Será que o espiritismo não está caindo na armadilha dos dogmas?

Ontem, um garoto fez um questionamento a respeito do suicidio, afirmando que os espiritas "condenam" o suicidio e o consideram pior que o homicidio.

AMIGOS ESPIRITAS, voces não acham que as lideranças espiritas estão criando dogmas, e sugerindo padrões de comportamento, perdendo a autencidade do raciocínio sugerido por Kardec.

Questão do aborto, parece que as respostas são sempre as mesmas,

se uma pessoa declara que gostaria de saber como foi suas vidas passadas, ele é duramente criticado por nós, é um jargão que se tornou verdade irrefutável.

Apometria, não é kardecista, então não pode ser aplicado em centros federados, que apesar de seu comprovado benefício, a federação diz que antagoniza os principios kardecistas, que o próprio sugeriu que quando surgisse descobertas provadas, essas se anexariam a doutrina!!!

e outra coisa cabeluda, se foi o chico ou o divaldo que psicografou, é kardec, se foi outro mediun, passa por um rigoroso controle, para definir se é espirita ou universalista!!!!!

Meus amigos, questiono tudo isso, porque gosto demais da doutrina, e é nosso dever questionar para melhorar, usar a racionalidade como sugere o codificador.

O que voces acham?

Update:

LINE, obrigado pela resposta sincera, mas acredito que tu não compreendeu a reflexão que eu sugeri.

Comments

  • Caro colega, eu diria que não é o Espiritismo que está caindo na armadilha dos dogmas, e sim os próprios espíritas.

    O Espiritismo, enquanto doutrina codificada por Kardec, não tem nada de dogmático nem de estanque.

    É uma doutrina para livres-pensadores por excelência, pois é clara, límpida e transparente.

    A unica coisa que estraga a Doutrina são seus adeptos, oriundos em sua maioria de religiões formais e dogmáticas como a católica, por exemplo.

    Ao invés de esses "espiritólicos" aprenderem a doutrina, eles querem transformá-la e adaptá-la a seus padrões e seus preconceitos.

    Sou espírita a mais de 30 anos e tive que sair da FEB, devido a seu posicionamento nítidamente "evangelhista e religioso", completamente em oposição a Kardec.

    Espiritismo é universalista e não dogmático nem proselitista como a FEB divulga.

    >>> Apometria, não é kardecista, então não pode ser aplicado em centros federados, que apesar de seu comprovado benefício, a federação diz que antagoniza os principios kardecistas, que o próprio sugeriu que quando surgisse descobertas provadas, essas se anexariam a doutrina!!!<<<

    Tive que me desfederar para poder utilizar dessas técnicas maravilhosas como a apometria, do Dr. Lacerda, pioneiro pesquisador espírita gaúcho.

    Esses mesmos zelosos, defensores da "pureza doutrinária" são os que desfiguram a doutrina, com o evangelhismo, o Jesusismo, o ensino apostilado ridículo e a pregação de moral(sermões)? importados da ICAR.

    O Espiritismo é muito mais que pregação religiosa e adoração a Jesus, que ninguém nunca provou a existência.

    Podemos estudar seus ensinamentos e idéias, mas não com o espírito de adoração insana dos religiosos.

    São os espíritas mesmo quem dão argumentos para esses ateus sem-noção tripudiarem do que não conhecem.

    Abraço do Gatosão.

  • Olá Amigo!

    Realmente, dentro de meus estudos, verifico que existe uma discordância entre a idéia e o espiritismo na prática.

    Esse dogmatismo a que te referes, por vezes estimulando preconceitos além do descaso dado aos fenômenos e principalmente a magia, me afastaram de seguir essa doutrina que seria maravilhosa, em sua essência de descoberta e universalidade.

    Justamente por isso, tenho respeito pela doutrina "do papel", dos grandes autores espíritas como Kardec e conterrâneos.

    Gosto muito das obras de Ernesto Bozzano, que li e tenho em meu acervo.

    Mas a magia ( ou como prefiro falar: a manipulação dos elementos ) não tem espaço.

