O certo é falar: Meu óculos ou Meus óculos?

Comments

  • A forma correta é "meus óculos". "Óculos" é plural de "óculo", que é sinônimo de "lente". Quem usa óculos usa sempre dois, que são as duas lentes. Por isto, deve sempre dizer "meus óculos", "os óculos", aqueles óculos", etc., Nunca se deve dizer "meu óculos", "os óculos", "aqueles óculos", etc. Escrevi um artigo sobre este tema, com base em fontes fidedígnas citadas no mesmo, com explicações mais detalhadas a esse respeito. Acesse o site "Qualidade Devida" através da url http://blig.ig.com.br/ebomsaber e procure pelo artigo - "O Óculos" ou "Os Óculos"?

    Um abraço!

  • A forma correta é "Meus óculos".

    O motivo deve-se ao número de "óculos" (lentes).

    Como você possui dois óculos (duas lentes), você diz no plural.

    Exemplos:

    Meus óculos quebraram. (CORRETO)

    Meu óculos quebrou. (INCORRETO)

    Meu óculo direito quebrou. (CORRETO)

  • Meus óculos. Você tem dois olhos e usa duas lentes oculares. Daí o nome óculos.

  • O certo é falar "Meu óculo" ou "Meus óculos", sempre havendo concordância!

  • "Têm-se vulgarizado no português coloquial brasileiro as formas meu óculos, um óculos, o que constitui discordância de número. Assim, segundo a norma culta da língua portuguesa, são corretas as formas: Meus óculos quebraram; Aquela loja vende uns óculos bons; Encontrou um par de óculos."

  • Meus oculos

    Juntos por um bom Portugues

    Paz e amor pa ti

  • a frase certa ou falar: Os meus óculos...

    por exemplo: os meus óculos são meus.

  • Correto:

    Meu óculos.

    óculos embora esteja no plural, representa apenas um objeto;

    Bjo

  • Meu óculos.

    Óculos é um objeto, e apenas um, apesar de ter duas lentes.

    As lentes não são vendidas separadamente. Quer falar das lentes, então diga:

    "As lentes do meu óculos."

Sign In or Register to comment.