Governo cortou 23% da verba da área de energia. O APAGÃO está explicado?

...

O governo federal bloqueou 23% do orçamento do Ministério de Minas e Energia este ano. Em termos nominais, isso significa que a pasta chefiada por Edison Lobão sofreu uma retenção de quase R$ 6 bilhões, de acordo com levantamento da ONG Contas Abertas. O dinheiro retido deve ajudar o governo a cumprir a meta de economia para pagamento de juros, o chamado superávit primário.

O Ministério de Minas e Energia sofreu bloqueio de 20% do orçamento em 2008, ou R$ 4,9 bilhões dos R$ 23,6 bilhões previstos.

Na Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL a situação é pior. Dos R$ 426,4 milhões previstos para a agência este ano, R$ 245,6 milhões estão bloqueados, ou cerca de 58% do total previsto para o exercício.

Ag. Estado - 14/11

Má gestão de recursos ou falta de verba?

....

Update:

Helen 13

A agressão é arma dos que perderam todos os argumentos.

....

Comments

• Carta ao SR. Presidente da República

O negócio é repassar esse e-mail à 110.000.000 de eleitores.

Duvido que a coisa não mude!!!!

Excelentíssimo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil.

Manifesto meu total apoio ao seu esforço de modernização do nosso país.

Como cidadão comum, não tenho muito mais a oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda é Reforma Tributária , percebi que posso definitivamente contribuir mais.

Vou explicar:

Na atual legislação, pago na fonte 27,5% do meu salário..

Como pode ver, sou um brasileiro afortunado. Sou obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer tudo aquilo que promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral.

Mesmo juntando ao valor pago por dezenas de milhões de assalariados!

Minha sugestão é invertermos os percentuais:

A partir do próximo mês autorizo o Governo a ficar com 72,5% do meu

salário...

Portanto, eu receberia mensalmente apenas 27,5% do resultado do meu

Trabalho mensal.

Funcionaria assim: Eu fico com 27,5% limpinhos, sem qualquer ônus..

O Governo fica com 72,5% e leva as contas de:

-Escola;

-Convênio médico ;

-Despesas com dentista;

-Remédios;

-Materiais escolares ;

-Condomínio;

-Água;

-Luz ;

-Telefone;

-Energia;

-Supermercado ;

-Gasolina;

-Vestuário;

-Lazer ;

-Pedágios;

-Cultura;

-CPMF;

-IPVA;

-IPTU;

-ISS;

-ICMS;

-PIS

-COFINS ;

-Segurança;

-Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja

repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo,

Legislativo e Judiciário.

Um abraço Sr. Presidente e muito boa sorte, do fundo do meu coração!

Ass.: Um trabalhador que já não mais sabe o que

fazer para conseguir sobreviver com dignidade.

PS: Podemos até negociar o percentual !!!

Agora vejam só a farra do Congresso Nacional :

Salário:................................................... ........R$ 12mil;

Auxílio-moradia..............................................R$ 3 mil;

Verba para despesas "comprovadas...............R$ 7 mil;

Verba para assessores...................................R$ 3,8 mil;

Para 'trabalharem' no recesso.................. .......R$ 25,4 mil;

Verba de gabinete mensal..............................R$ 35 mil; e mais

Transporte: Passagens aéreas de ida e volta a Brasília/mês;

Direito a "contratar" 20 servidores para seu gabinete;

13º e 14º salários, no fim e no início de cada ano legislativo; e 90 dias

de férias anuais e folga remunerada de 30 dias.

ISSO PARA CADA UM DOS 514 DEPUTADOS !!!!

Esse dinheiro sai dos cofres públicos, ou seja, do nosso bolso !!!

Mostre sua indignação e envie este texto a todos os seus amigos e conhecidos para que protestem junto aos deputados federais e senadores.

TENHA SANTA PACIÊNCIA! ! ! !

Você sabia que o Ali Babá fechou acordo com os usineiros pra aumentar o preço do alcool, daí os aloprados vão ter dinheiro pro caixa 2.

• E o fruto desta rapinagem vai direto para o bolso de quem?

Do Stalinácio dedeta, através de seus "AÇEÇORES"

PS: peço perdão pelos erros de PUTUGUES, é que estou aprendendo LULÊS!