    Quanto a seus comentários creio que procedem, uma vez que quando fui a um centro sofri enorme preconceito, mesmo sendo boa médium.

    Mandaram-me ler o evangelho e disseram que magia é coisa de espíritos demoníacos (?) mesmo eu provando que isso está de acordo com o kardecismo.

    Disseram que espíritos elementais não existem. (mesmo provando que está na Gênese, se não me engano).

    Questionei no grupo e me mandaram fazer desobsessão.

    Senti-me como uma herege indo fazer penitência acusada de bruxaria hehe.

    Eu aprecio a doutrina, mas não a forma como os espíritas falam dela e sobre ela.

    Aproveito para dizer que fiz pedido do livro que me indicou no site que recomendou, aguardo recebê-lo.

    Se tiver dúvidas, e já as tenho, vou incomodar vc por email.

    Bjussss.

  • Oi! Prezado Platão boy.

    Nesta sua colocação: "os espiritas "condenam" o suicídio e o consideram pior que o homicídio". Quem respondeu isto está errado, pois o fato de alguém tirar a própria vida, ela está dentro de seu direito, porém responderá ela mesmo por seu ato, quanto o assassinato agride a caridade afetando diretamente a família alheia, e creia, isso em seu resgate não passará em branco, há nesta parte dois erros, um por ter cometido assassinato, e o outro a influência terrível que afetará toda uma família, quanto ele tirar a própria vida, ele é quem responderá por si só.

    Quanto as demais colocações, realmente ficam a desejar, pois os próprios Espíritas temem muito os embustes, e dão preferências pelos referidos instrumentos, mas sobre o aborto, não sou de acordo, há não ser que oferecer risco de vida para a Mãe, mesmo assim melhor consultar o plano superior, quanto a RPV ou RVP, nada se tem contra, mas eu não tenho coragem de fazê-la, pois temo saber o que fui e o que fiz, e sinceramente nem quero saber, mas tal método é muito utilizado em tratamentos psicológicos, o Espiritismo não condena e nem desaconselha, quanto a sua colocação sobre "Apometria", nada vejo demais, desde que elas não venham afetar as suas bases cientificas, ok? E que não venham elas trazer-nos dogmas, outrossim nos avisou Kardec: "Se a ciência puder provar que o Espiritismo está incorreto, fiquem com a ciência e abandonem o Espiritismo", senão seremos mais uma doutrina qualquer dogmática, onde a fé não é sólida, e sim cega.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • O Espiritismo, está intimamente ligado à ciência, não seu conceito não se prende exclusivamente à religiã.

    Bom, esclarecendo a primeira afirmação quanto ao suicídio, os espíritas não "condenam" o suicídio, em uma de suas obras literárias, como no livro NOSSO LAR, conta a histrória de um suicída. O Espiritismo apenas faz um alerta sobre como os que praticam o suicidio seria doloroso, pois quem pensa que o suicídio o livra das dores terrenas está enganado, o suicidio nada mais é do que uma fuga

    totalmente falsa, com o objetivo de não sofrer mais. Eu me pergunto, como uma pessoa é capaz de tirar a propria vida, sendo que esta nos foi dada por Deus, então só ele poderia tirá-la, por isso seu amigo teve esta interpretação sobre como os espíritas lidam com o fator "suicidio", mas na verdade são feitos alertas sobre as consequências futuras deste ato.

    Agora quanto à questão do aborto você não foi muito claro na formulação da pergunta, desculpe não entendi sua dúvida.

