Qual a sua opinião sobre os curitibanos?

Qual é a sua opinião sobre o povo de Curitiba?

Fechado?

Amigável?

Bem humorado?

Poucos amigos?

Comments

  • No começo você estranha pois é um pessoal de primeiro mundo. Muitos alemães, ucranianos, árabes, de tudo um pouco. Cada um cuida da sua própria vida mas todos tem um elo que os une: a própria Curitiba. Uma cidade linda! Centro de cultura e conhecimento. Os monumentos, os parques, o zoológico, os teatros, as mostras culturais sem deixar de evidenciar o maravilhoso jardim botânico e a Ópera de Arame, com exposições permanentes no segundo solo.Os shoppings não dá nem para comentar. Numa cidade dessa, a cabeça do povo é diferente, recebem mais cultura e mantém suas tradições. Quer algo mais caseiro, conheça o bairro Xaxim, simples e gostoso, com cara de cidade pequena. Santa Felicidade também é outro mundo. Se quiser relacionamentos mais próximos, faça parte de grupos e comunidades que você vai ter companhia garantida.

  • Não sei... passei por lá mas não deu tempo de tirar conclusões. A única coisa que percebi é que curitibano não conhece onde mora. Só sabe o caminho que ele faz todo dia. Peça informação de endereço a um deles e considere-se perdido. Ou eles não vão saber te responder, ou eles vão te informar tudo errado... vc vai parar lá na p..uta que p...ariu....

  • Queria ter começado minha resposta simplesmente dizendo: "Minha opinião sobre os curitibanos é que... eles... são... curitibanos!"... Vendo, contudo, as respostas já colocadas aqui (3 antes desta minha), pensei em... como misturamos, confundimos, atrapalhamos idéias, conceitos, informações e opiniões sobre coisas, pessoas, lugares etc. - Como me disse hoje uma pessoa (pra evitar "desrespeitar Nossa Senhora, de tanto que se fala à toa no nome dela"...), eu agora repetiria: "Ave, Maróia!"...

    Gente! Dizer, por exemplo, de uma cidade do nosso país - boa ou ruim, grande ou pequena etc. (tudo é relativo - né?...) que... "... RITIBA SIGNIFICA 'DO BRASIL' " parece um grosseiríssimo e até imbecilizado desrespeito (imagino que muita gente haverá de sacar o sentido da frase supracitada...). Outra coisa: opinar que... o povo de Curitiba... "... é um pessoal de primeiro mundo. Muitos alemães, ucranianos, árabes, de tudo um pouco...", além de parecer um ufanismo insensato (existe ufanismo sensato?... =D ), a mim nada parece estar expressando - até porque... que é isso de... "primeiro mundo" (qual será... o último, então?...), além de misturar níveis/padrões (note-se: alemães, ucranianos, árabes!... - há algo em comum, sobretudo em termos de... nível de IDH ou PIB ou, talvez, intelectualidade/cultura/importância geral [seja qual for!] da população etc.?)? Finalmente, outra opinião, que por sinal contraria a precedente: "... A única coisa que percebi é que curitibano não conhece onde mora. Só sabe o caminho que ele faz todo dia..." - parece outro absurdo, uma dedução do tipo "míope", ou... "sei-lá-,entende?" - não é?...

    Bem, estive na capital paranaense 3 ou 4 vezes, como "turrista apressadinho"; não tenho muita informação a dar - além de, certamente, já ter havido lá várias mudanças (espero que... pra melhor!...) de lá pra cá. Numa das minhas viagens por aquelas bandas, passei por Curitiba... somente pra... comer bem em "certo" restaurante (lembro que, na época, havia um pequenino polonês, um árabe, um alemão e um húngaro [quase todos, em ambiente quase caseiro, mas... profissionais mesmo - por sinal, tive até deferência de... ser atendido fora de hora, porque 'tinha pressa de... seguir adiante, em meus particularíssimos roteiros!!!... (e... quem era/sou eu, afinal, com [então] aparência de - digamos - pobre-quinto-mundista-com-ar-de-aspirante-a-"pós-hippy"?...)] - claro, que havia dezenas de outros; mas esses me marcaram, porque... eu buscava o diferenciado, e esses tinham excelente qualidade em gastronomia e bons modos).

    Considerei Curitiba, naqueles períodos, uma cidade simples, com pouco de atrativo para um turista, mas... agradável, limpa, organizada. (Tenho sabido - não recentemente -, por alto, que... hoje a cidade tem muito mais a oferecer em opções de lazer, cultura e turismo. - Na última vez em que fui lá, o bairro Santa Felicidade já era um reduto gastronômico famoso, que, por leseira minha, não conheci!...)

    Quanto ao povo de lá (os mencionados "primeiro-mundistas" que, talvez por... "cuidar só da vida de cada um" [?...] "não conhecem o seu próprio lugar, deixando perdidos os forasteiros" {???...] - "Nossa Maróia!"...), eu, que vivo numa área "famosa pela amabilidade simples e receptiva para com os vindos de fora" (relativa verdade - concordo!), não tinha facilidade para integrar-me, criar/manter relacionamentos; de modo que... percebi, sim, que talvez muitos curitibanos PARECESSEM... fechados, pouco amistosos, orgulhosos ou pedantes; no entanto, ao menos NÃO ME RECORDO de ter sido des/mal/tratado, esnobado, escanteado, ignorado, não atendido, mal informado, ofendido ou qualquer outro "ADO" ou "IDO" que viesse a negativamente me marcar. Então, vi e ouvi (e certamente até falei um pouco com...) pessoas bacanas ou chatas, bonitas/atraentes ou horríveis/dispensáveis, chiquérrimas ou simplíssimas!!! (Numa viagem pelo interior do Estado, houve um episódio desagradável, onde o "nariz empinado" de gente que - possivelmente como eu - voltava à capital deu mostras de... sua "graça"...; mas... em parte ELES é que tinham razão; eu... desconhecia certos costumes/padrões do loca, de sorte que... procurei justificar-me, pedir desculpa [era só uma nova norma que havia sido determinada, em transportes], e... nada de grave aconteceu: fiquei na minha; os outros, na deles!)

    Que mais posso dizer? - "NEM CONTRA, NEM A FAVOR: MUITO PELO CONTRÁRIO"?... (Não: isso não condiz com meu comportamento/mentalidade.) Sei (e... como!...) que preconceitos e discriminações existem, muito, no Brasil - mas, provavelmente, bem mais em "certas" outras partes do Mundo (por exemplo: um - digamos - nordestino, no Sul, não chega a ser TÃO rejeitado [embora... sim!...] quanto um basco ou um catalão no centro da Espanha!!! - melhor será não ser nordestino, nem nortista [no Sul...]...; mas... pior, bem pior certamente... seria... ser tratado como basco!!!) - Estarei equivocado???...

  • Só me lembro de ter conhecido um e era bastante simpático. Ah, e falava muito engraçado! rsrs

  • Não gosto de Curitibanos. Prefiro Curitibanas. Aliás, a título de curiosidade, RITIBA significa "do Brasil".

Sign In or Register to comment.