• na verdade o apagão foi uma justificativa para aumentar sua conta de luz a companhia quer aumentar o preço em 300%

agora podem ter com o apagao um argumento

• Falta de verba, não existe melhor explicação.

• Oi Zé,

Nem Freud explicaria melhor ... aliás, andam dizendo por aí que este apagão foi obra do MST... outros já dizem que foi um meio utilizado por es te desgoverno ( leia-se dilamatrezoitão) para fazer com que a população pressione o TCU para que dêem andamento nas obras do PAC sem tantas restrições ... a dilama declarou que ainda haverão outros apagões ... e ela deve saber porque...

Portanto não há "falta" ou seria "falha" t écnica ...

Um abraço,

• Zé, investimentos em qualquer área nesse governo é piada. Faça as contas de quanto dinheiro o Ômi já deu aos cumpanheros cucarachos, quanto já embolsou, quanto já distribuiu em cartões corporativos, e quanto está gastando agora com a propaganda eleitoral da Dilminha paz e amor, e veja se sobra alguma coisa para investir em energia, saúde, educação, segurança e por aí vai. Abraços.

• Retificando minha reposta anterior. Nao concordo que o 'blecaute' tenha ocorrido por insuficiencia de infra-estrutura, tampouco, por incapacidade de suprir-se a demanda. Tratou-se, simplesmente, de uma falta tecnica. So isso!

• 13/11/2009

Crônica política

Até ‘apagão’ de Lula é melhor

Já que José Serra teima em mandar a Globo, a Folha, a Veja, o Estadão e os penduricalhos destes tentarem enfiar na cabeça das pessoas que o blecaute de terça-feira é igual aos oito meses de racionamento draconiano de energia elétrica com o qual o governo Fernando Henrique Cardoso torturou o país, vamos às comparações para descobrir se é tudo mesmo tão igual como dizem o governador tucano e sua mídia.

Apagão de FHC (2001 e 2002)

• O país teve que economizar 20% de energia elétrica durante o período do racionamento. Se os brasileiros não tivessem conseguido economizar, teriam ocorrido cortes periódicos e programados de energia elétrica nas cidades.

• O plano atingiu 35% dos consumidores residenciais do Sudeste e o Centro-Oeste e 87,9% dos consumidores do Nordeste, além do comércio e da indústria

COMO ERAM AS PENALIDADES

• Só era obrigado a economizar 20% quem tinha conta mensal acima de 100 kWh.

• Quem consumia entre 101 kWh e 200 kWh não pagava multa, mas tinha que economizar 20% para não ter a energia cortada.

• Quem consumia acima de 200 kWh por mês ficava sujeito a corte e multa.

• As contas de luz acima de 200 kWh mês eram sobretaxadas mesmo que o consumo estivesse dentro da cota.

MULTA VARIAVA DE 50% A 200%

• Os consumidores que não reduziam o consumo pagavam tarifas de 50% a 200% mais caras pela energia que ultrapassava a cota.

• Todo consumo entre 201 kWh e 500 kWh era sobretaxado em 50%, mesmo que o consumidor economizasse os 20%

• A parcela acima de 501 kWh tinha uma sobretaxa de 200%.

QUEM ULTRAPASSAVA COTA FICAVA NO BREU POR ATÉ 6 DIAS

• Quem descumpria as cotas de racionamento estava sujeito a um corte de energia de três dias no primeiro mês e seis dias em caso de reincidência.

• Para saber qual foi a cota para junho de 2001, no início do racionamento, o consumidor teve que calcular a média do que tinha consumido em maio, junho e julho de 2000 e cortar 20%.

AS COTAS PARA A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

• Indústria e comércio com rede de baixa tensão tiveram que reduzir o consumo para 80% do consumo médio dos meses de maio, junho e julho do ano passado.

• Indústria e comércio de alta tensão tiveram a meta calculada em função do nível de tensão e do setor da empresa. Para esse grupo, a meta de redução variava de 75% a 85%. A média também era calculada com base nos consumos dos meses de maio, junho e julho de 2000.

• O consumidor rural teve que reduzir em 10% o consumo médio de energia a partir do dia 1º de junho de 2001, na comparação com os meses de maio a julho do ano anterior.

“Apagão” de Lula (10/11/2009)

Falta de luz por períodos que variaram de quinze minutos a três horas.

Escrito por Eduardo Guimarães às 19h01

Sign In or Register to comment.