O que é a fé? É razoavel crer? (leia antes de responder!)?

Estou afastada do Y!R ja faz um bom tempo, não conheço a maioria dos usuários que se conectaram neste ultimo ano, mas observando algumas perguntas e respostas elaboradas neste espaço, penso que o maior desafio de cada um é descobrir a razoabilidade de sua crença (ou descrença).

Peço que me respondam: É razoável crer? Quais são os motivos de sua crença em Deus (ou descrença na existência de uma divindade)?

A fé implica racionalidade ou se utiliza de sentimentalismos e incertezas? A fé é fundamentada na existência do individuo, sendo seu campo de atuação a experiência pessoal de cada ser humano?

A Paz de Cristo

Comments

  • "A Paz de Cristo"...

    Com essa sua frase final, fica evidenciada a sua fé nesse personagem; estranha-me, portanto, sua liberdade mental para exarar pergunta que questiona a própria fé! Bom para você!

    De qualquer forma, julgo meritória sua intervenção...

    O tema...

    Dado que podemos CRER (estou assumindo que CRER, ACREDITAR e TER FÉ são a mesma coisa; alguns espernearão e me mandarão, mais uma vez, para o inferno; não importa) em QUALQUER COISA, incluindo unicórnios rosa jupterianos, a Mente LIVRE e culta tende a ABOLIR tal postura pois que, quase sempre, conduz ao mundo subjetivo, que é sujeito a todo tipo de erro ou engano. O mundo subjetivo basta-se a si mesmo, e isso é o maior dos perigos!!

    Prefiro SABER! E o Saber só pode vir, se digno desse nome, do Conhecimento das Leis do Universo e da Lógica. Pois, que outra instância temos, com caráter ABSOLUTO, além da própria Realidade OBJETIVA? Contra o que diz o Universo não há argumento!!

    Como o Homem é dado a imaginações e auto-convencimentos, não é prudente, para a busca profícua e sólida da Verdade, que os pontos de apoio fulcrem-se nos recursos internos, exceto quando confirmados na Realidade TANGÍVEL. Esse simples proceder é sensato, a meu sentir, porque parte do CONHECIDO para o desconhecido, todo o contrário acontecendo com as religiões e doutrinas espiritualistas em geral: essas perfazem a trilha oposta, supondo, a priori, que o desconhecido é conhecido, "descendo" então ao mundo REAL. Desde que tal procedimento é enormemente sujeito a equívocos e arroubos de ilusão, não posso acolhê-lo como caminho principal, ainda que dele deva me inteirar (pois posso estar, é claro, enganado).

    Penso que o Homem só deve adotar como base de Vida aquilo que o Universo e suas Leis lhe mostram. Ex.: Lei de Causa e Efeito: se engulo caco de vidro, morrerei cortado por dentro (sim, um exemplo banal, mas serve). Só sei que isso acontece porque a Realidade assim nos mostra.

    Qualquer outra postura mental, baseada no mero CRER, sujeita a Mente a quimeras e alucinações, habilmente exploradas pelos espertos milenares que estão por trás das religiões.

    Carpe diem!!

  • Pandora, no que tange o Cristianismo, nas Escrituras Sagradas fé significa apenas Confiança. É a confiança depositada em Cristo como Salvador. Não implica em aceitação cega (desculpas aos fãs de Dawkins mas ele nada sabe sobre cristianismo), muito pelo contrário. Fé é crer com base em evidências, Cristo as apresentou aos montes. Fé é tb a virtude de se agarrar, nos momentos de ataques da emoção, ao que a mente racional já reconheceu como verdadeiro. Haverá momentos em que vc DESEJARÁ que o cristianismo não seja verdadeiro, seja para poder ganhar um dinheiro de maneira não muito lícita, seja para pular a cerca de casa etc. Nestes momentos as emoções possuem chumbo grosso e tentarão atacar suas convicções da veracidade do cristianismo. Fé, nestas horas, é a virtude de se manter firme e contra-atacar suas emoções com suas RAZÕES para ser Cristão. Espero que tenha conseguido explicar com clareza.

