As emoções dirigem ou entorpecem o ser humano?

Abraço Cordial.

Bom, o ser humano é movido pela emoção, mas até quando isso influi no ser como essência?

Comments

• O nosso ser como essência, se chama espírito.

E é nosso espirito que precisa de evolução.

É no nosso espírito que ficam registrados nossos valores, nossa moral, nosso entendimento de moral e valores (ética) e assim por diante.

É no nosso espírito que está nosa fé, nossa vontade, nosso amor e nossa compreensão (inteligência).

A mente é apenas uma ferramenta do espírito, para ele trabalhar na matéria.

Da mesma forma, as emoções e os sentimentos são instrumentos de vivências e aprendizados do nosso ser essencial no reino da matéria.

Com elas que aprendemos a treinar nosso espírito.

Quando nosso ser essencial (o espírito) é fraco, permitimos que as emoções nos dominem, e nossa consciência encarnada, a parcela dela que percebe apenas o mundo físico, se identifica com as emoções e os sentimentos, e isso atrofia, ou cega a nossa percepção das coisas espirituais.

Quando damos atenção a nossa consciência, a nossa voz interna, que é nossa parcela divina, que está dentro do nosso espírito, passamos a perceber mais e melhor e a receber intuições, que nos orientam a nos controlar mais.

Assim, vamos exercitando a nossa consciência e fazendo-nos mais fortes, a ponto de um dia, termos controle total das nossas emoções, ou, saber administra-las com inteligência.

Concorda comigo?

Eu falo tudo isso por que me debruço sobre este tema também, mas mesmo eu tendo tido esta forma de pensar, ainda não controlo minhas emoções totalmente.

Mas o fato de eu despertar para este entendimento já é um bom caminho.

Um abraço e boa noite.

• indicam o grau de afastamento ou proximidade da essência

• Espera aí, o ser que é movido pela emoção é o ser passional.

Tem muita gente, uma minoria, mas existe muita gente que não é assim não. Eu incluo-me na opção racional. Aprendi a controlar minhas emoções.

Quando a pessoa deixa que as emoções a dirijam, e não o contrário, ela dominar suas emoções, a tendência é o entorpecimento e o embotamento da razão.

Pensar de forma racional não significa deixar de ter sentimentos, e sim não ser impulsivo.

• Podem entorpecer sim ,mas que seria da vida sem emoções ? A essência do ser humano é boa ,mas é uma questão de escolha faze-la crescer e transcender ou diminui la até anula-la.

• As emoções fazem parte da vida de qualquer ser humano.

Amor, tristeza, alegria... o que seria da nossa vida sem elas?

O que precisamos é saber controlar as nossas emoções e não deixar que elas nos dominem.

• As emoções são o tempero da vida. Sem emoção a vida é como comida sem sal, não tem gosto.

A razão deve sempre servir de termometro e regulador dos limites da emoção, para que o ser não se perca ante os excessos que a vida oferece.

A influencia no ser deve ser total, mas é necessária, são as emoções, que nos conduzem aos sentimentos, e os sentimentos estão na alma, no ser, na essencia.

Bjjs.

RENATO.

• entorpecem sim

• Quando vira fanatismo.

• As emoções dão sentido a vida.

Sign In or Register to comment.