Gostaria de fazer uma observação sobre......?

Os Jogos Pan Americanos......Ora, sabemos que os EUA, é o país mais rico, uma verdadeira potência mundial; então é fácil compreender o pq de tantas conquistas, na área dos esportes e o fato deles ganharem, tantas medalhas de ouro;

Tmb sabemos que o Brasil, apesar de ser um país em desenvolvimento, teve uma participação considerável dessa vez, ficando em terceiro lugar;

Mas Cuba? Ora, realmente tamanho não é documento, pois Cuba é apenas uma pequena ilha; talvez, geograficamente, seja do tamanho de Recife, ou de algum dos Estados do Nordeste; Então como explicar que os cubanos, apesar de serem obrigados a conviver, com um Regime Ditadorial, problemas sérios, com diversos racionamentos de agua, de energia elétrica, de alimentos, com o povo sem empregos, (já que o capitalismo por lá, é praticamente inexistente) conseguir achar tanta força de vontade, em seus atletas, para conseguir superar um país de tamanho continental, como o nosso, permanecendo (por trinta anos) em segundo lugar?

Update:

Saudações fraternais,

DINASTIA DOS FARAÓS

Comments

• Não é só a força de vontade mas a garra dos cubanos o principal motivo de estarem em segundo.Eu vi no rosto deles ,uma espécie de misto de orgulho e de medo .Um olhar que parecia ódio , e só o odio da força e garra para vencer.

• Amigo.Cuba me fez lembrar do naufrágio do Titanic.Quando o navio começou afundar,as pessoas procuram os lugares mais alto para sobreviverem.Acredito que os nossos heróis cubanos fazem de tudo para se destacarem em alguma coisa.Talvez por imposição do regime ou recurso para se sentirem em liberdade em outro país.Não tenho uma informação segura pelo qual os cubanos tenham tantas conquistas de medalha de ouro.

Será que eles estão felizes dentro de uma gaiola de ouro?

Um dia saberemos.

Paz a todos!

• Eu acho, que dinheiro também não é problema pra ser um vencedor, lógico que isso ajuda, e muito no crescimento profissional de atletas, mas cuba, mostrou que a força de vontade a raça ajudam muito, pois eu vi os jogos em qual o país participou e tenho que admitir fiquei impressionado com a vontade de ganhar, a única coisa que posso dizer é que eles mereçeram, estão de parabéns.....

• Em Cuba, ou a pessoa é boa atleta, ou agricultor. Não se tem muita opção.

• Tb acho isso interessante!

É a força de vontade daquele povo..Q já nascem com isso!

E é uma pena, q seu país tão pobre, não oferece oportunidades de um bom emprego e boa vida!

Por isso mtos tentam a vida nos EUA, se aventuram em atravessar o mar em busca de uma oportunidade de trabalho...

Admiro isso neles! Essa força! E fico feliz qdo ganham uma medalha, pelo esforço, e não por se sentirem os bons!

um abraço

• BOM COMENTÁRIO, CUBA APESAR DE NÃO SER UM PAÍS RICO NEM NADA , TEM SE SAÍDO MUITO BEM NOS JOGOS PANAMERICANOS, POIS LÁ O ESPORTE É MUITO INFLUENCIADO POR SEUS GOVERNANTES, E OS ATLETAS ACREDITAM QUE O ESPORTE VAI TIRAR ELES DA SITUAÇÃO ATUAL EM QUE PASSAM, DE MISÉRIA.

ABRAÇO!

• acho que independente de onde se mora, qual seu governo, o que comanda você é sua vontade, sua fé. Acredito que a força venha daí, independente do que acham os outros, naquele momento ele é o melhor de todos, sua superação, seu orgulho!

Abraços!!

• É que o povo cubano tem uma coisa que toda a propaganda capitalista não conseguiu acabar: dignidade e orgulho . Eles gostam de ser cubanos. Têm paixão pelo que fazem pelo seu país.

Sign In or Register to comment.