Gente, sempre que tento fazer empadas ou salgadinhos, eles ficam duros, como se tivessem ficado solados, o que estou fazendo errado? Qual o ponto certo da massa?
A massa para empada pode ser feita com manteiga, gordura vegetal ou banha.
Ela endurece se você manuseia muito. Quanto menos amassá-la, mais quebradiça ela fica.
Junte os igredientes e vá mexendo apenas com as pontas dos dedos, até formar a massa. Depois de misturados, abra a massa com a mão, mexendo o mínimo possível.
OBS:sempre peço q coloque a farinha aos poucos e a gorgura ou manteiga tbm,pois ñ tenho medidas exata porque faço tude de olho,já tenho a mão certa.
E p/ evitar desperdicio,faça a metade dá receita pra vê se vc acerta,caso acerte e goste do resultado aà sim faça uma receita maior.
Comments
Olá!
A massa para empada pode ser feita com manteiga, gordura vegetal ou banha.
Ela endurece se você manuseia muito. Quanto menos amassá-la, mais quebradiça ela fica.
Junte os igredientes e vá mexendo apenas com as pontas dos dedos, até formar a massa. Depois de misturados, abra a massa com a mão, mexendo o mínimo possível.
Abraço.
vou te dá 2 maneiras de preparar a massa,tenho até mais receitas,mas vou passar as 2 q mais uso e sempre dá certo e todos gostam muito.
1 k de f.de trigo
4gemas
1/2 de gordura hidrogenada
vá adicionando a farinha aos poucos na gordura e vá misturando bem ,junte as gemas e continue misturando até formar uma farofa pouco úmida.sal a gosto
outa massa:coloque 1/2 de f.trigo e 200g de manteiga e misture bem até formar uma farofa do mesmo ponto q a massa anterior.
OBS:sempre peço q coloque a farinha aos poucos e a gorgura ou manteiga tbm,pois ñ tenho medidas exata porque faço tude de olho,já tenho a mão certa.
E p/ evitar desperdicio,faça a metade dá receita pra vê se vc acerta,caso acerte e goste do resultado aà sim faça uma receita maior.
O recheio tem que estar frio se não cozinha a massa e fica solado e borrachento, receitas com banha de porco costumam dar certo.
Receitas existem diversas, mas considere aquelas que levam gordura (banha ou margarina) e farinha de trigo. O macete para ela ficar quebradiça é usar as pontas dos dedos, sem sovar a massa e mexer o minimo possivel. A temperatura da mão também influencia. Se você tiver a mão quente, lave-as, esfregue em uma pedra de gelo e seque-as para então fazer a massa.
Tente essa receita:
IngredientesMassa
600 gr. de farinha de trigo
400 gr. de margarina com sal
1 ovo médio
Recheio
1 peito de frango grande
2 cebolas pequenas
4 tomates médios
50 gr. de azeitonas verdes
2 cubos de caldo de galinha ou de frango assado
cheiro verde á gosto
Modo de PreparoMassa
Em uma vasilha coloque a farinha de trigo e a margarina , misture
ambos bem .
Depois coloque o ovo e misture todos os ingredientes bem com as
mãos.
Pgue a massa a coloque num plástico , feche-o e deixe a massa por
1h. na geladeira.
Passados o tempo sua massa está pronta para ser modulada nas
formas de empadas médias.
Recheio
Cozinhe o peito de frango
Por enquanto numa panela coloque um fio de azeite,refogue as
cebolas,os tomates , as azeitonas verdes picados e coloque os
caldos knnors.
Depois que o peito de frango estiver cozido, o desfie e junte ao
molho.
Depois de pronto o recheio é só colocá-los nas formas e por para
assar.
Ol@!
Massa para empadinhas do caderno da minha mãe. à essa massa que eu uso,tanto para empadão como para empadinhas.`´E a famosa massa podre.
Ingredientes da receita de massa de empada
1/2 quilo de farinha de trigo.
1 gema.
1 pacote de margarina Claybom.( uso 200 g de margarina culinária)
200 gramas de banha.( uso gelada)
Sal.
Modo de preparo da massa de empada
Misture todos os ingredientes.
Amasse com a ponta dos dedos até formar uma massa com consistência para abrir nas forminhas.
Caso fique muito seca, coloque mais banha.( nunca água ou leite!)
Dá para 58 empadas médias.
Bjus no â¥
a massa do empadão deve levar banha de porco e manteiga na massa, vou te passar a receita:
500g de farinha de trigo peneirada
150g de banha de porco bem gelada
100g de manteiga bem gelada
3 gemas
1/4 de copo de água bem gelada
sal a gosto
Misture a farinha e o sal com as gorduras e faça uma farofa úmida, quando estiver pronta acrescente os ovos ligeiramente batidos com a água, amasse bem até ficar bem homogênea, embale a massa num saco plástico e leve a geladeira por cerca de 1h, a massa fica melhor ainda se você deixar de um dia para o outro na geladeia, aà é só fazer o recheio de sua preferência e usar a massa que deve estar gelada. Antes de assar o ideal é voltar a massa já recheada para a geladeira e depois colocar no forno, mas se não der tempo para fazer isso pode colocar direto no forno que também dá certo.
Amiga a massa de empada a base é a gordura sempre faço com banha suina gelada , farinha de trigo ,sal,açúcar e 1gema tu da o ponto com a gordura deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora...a empada fica se desmanchando uma delicia .
Vc tem que usar banha de porco na massa, se colocar algum lÃquido com ccerteza vai ficar solado.