Qual é o melhor? Instituto ou Universidade?

Bom dia galera, gostaria de saber qual é o melhor e a diferença entre estas instituições de ensino (superior):

Universidade X Instituto X Centro Universitario X Faculdade

É que na verdade eu estudo na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, faço Bacharelado em Sistemas de Informação, porém moro numa cidadezinha do interior que me obriga a sair as 13:00 de casa para pegar onibus e chegar na Universidade somente 18:45 quando começa a faculdade...

E aqui na cidade vizinha que fica apenas uns 20 minutos daqui, vai abrir o curso de Bacharelado da Ciencia da Computação aqui no Instituto Federal de Snata Catarina, gostaria de saber qual a diferença do Instito para Universidade, qual é o melhor, mais valorizado?

Agradeço desde já!

Comments

  • Devo discordar do Augusto. Obviamente o estudante faz a diferença, mas um certificado decente ainda pesa no mercado. Tive o desprazer de cuidar das provas práticas de um processo seletivo e a participação do pessoal de uma universidade privada "conceituada" da região foi uma piada.

    Os engenheiros da computação não tinham a mínima noção de um problema básico com divisão por zero. (calculo I) e tive vários técnicos de ensino médio que acertaram a questão.

    As denominações referem-se ao tipo de estrutura e preparação que o curso oferece. Uma universidade tem que fazer pesquisa + ensino + extensão. Muitos centros universitários que conheço, são faculdades com nome comercial mascarado.

    Faculdade tem obrigação de ensino e extensão. Não tendo obrigação com pesquisa.

    Instituição só tem obrigação de ensino, eu acho.

    Como são institutições federais e estatuais (publicos) a valorização é semelhante, a ementa será diferente. O problema seria mais o curso novo não ter infra estrutura laboratorial para oferecer práticas suficientes :) e montar um laboratório real de redes é bem carinho :)

    Melhor mesmo só pessoal aí da sua região que poderia dizer, mas vendo de longe, me parece que a proximidade vai ser vantajoso pra você, principalmente depois quando for fazer estágio e projetos de graduação. No geral parece que vale a pena!

    Outra alternativa seria você tentar ALOJA + BOLSA + PEQUENO PAITROCINIO para residir na cidade da UDESC. Na hora do estágio faria diferença.

  • O importante é ser reconhecida e lhe garantir o diploma, pois o que nos é apresentado em qualquer dessas instituições é apenas um ´índice´ do conhecimento.

    O curso, na prática, é desenvolvido por você, estudando, pesquisando, buscando complementar tudo isso. O aluno tem que ser focado em seus objetivos.

Sign In or Register to comment.