudos comprovam que o consumo de cacau e chocolate amargo com moderação, aumenta a concentração do colesterol HDL (colesterol bom), o que está relacionado com a diminuição de riscos cardiovasculares. Pode também diminuir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), devido aos ácidos graxos monoinsaturados do chocolate.
Os benefícios atribuídos ao chocolate amargo devem-se ao cacau que é rico em minerais como magnésio (nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes, e para a função normal dos nervos, músculos e do sistema imunológico), cobre (antioxidante, protege o sistema imunológico, ajuda evitar anemia, fortalece o sistema cardiovascular e manutenção da saúde óssea), potássio (diminui a pressão sanguínea) e manganês (músculos, tendões, pele e ossos). O cacau também é rico em flavonóides (antioxidante natural), que ajudam contra doenças cardíacas. Possuem efeito antiinflamatório, anti-plaquetário e antioxidante, fatores que impedem ocorrência de aterosclerose (processo de endurecimento das artérias).
O cacau possui teobromina, substância estimulante, prevenindo infartos e derrames. A tiramina, outra substância presente, estimula os neurônios, melhorando o raciocínio. E a responsável pela produção de serotonina “molécula da felicidade”, é a feniletilamina, que assim promove a sensação de bem estar.
É indicado o consumo do chocolate amargo, pois apresenta maior concentração de flavonóides que o chocolate ao leite, já o chocolate branco não apresenta quantidades significativas. Isso porque o chocolate amargo é o que possui maior quantidade de cacau na sua composição. Vale citar que os efeitos dos flavonóides são ainda maiores no chocolate amargo porque o leite, presente em maiores quantidades no chocolate ao leite, pode interferir na absorção intestinal destes.
No entanto, vale lembrar que os possíveis benefícios do chocolate amargo, referem-se à quantidade limitada, ou seja, o exagero no chocolate pode causar efeitos indesejáveis ao organismo. Isso ocorre devido ao produto adicionado na fabricação, como a manteiga de cacau, que possui alto teor de gordura saturada.
Dica importante: na hora de comprar chocolates verificar os ingredientes e a tabela de informação nutricional que consta nos rótulos. Os ingredientes utilizados na preparação ou fabricação dos chocolates estão presentes, na lista de ingredientes, em ordem decrescente de quantidade. Deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, conseqüentemente, menos açúcar. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, devem ser priorizados os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans.
Obs:. A quantidade e freqüência de chocolates consumidos devem ser indicadas, por uma nutricionista, conforme o plano alimentar adequado e individual.
Aprenda receitas deliciosas a base de chocolate na matéria As delicias do chocolates
Beeeijos amiguinhus Chocólatras e Obrigadaaaa novamente as belas postagens!!!
Comments
Obrigada amiga,por sua informação tão importante sobre o chocolate.Eu gosto de chocolate mas não sou chocólatra,daí que
dá pra evitar o exagêro.Beijos de chocolate pra vc.
eu gosto de chocolate mas eu como ele só nos sábados mas acho que não to exagerando e bolacha de chocolate durante a semana
Oi! Adoro chocolate, mas não sou viciado.Meu preferido é o meio amargo.
Vou enviar estas informações para uns chocólatras que conheço.
Considerando o valor de uma boa saúde, são muito úteis, mas só se compartilhadas e postas em prática.
Obrigado por fazer sua parte.
Abraço!!!
Como chocolate diariamente desde criança, e não sou gorda, não tenho colesterol, trglicerÃdeos nem glicemia, mas não gosto de chocolate amargo. Para mim, quanto mais doce mais eu gosto
que legal
sabe que gostei......coisas que não sabia
à bom chocolate né, mas para a saúde e o corpinho devemos tentar resistir o máximo possÃvel.
Beijos!â¥â¥â¥