    Quanto ao fato da curiosidade das pessoas sobre o que foram em suas vidas passadas, acredito que seja uma curisidade "universal", a maioria tem, mas, as vezes não admite. Querer saber o que nós fomos em outras vidas é algo muito instigante, não é?!Mas, é exatamente aí que surgem os charlatões do Espiritismo, lembrando que em TODAS as religiões existem pessoas de má fé, que devido aos seus atos, fazem com que outras pessoas julguem a religião de uma forma errada. Entre os evangélicos existem charlatões, entre os católicos, também, e no Espiritismo não é diferente. E a verdadeira doutrina espírita não se prende às palavras ou conteúdos separados, como grupos formados que acreditam apenas em uma só coisa, já ouviu falar dos "Xiquistas"que seguem apenas as palavras do Chico Xavier, "Kardecistas" só ditas por Kardeck, ou sei lá mais quantos outros grupos são formados, eu lhe digo que a verdadeira doutrina é aquela que se prende às palvras de JESUS CRISTO, em toda sua pureza, nada mais! Existem estudos que comprovam os fenômenos espíritas através mesmo dos fenômenos da própria Natureza. Vou fazer algumas indicações de livros.

    Pois, vi que você se interessa pelo assunto ou pela doutrina espírita, não sei ao certo...

    Caso tenha tenha para lê-los terá uma visão mais ampla sobre o Espiritismo, não se prenda à opiniões que você ouviu de alguém na rua, ou alguma pessoa que nem se quer sabe quem foi Allan Kardec lhe diga coisa sobre essa maravilhosa doutrina.

    Leia, estude pesquise.

    O primeiro passo você já deu, que foi o de mostrar suas dúvidas.

    PARABÉNS!

    Beijos...

    LEIA: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, Nosso Lar, Memórias de um suicída, E deixa-me viver (fala sobre a questão do aborto), Laços Eternos (fala sobre vidas passadas).

    Ah sim...rsrsrs, eu não consegui saber o foco principal da sua pergunta, desculpe. É que como a pergunta ficou extensa eu me perdi um pouco. =)

  • Me considero espírita, e não vejo que o Espiritismo condena o suicídio; na verdade, já ouvi e li muito sobre as conseqüencias do suicídio, tanto terrenas quanto espirituais. Não sei se é pior que o homicídio, mas é um enorme erro que a pessoa está cometendo, pois além de não conseguir superar os seus obstáculos, ainda atenta contra a própria vida, criando um karma muito difícil de ser superado.

    Não sei as respostas que vc teve com relação ao aborto, mas assim como o suicídio, vale salientar que o Espiritismo reforça muito o conceito do Livre Arbítrio. O que é certo ou errado, não para o Espiritismo, mas para as leis de Deus, são amplamente explicitados, porém cada um de nós tem a liberdade de aceitar ou não, tendo ciência dos riscos que pode ocorrer no caso da escolha errada. É claro que o Espiritismo não é o dono da verdade, e o que é certo para ele, pode não ser para outras religiões.

    Já ouvi mesmo falar sobre esse rigoroso controle sobre as obras psicografadas, e recebi a resposta que se dava em virtude de alguns charlatães que tentavam tirar vantagem disso (não sei se é verdade).

    Acho suas questões pertinentes, pois assim como vc, já questionei muitas coisas que ouvi, pois preciso estar convencido de que estou fazendo a coisa certa, da forma certa, para as pessoas certas. Se temos dúvidas, precisamos esclarece-las. Espero ter ajudado.

  • Está.

    O espiritismo tenta se passar por científico ao mesmo tempo que acredita em coisas sem nenhuma evidência científica, como reencarnação, evolução espiritual, comunicação com mortos, psicografia, etc.

    A verdade é que nenhuma religião é científica e muitos espíritas ainda misturam a doutrina espírita com outras crenças, principalmente o catolicismo.

    A revista Galileu deste mês publicou uma reportagem sobre as novas formas de espiritismo no país e o que percebemos é que as sessões espíritas incorporaram elementos católicos, aqueles cultos cheio de gritaria das igrejas evangélicas, entre outras coisas

  • seus questionamentos não São claros

  • Espiritismo é o fim da picada.

  • Tenho que concordar com o Lapudean.

    O Espiritismo é completamente dogmático...

    * fundamentado em Kardec.

  • espiritismo é uma mentira.

    A palavra diz que o diabo é o pai da mentira.

    E só associar...

    A paz de Cristo!

Sign In or Register to comment.