Estou carregando uma bateria com uma placa solar que gera 19 volts, isso prejudica a bateria?

A tensão nominal de uma bateria carregada é 13,8 V, estou carregado com uma placa solar que gera 19 volts, isso prejudica a vida util da bateria? e se eu interligar duas placas sem ser em série?

Comments

• FICA FÁCIL FAZER UM REDUTOR, COM ZENER E CORRIGIR ISSO, SERIA MELHOR, UM ZENER, UM CAPACITOR E UMA RESISTÊNCIA E EQUILIBRAS ISSO. MAS NA REALIDADE ESTÁS FORÇANDO A CARGA, PODE CARREGAR, MAS I IDEAL SERIA EQUILIBRAR ISSO DIREITO, EMBORA FUNCIONE SEM NADA, MAS SEMPRE FORÇANDO NÃO É UMA BOA NUNCA, AS COISAS DEVEM SEMPRE SEREM COMPATÍVEIS.

• Utilize um velho truque, ligue dois diodos retificadores em série, Ânodo de um no catodo do outro; assim como se liga duas pilhas positivo de uma no negativo da outra. intercale entre a placa solar e o positivo da bateria. Vai ter uma queda de uns dois volts e reduzir bem a corrente. qualquer diodo de um ampêre serve .....

• Prejudica sim a bateria, com sobretensão, reduzindo a sua vida útil.

Tem que colocar um regulador de tensão para 13.8V, principalmente porque os 19V só vai ter quando o sol for forte.

• se a sua bateria for de 12V ira força-la  pois a mesma contem placas no seu interior .

• qual é a corrente (amper) que a placa fornece

Sign In or Register to comment.