Visão de platão sobre a sociedade?

Qual era a visão de platão sobre a sociedade ?

Comments

  • Platão divide a sociedade em três classes, que correspondem às três partes da alma humana:

    A classe dos artesãos e trabalhadores braçais (corresponte à parte apetitiva da alma)

    A classe dos guerreiros e guardiães (corresponde à parte irascível da alma)

    A classe dos governantes (corresponde à parte racional da alma)

    O bom funcionamento da sociedade depende de cada classe exercer bem sua função e se manter "em seu devido lugar", segundo a virtude que lhe é específica. Os governantes deveriam ser os filósofos ou ter os filósofos como conselheiros, para poderem agir com sabedoria.

  • Depende muito da posição em que ele se encontrava na época. Quando digo posição estou me referindo à posição mental, cultural e sócio econômica. Porque? Veja bem!. Normalmente enxergamos o mundo segundo nossos valores e nossa capacidade ou posição intelectual. Por exemplo: A visão de mundo e da sociedade para um ignorante é uma. Já a mesma sociedade contemplada, será outra na visão de um Político, de um Monarca. E para um sábio a visão da Sociedade já será outra totalmente diferente. No meu entendimento, Platão teve uma visão superior e contemplava uma sociedade imersa na ignorância. O que não difere muito dos dias atuais.

    Abraços.

  • eu sei a visão da paz fiz a equação recentemente

    humano + extinção = paz mundial (:

Sign In or Register to comment.