O que vocês esperam da relação Brasil e e o Governo de Obama?

Relações comerciais entre Brasil e EUA

O presidente Lula comemorou a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Com a vitória do candidato democrata, Lula acredita numa melhora nas relações comerciais entre Brasil e EUA.

Confira vídeos e programas exibidos na Globo News sobre o assunto:

Produtores de álcool do Brasil esperam estreitar laços com os EUA (06.11.08)

Brasil aposta em melhora nas relações comerciais com os EUA (06.11.08)

Lula festeja vitória de Obama (05.11.08)

Presidente Lula planta árvore em homenagem a Obama (05.11.08)

Lula comemora vitória de Obama (05.11.08)

Vitória de Obama é assunto em Brasília (05.11.08)

Economista analisa a política americana e o futuro da economia (04.11.08)

Eleições americanas podem influenciar no comércio entre Brasil e EUA (04.11.08)

Entrevista com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (04.09.08)

http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,328...

Comments

  • Cara Sol

    De especulação até o Inferno anda lotado. Não acredito que no curto prazo mude alguma coisa substancialmente até porque o 'abacaxi' que o Obama terá de descascar é enorme, imenso, gigantesco!

    No mínimo serão 2 anos (há quem fale em 3) para Obama 'arrumar' a casa. Ele não vai sacrificar interesses paroquianos por causa da AL ou de quem que seja, afinal ele necessita da opinião pública estadunidense e não da mundial para governa lá.

    O Brasil faz coisa melhor em ampliar suas relações comerciais e a depender menos dos EUA, cuja balança comercial sempre nos foi muito desfavorável; pois o protecionismo lá é barra; são várias denuncias na Organização Internacional de Comércio - OIC e muito poucas condenações as práticas abusivas dos EUA.

    Só vamos ter um quadro mais claro quando Obama assumir e puder visualizar o tamanho do estrago que o Bush deixou como 'herança maldita' para ele. Afinal são 2 Guerras na Ásia, são milhares de estadunidenses fora do Seguro Saúde e agora também os desempregados, os milhões de imigrantes ilegais a pressionar as relações sociais-empregatícias-políticas-econômicas; ou seja, a chapa está quente para ele lá.

    No que vai dar essa barafunda só o tempo dirá. Mas em 20 de janeiro começa.

  • Em termos de mudanças profundas,pouca coisa irá ser

    alterada.Lembrar que o Brasil nestes ultimos 7 anos,diminuiu

    significativamente sua dependencia dos EUA nas relações

    economicas.O país diversificou muito seu intercambio de exportações

    e importações,acrescentando vários paises na rota de novas transações comerciais.Ver casos da China,Japão,Europa e sobretudo

    com a America Latina.

  • Cordial, pacifica, e como dizem os escoteiros, "SEMPRE ALERTA"!!!

  • Eu acredito que qualquer cidadão norte-americano que fosse eleito presidente dos EUA, seria muito melhor do que George W.Bush, portanto as relações EUA/BRASIL, certamente haverão de ser bem melhores. Inclusive as relações dos EUA com os demais países da comunidade internacional, irão melhorar também. Obama parece-me um homem inteligente, culto, bem intencionado e principalmente, muito apoiado não só dentro quanto fora dos EUA. A minha maior esperança é que ele acabe de vez com as interferências e guerras militares envolvendo os EUA. Esse também, é o principal desejo das mães norte-americanas. Fora a guerra! Benvinda a paz! Abraços.

  • Oi,

    Engraçado, você pensa que conhece de política, e pior, política internacional, aonde fatores geo políticos mandam, e não um mandatário, acho que você, respeitosamente, devia estudar um pouco mais, eu dei aulas durante 30 anos, e ainda não sei tudo, mas v. parece ser a dona da verdade, vai com calma, tá?

    bom dia, do amigo,

    edu

  • O máximo que pode acontecer é o Obama participar de um churrasco no Palácio do Planalto, tomar cachaça e jogar uma pelada. Essa vai ser a relação Brasil e Estados Unidos.

  • Rsrs Espero que o Obama nos libere entrada lá hehehe sério mesmo. Lula se der uma bebidinha a relacão será uma delicia.

  • Eu espero que ele tire os olhos da Amazônia.. como o mesmo disse ser " algo que não deve ser de um unico país " por que deve e é nosso.

    Fora isso espero que ele tenha real interesse em novas formas de combustivel afinal nossa politica esta seguindo isso e seria proveitoso ao nosso país.

Sign In or Register to comment.