Existe uma ordem na desordem?

Os meus apontamentos das aulas parecem estar numa autêntica desordem; mas eu percebo a ordem dessa desordem, e encontro sempre o que procuro.

Em química, mencionámos, a propósito duma grandeza que mede a grau de desordem de um sistema (a entropia), a teoria do caos, segundo a qual até sistemas determinísticos (os quais tem resultados determinados por leis de evolução bem definidas) apresentem uma grande sensibilidade a perturbações (ruído) e erros, o que leva a resultados que são, na prática, imprevisíveis ou aleatórios, ocorrendo ao que chamamos de “acaso”. Mas terá esta palavra o sentido que lhe damos ou não, e assim poderemos alguma vez reconstruir aos poucos com equações o encadeamento dos acontecimentos que levaram a cada resultado observável (efeito borboleta)?

Comments

  • Ana Reis.

    Vou aproveitar o teu exemplo de teus apontamentos.

    Para mim, que ESTOU DE FORA, parece-me de uma enorme desorganização, de tão confusos que estão.

    Mas tu, que és a autora dos apontamentos e, portanto, estás POR DENTRO, eles estão perfeitamente organizados.

    Não como eu, que ESTOU DE FORA, gostaria que estivesse, mas como tu o distribuiste.

    Assim são todas as coisas do UNIVERSO, há um (ou vários) sistema de distribuição que desconhecemos totalmente.

    Na emissão de partículas radioativas, costumávamos dizer que era uma distribuição caótica. Hoje, se prefere dizer que é uma distribuição referida por um sistema que desconhecemos.

    Nenhuma força age sozinha no Universo. O efeito borboleta deixa de ser verdade se há, no lado oposto uma outra borboleta.

    Vamos imaginar que tu estejas na margem de um lago e eu na outra.

    Tu lanças uma pedra no lago e eu outra, lá do outro lado. No momento em que as ondas se chocarem, se aniquilarão ou, uma delas, a de maior intensidade, prosseguirá na mesma direção, mas com muito menos intensidade que, provavelmente nem atingirá a outra margem.

    Para nós DETERMINISTAS, o acaso não existe. Os que acreditam no livre-arbítrio é que quando não possuem explicações para dar é que recorrem ao "ACASO", saida bem mais fácil do que continuar a discussão do problema.

    (Só não fales essas coisas em sala de aula, porque necessitas do DEZ ou o EXCELENTE, como fez Galileu).

    A consciência humana é que traz consigo essa ideia de livre-arbítrio e não pode conceber que todo o Universo obedece a Leis quer essas sejam conhecidas ou desconhecidas.

    Os Positivistas, discípulos de Auguste Comte, diziam que tudo e todos obedecem a Natureza.

    Nós, CRISTÃOS DETERMINISTAS, afirmamos que também a NATUREZA OBEDECE e que nós, como sendo uma parte da Natureza, também, quer queiramos ou não, obedecemos.

    Mas aí, a partir desse ponto, nós entramos na consideração da existência de uma LEI ESPIRITUAL, acima de todas as Leis conhecidas ou desconhecidas existentes no Universo.

    Resumindo:

    Nós é que por não conhecermos o TODO, enxergamos a DESORDEM, mas existe uma PERFEITA ORGANIZAÇÃO EM TUDO.

    DEUS não é Deus do CAOS.

    Felicidades Ana.

    Velho Riozinho.

    A primeira pergunta do dia de hoje que me fez pensar, obrigado linda alfacinha. São 19h 14 min aqui em Porto Alegre, RS. Estou encerrando a minha participação no dia de hoje.

    Sobre a entropia, poderemos falar em outra oportunidade.

  • Eu sou extremamente desorganizada, perco tudo pela casa, e minha salvação é São Longuinho, está sempre alerta e me ajudando a encontrar o rumo perdido.

    Abraços fraternos.

    Anjinha

  • Sim, eu sou testemunha de que isso é uma verdade, pois não consigo manter minhas coisas arrumadas e sempre acho tudo.

  • Ana,

    Vc conhece jogo de varetas?

    Se vc jogá-las aleatoriamente, cairão em uma determinada posição, certo? Experimente arrumá-las, uma a uma, para parecer que as jogou. Tente simular o caos, e verá que não é nada fácil, e a razão é uma só : existe uma ordem na desordem, sim, e não conseguimos reproduzí-la.

    .(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) εïз

    «`'•.¸.¤Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ¤.¸.•'... * (¸.•`.* εïз

    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз

    * εïз Beijos!!! εïз *

    .(`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´) ℓυηα gαú¢нα

    «`'•.¸.¤Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ¤.¸.•'... * (¸.•`.* εïз

    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸) εïз * εïз

    εïз * εïз εïз * εïз

  • Existe sim!

    Na palavra: desordem - o r d e m.

    Só existe ordem aonde quer que haja o respeito, a sinceridade, a lei e a disciplina. Deveres e obrigações.

    Tudo se enquadra dentro da Lei de Causa e Efeito, e a felicidade não foge a essa lei. Descobrir sua causa será, pois, descobrir a chave do problema. A solução da incógnita está na compreensão do amor altruísta.

  • Nada há, no Universo, mais ou melhor organizado que o caos.

    Existe ordem no caos.

    Não existe, no ser humano, nada mais caótico que o seu pensar.

    Existe ordem nessa desordem.

    Claro.

  • Olha, eu concordo com a The Sexiest, mesmo que a gente não consiga saber da origem das coisas (ou se calhar nem há bem origem...é mesmo tudo consequência de qualquer coisa e nunca houve um momento em que passámos do nada a tudo), não quer dizer que não tenham havido causas e causas antes do que vemos, e que está desarrumado.

  • Parafraseando José Saramago: O caos é uma ordem por decifrar.

  • Eu acredito nessa alegoria que é o "efeito borbuleta" (houve até um filme com esse nome sobre isso), que diz (wikipedia) que "o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo; Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta."

    Basicamente, é o encadeamento de causas e efeitos que explica tudo o que nós vemos acontecer. Assim, acredito na ordem da aparente desordem, sim.

  • Sim, tudo tem uma razão de ser, não há caos completo. O que nós chamamos de caos é só o que não percebemos bem de onde vem.

Sign In or Register to comment.