à um caso interessante de ser pensado, realmente foi uma página trágica da história da humanidade, não questiono isso, e me pergunto a quem pertence a história de um povo? Somente a ele? Nesse caso só pode ser contado em determinados espaços? O carnaval não seria um bom lugar para se pensar a história de um paÃs ou da humanidade?
Falta na minha memória contestação sobre essas representações, já houve alguma? Ou essas coisas são tão naturais que não tem a força do drama para esses dois povos?
O acontecimento mais doloroso na vida do povo judeu foi o holocausto, onde morreram seis milhões deles, em câmaras de gás, mortos a pauladas, fuzilados,etc.
Comments
Poder até pode, mas aquilo era muito sinistro...
Tinha imagens muito fortes que iria chocar muita gente...
O carnaval é alegria, a tristeza que fique em casa eh eh eh!
Beijão^^
Já respondi essa pergunta feita por outro internauta .
à claro que não pode e a justiça está muito certa . Pense nas vitimas e parentes das vitimas, como se sentiriam ainda mais com o Hitler logo após elas . Tenha dó . Vamos brincar com assuntos alegres e otimizantes . Miséria e dor já basta os noticiários diários do Datena e outros .
Se a justiça não se fechar para esses carnavalescos que deveriam se chamas animalescos ou miserialescos nos próximos carnavias teremos carros alegóricos com a tragédia da TAM, da Gol, do João Hélio, etc etc . Carnavalescos - tenham idéias mais dentro do espÃrito do carnaval .
acho q eu vi... foi uma escola q falava do nazismo ne msm? pois bem, eu acho que o carnaval eh um momento de alegrias, mas as tristezas vem em momentos menos esperados. acho que um eh um tema muito sério colocar corpos enfeitando a escola de samba. na opinião dos crÃticos, a que tive acesso, eles acham que os responsaveis por esse carro alegorico querem passar uma ideia de carnaval misturado com mortes, tema muito discutido entre politicos e segurancas durante o carnaval. por outro lado, o carro alegorico pode significar que a morte, a tortura, é uma coisa normal, tão normal que já virou "carnaval''
Deve ser uma sensação estranha ver o povo sambando em cima de um carro cheio de "corpos", ainda mais se uma destas pessoas estiver vestida como se fosse o principal mentor da tragédia.
No minimo uma falta de sensibilidade do carnavalesco. Esta não é a hora nem o lugar adequando pra fazer isto.
Isso é uma banalização da violência.
Se ele esta preocupado com o holocausto deveri procurar outras formas de se expressar.
Eu acho que não por que nos vivemos todos os dias momentos difÃceis ligamos a TV e vemos noticias de morte, violência corrupção, efeitos naturais devastadores acho que pelo menos no carnaval poderÃamos esquecer tudo isso e festejar, e ver que o brasil é muito mais que um pais ao avesso
Olá,
à um caso interessante de ser pensado, realmente foi uma página trágica da história da humanidade, não questiono isso, e me pergunto a quem pertence a história de um povo? Somente a ele? Nesse caso só pode ser contado em determinados espaços? O carnaval não seria um bom lugar para se pensar a história de um paÃs ou da humanidade?
Tenho outros questionamentos - o maior genocÃdio que ocorreu nas Américas é contado e recontado não só no carnaval, como nos livros de história oficial e eu nunca vi ninguém reclamar qdo é mostrado um Ãndio sendo escravizado ou morto em batalha contra o invasor.
A questão da escravidão negra que geralmente é falada no carnaval, mostrando negros acorrentados, as condições sub-humanas dos navios negreiros e sempre inferiorizados representando os 4 séculos de servidão do povo que veio da Ãfrica para ser escravizado no Brasil, atendendo as necessidades dos europeus.
Falta na minha memória contestação sobre essas representações, já houve alguma? Ou essas coisas são tão naturais que não tem a força do drama para esses dois povos?
Infelizmente a história da humanidade não é feita somente de bons episódios. Usei esses dois exemplos que me ocorreram agora, concluindo que: quem tem força, poder e dinheiro vai continuar criando, fazendo e repoduzindo a sua história em qualquer lugar, até mesmo no carnaval, uma festa voltada como alguns dizem ,para a alienação do povo. Será mesmo?
Bj e bom carnaval!!!!!
Não **** né fazer sucesso com tragédia é no mÃnimo falta de sensibilidade ,agora também acho errado e sempre passa batido a equipe furacão se intitular como Tsunami uma tragédia recente que destruiu muitos paÃses ,se a mãe dele tivesse morrido na tragédia ele não colocaria esse nome na equipe.
O acontecimento mais doloroso na vida do povo judeu foi o holocausto, onde morreram seis milhões deles, em câmaras de gás, mortos a pauladas, fuzilados,etc.
Ai vem uma escola de samba e decide montar sua alegoria mostrando um monte de corpos esqueléticos e inclusive tendo como destaque a figura de Hitler, o autor dessa tragédia.
Foi uma grande estupidez fazer isso. Ainda bem que a Justiça agiu a tempo para impedir.
Bom... a idéia da escola foi demonstrar a face do nazismo... o problema é que o carro traria bonecos simbolizando os judeus, que ficariam todos uns sobre os outros como corpos e um destaque do carro estaria trajado de Hitler...
Eles iriam retratar algo dando destaque para Hitler?
Acho que se fosse o contrário, vários bonecos do Hitler, uns sobre os outros, e um Judeu como destaque, aà sim seria admissÃvel.
Grande Beijo
•â¥ Bruxa ⥕