O que é ILS alguem sabe?
Quem sabe? Eu nunca percebi essas coisas bem. O que é ILS? :S Alguem me pode explicar. De resto sei tudo :S
Update:Expliquem-me o que é ILS e aquelas coisas todas. Quando aterramos aquilo diz Aproach tal tal tal o que é? Não sei nada dessas coisas :S
Comments
É um equipamento em Solo que auxilia a aproximação com baixa visibilidade . Porém à aeronave também precisa dispor do equipamento instalado a bordo.
A sigla em Inglês ILS significa = Instrument Landing Systems =Sistema de pouso(aproximção por instrumentos.
Basicamente o equipamento em solo emite sinais de rádio em duas frequncias diferente que projetam à aeronave uma tajetoria lateral e outra vertical .
O Equipamento em solo (na pista), Aeronave e tripulações ,nescessitam de homologação periódica .
O sistema se sub-divide em 3 categorias (I ,II,III,IIIA) , que perimte a aproximação até com visibilidade zero-zero(vertical e horizontal) . No Brasil os principais Aeroportos possuem o ILS categoria 1 ,Categoria 2 somente em Guarulhos ,Curitiba e Galeao .Parece que Porto Alegre e brasilia será instalado tabém o CAT II.
Seja bem-vindo a categoria.
Pergunta repetida exustivamente nessa categoria: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar...
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...
fui
concordo plenamente com o usuario Odoval... Escolha a melhor resposta que no seu entendimento é a mais correta.
ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista.
Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.
Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.
è um sistema preciso, que guia e orienta todo o processo de pouso do avião
ILS (Instrument Landing System) – Sistema de pouso por instrumentos formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação e o Localizer (LOC), que indica o eixo da pista; ILS CAT I – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 800 metros da cabeceira a uma altura de 60 metros; ILS CAT II – sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos até 400 metros da cabeceira a uma altura de 30 metros; ILS CAT III - sistema de ILS que permite aproximações por instrumentos com visibilidade zero.
meu blog:
www.mundoaero.blogspot.com
abraços!
Sei!
Porém já foi dada a resposta correta (por mais de uma pessoa) acima!
Espero que você escolha a MR!
Se deixar ir para votação, a melhor resposta será:
_"...Nenhuma dessas respostas está resolvendo para você?..."
Prejudicando a quem respondeu corretamente, pois estão "sabotando" de novo esta página!
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Escolha a melhor resposta e fruste os bagunceiros de plantão!
+++*+++
Contudo, em aeródromos militares (principalmente nos EUA, Europa e Oriente), assim como em Canoas-RS e Anápolis-GO, utiliza-se o PAR (Precision Approach Radar), interação aonde o piloto ouve e cumpre (nada responde) a ordem do Controlador de Vôo, em recursos eletrônicos, aonde mais de um Controlador controla mais de um piloto, nas rampas de descida, permitindo um pouso seguro, com VSB/TTO 0m/0ft.
Dizem os pilotos, sentirem-se mais confortáveis em ouvir uma voz dando-lhe instruções, do que ficar observando um instrumento com duas barras móveis (horizontal/vertical) e ouvindo códigos morse!
Atualmente, utiliza-se um PAR americano (ou estadunidense), cujas antenas (uma em busca vertical, outra em busca horizontal) automáticas, "procuram" o avião, que esteja em aproximação, a 15NM da cabeceira!
Trabalhamos com um PAR frances, aonde nós buscávamos o avião, direcionando as antenas para um efetivo contato radar!
Enquanto trabalhei na Base Aérea de Anápolis, fiz mais de 1.000 pousos PAR, sendo dois F-103 e um B-737-200 (0m/0ft); o militar reage mecanicamente; o civil (da Vasp), faltou chorar de alegria, quando sentiu o seu avião no solo...ele conseguiu chegar no final da pista, mas não teve combustÃvel para dirigir-se para o estacionamento (claro que não desceria ninguém do avião), para ser reabastecido...o caminhão da petrobrás teve que ir até ele, pois os reatores pararam por pane seca!
Para o ILS, o piloto observa o instrumento, checando continuamente as altitudes, velocidades de aproximação e aguardando os sinais sonoros do outer marker, middle marker (se houver) e inner marker!
Para o PAR, o piloto ouve do Controlador, a direção e a velocidade do vento de superfÃcie, as proas a serem efetuadas (para corrigir o afastamento imposto por este vento), condições da pista, ordens de aumentar ou diminuir a velocidade e a informação do ponto de toque (quando o piloto pode cabrar mais um pouco o avião, "cortando" o reator) e sentir o trem principal (rodas) tocar o solo...sem ver a pista.
O piloto não precisa raciocinar...apenas cumprir a ordem do Controlador, que sabe o que está fazendo!
Um abraço!