Como lidar com uma pessoa que sente necessidade de provar ser melhor que os outros?

Tenho um colega que diz que desde pequeno sempre fez as coisas querendo ser sempre melhor que os outros. Ele fala com as pessoas de forma rude, como se não se importasse com os sentimentos dos outros. O que pode ter acontecido para a pessoa ter se tornado assim? Na minha opinião, ou foi trauma de infância ou ele tem um complexo de inferioridade muito grande ou é só um babaca arrogante.

Comments

  • Se é seu amigo, então tente ajudá-lo e incentivá-lo a fazer coisas do tipo, estudar o que gosta, praticar algum esporte, praticar leitura, praticar atividades do tipo, cantar, tocar instrumento musical, etc.

    Também tem que saber dar bronca na hora em que pisa na bola.

    Amigo de verdade não ajuda apenas c/ palavras bonitas e de conforto, mas também c/ puxões de orelha.

    Acho que ele sente necessidade de autoafirmação, já que pelos próprios méritos, aparentemente é incapaz de provar seu valor.

    Ao mesmo tempo que demonstra toda esta arrogância e prepotência, no íntimo ele deve ser frustrado consigo mesmo, cansado de experimentar tantos fracassos (de só perder) e de não obter sucesso nenhum.

    Eu também pensei em trauma de infância, que pode ser causa de todo este comportamento. Nada impede também que este trauma seja efeito (consequência) de alguma punição (bronca) muito severa (ou de uma uma sucessão delas), que provavelmente sofreu por mal comportamento (travessura), notas ruins na escola ou mau desempenho na prática esportiva.

    Pode até ser um complexo de inferioridade que, com vergonha de exteriorizar, comporta-se de forma contrária. Resultado: parte p/ a ignorância, pisa nas pessoas, prejudica-as, atrapalha suas vidas, inferniza-as, etc. Pior: quer ser o cento do centro do universo, não se importa com os sentimentos alheios, pode ser autopiedoso e não aceita oposições às suas opiniões e atitudes. Se isso acontecer, alega perseguição.

    Muitos sentem pena de gente assim, sob o pretexto de baixa autoestima. Eu não sinto pena de quem prejudica os(as) outros(as), que fere os sentimentos alheios. Lamento, mas isso é injustificável e imperdoável. A não ser, claro, que a pessoa passe a se tratar c/ psicóloga e esteja disposta a mudar p/ melhor. Aí tudo bem.

  • A única maneira de nos libertarmos das nossas amarras é observar como nos amarramos aos nossos medos.

    É curioso como somos capazes de viver no automático, repetindo padrões e recriando as mesmas situações ao longo da vida.

    Isso só acontece porque a maior parte das pessoas vive no modo automático. É preciso perceber que se continuarmos a fazer as mesmas coisas, continuaremos a produzir os mesmos resultados de sempre.

    Ao compreender as raízes de uma emoção negativa, e ao questionar o tipo de pensamento ou avaliação distorcida com que a criamos, podemos liberá-la, recuperando a energia que estava presa a ela.

    Deparar-se com medos, ilusões, fracassos, frustrações não é agradável, mas necessário.

    Quando se tem a coragem de aceitar, o que estiver presente dentro de si, a vida se abre em infinitas oportunidades de realização.

    Institutos de Psicanálise e Faculdades de Psicologia oferecem preço acessíveis para pessoas que precisam de atendimento.

  • Sim é trauma. Muitos professores (quando não os próprios pais) doutrinam os alunos para pensar assim, senão vão ser "fracassados".

  • Cara, concordo com isso mano.

  • Não de importância pra essas pessoas.

  • Provavelmente esse "colega" na verdade é você, e você fez essa pegunta para esperar que alguém lhe responda que você é um psicopata. Tenho uma boa notícia, você sofre sim de um transtorno grave, mas pode ser muitos outros, não são só os psicopatas que são assim. Narcisistas também são, borderlines também são, paranoides também são, histriônicos também são e egocêntricos também são. Continue com o seu trabalho de autoconhecimento para descobrir mais sobre você mesmo.

Sign In or Register to comment.