    Paz e Fique com Deus.

  • A Fé é uma virtude intelectual. É em nosso intelecto que aceitamos as verdades que deus nos revelou, e as aceitamos intelectualmente com o assentimento da vontade. A Fé deve ser íntegra, isto é, inteira. A Fé ou é inteira ou não existe. Se duvido de uma só coisa que Deus revelou, estarei duvidando de Deus, e então não O terei mais como perfeito absoluto. A Fé, então, é como a virgindade: ou é inteira e íntegra ou não existe. Não há meia Fé. A Fé pode ser inteira, porém, de graus diferentes. A Fé pode ter maior ou menor grau. Por isso, Jesus disse que alguns tinham pouca Fé, e de outros disse: "Grande é a tua Fé". É o conceito de Fé da Igreja Católica, embora alguns sacerdotes dizem o contrário (que é sentimento, experiência...). Um vídeo interessante no youtube, sobre as provas da existência de Deus:

    http://www.youtube.com/user/MontfortAC#p/a/f/0/VKd...

  • www.caminhodoaltissimo.com/google

  • Graça e Paz

    Hebreus 11.1 ( Ora a fé e a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem ).

    Ora o próprio Deus nos da esta oportunidade de podermos acreditar na

    nossa salvação através da nossa fé ao mencionar que a fé e a certeza das coisas que ainda não

    aconteceram em nossas vidas, mas acreditamos que vai acontecer e ter certeza da existência das coisas que acreditamos existir

    mas não podemos ver.

    Geralmente se fala em provar a fé em situações difíceis da vida, pois

    quando as coisas vão bem, não teria o porque de provar a fé em momentos

    que não seja de tristezas, provações ou aflições em nossas vidas.

    Provar a fé e você ter certeza que mesmo que você esteja passando por

    momentos difíceis na vida, você vai conseguir sair vitorioso, ter fé é

    perseverar e ter esperança na sua vitória é crer no nosso Senhor Jesus

    Cristo como o único e suficiente salvador de nossas vidas por toda a

    eternidade.

    Provar a fé e você em meios as tribulações deste mundo não sair da presença de Deus.

    Paz do Senhor.

  • Olá, bem vinda de volta!

    Bem, eu creio que Deus é algo muito cognitivo para podermos entender... Estive tentando chegar perto (alias, ainda estou) de tentar entender o que e/ou quem é Deus. O máximo que consegui foi chegar a conclusão de como como Deus é perfeito, e nós seres-hmanos (que somos imperfeitos), reconhecemos essa perfeição e tentamos nos igualar (quer dizer, quase todos). Mas até nisso vou deixar de acreditar, já que a perfeição pra mim pode não ser pra você, e assim por diante.

    Vou fazer de tudo para entender Deus (ou tentar entender), mas sei que será uma caminhada longa e dificil, mas sei que poderei pelo menos ter uma ideia..

    Bem, um dia chego lá. Afinal de contas "Eu sou brasileira, não desisto nunca!"

  • aaaah! essa sua pergunta e ****, meio dificil, tive que ler e reler esta pergunta pra poder interpreta-la, mais enfim.

    logico! se não acreditar-mos em deus que é do bem, vamos acreditar em quem no diabo?!!?

    eu acredito em deus pois bilhões de pessoas no mundo inteiro acreditam.. essas tantas pessoas não podem estar erradas..

    mas eu não vou te enganar, mesmo que eu pudesse, eu estaria mentindo pra mim mesmo, eu querendo ou não tenho uma insaciavel duvida dentro de mim.. é meio dificil acreditar em uma coisa que eu nunca vi.. porém, eu acredito piamente na existencia de um criador, dos céus e da terra,

    este só podes ser deus!

    flw, bela pergunta, fico agradicido

  • como ja dizia o filosofo pelé sei la entende

  • Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.[hebreus 11:1]

    Leia a bíblia irmã!!!

Sign In or Register to comment.