O que fazer quando não se tem esperança?
O que fazer quando não se tem amor, nem dinheiro, nem esperança, nem saúde, porém se tem sonhos...?
Pq os anti-depressivos que teriam a função de ajudar, não o fazem e os pais pioram a situação?
Será que mudar de cidade ajudaria???
Ou Deus perdoaria uma medida extrema....? Pq vc acha isso?
Não me diga que tenho que mudar de atitude.... não é como mudar de roupa.
Comments
Olá Adria.
Espero que o diálogo abaixo seja proveitoso para você:
O que fazer quando não se tem esperança?
- Bom.. se você está perguntando sobre "o que fazer" é sinal de que, no fundo, há esperança sim.. pois, se não houvesse, você nem estaria aqui buscando alguma informação ou orientação, correto?
O que fazer quando não se tem amor, nem dinheiro, nem esperança, nem saúde, porém se tem sonhos...?
- Como eu disse anteriormente: parece haver esperança sim. A existência de sonhos é um bom indicativo disto. Então, vamos à outra parte da sua pergunta:
O que fazer quando não se tem amor, dinheiro, saúde?
- Talvez seja um bom começo, você pensar como anda o seu amor-próprio, auto estima, etc. O que você precisa fazer para melhorar sua auto estima? Esta pergunta parece ser mais fácil de responder, não é mesmo? Não tenho dúvidas de que uma boa auto estima ajuda a melhorar a saúde e também amplia as possibilidades de conseguir um amor em sua vida e também um bom emprego e, assim, ganhar dinheiro. É claro que isto não é tudo.. mas pode ser um bom começo, não acha?
Pq os anti-depressivos que teriam a função de ajudar, não o fazem?
- Porque os antidepressivos atuam na química do sistema nervoso, e deixam as causas primeiras intocadas. Se a questão que você está vivendo é existencial, não há fluoxetina no mundo que seja capaz de resolvê-la para você. Elevar a quantidade de serotonina artificialmente é inibir a manifestação de um SINTOMA que apenas indica que há algo errado a ser verificado. Ora, se você inibe o sintoma sem se preocupar com as CAUSAS, as chances de você entrar em um círculo vicioso são grandes.. você ficará o resto da vida apagando incêndios (sintomas).
E os pais pioram a situação?
- Pode ser que sim.. mas também é possível "fazer do limão uma limonada" ou seja, reverter a situação, e, via de regra, os pais querem o bem dos filhos e, se estes são capazes de pedir ajuda, falar claramente e abertamente sobre o que se passa com eles (filhos), certamente os pais podem vir a entender e compreender o que se passa..
Será que mudar de cidade ajudaria???
- Talvez.. Você não disse a sua idade.. e isto dificulta um pouco a resposta a esta pergunta específica. Se você tiver mais de 25 anos, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade para você pensar em sair... afinal de contas, é muito comum os filhos deixarem a casa dos pais em algum momento. Mas, se você tiver menos de 20 anos, aí a resposta a este questionamento é um pouco diferente.. vai depender das suas condições psicológicas, financeiras, maturidade emocional, afetiva, social, etc.
Ou Deus perdoaria uma medida extrema....?
- Certamente Deus perdoaria.. mas, a pergunta é: "você se perdoaria um grande e extremo erro"?
Pq vc acha isso?
- Eu acredito na grandeza da bondade divina (que está muito acima da nossa capacidade de compreensão e entendimento), mas também acredito que Deus nos deu muitas potencialidades e que, quanto mais as tornamos realidade, mais plenitude adquirimos.
Não me diga que tenho que mudar de atitude.... não é como mudar de roupa.
- Como eu disse, talvez seja mais fácil você começar mudando de roupa mesmo..
Algumas vezes tenho tido, na clínica, oportunidade de presenciar a queda do mito de que "as mudanças ocorrem de dentro para fora".
Já vi pessoas que, estando em depressão, resolveram, a partir da psicoterapia, mudar de roupas, fazer uma grande faxina em casa, jogar algumas coisas velhas fora, abrir as janelas, assistir filmes alegres, passear em parques, etc. IMPORTANTE: já vi pessoas fazendo este montão de coisas sem estarem com o mínimo de vontade.. e, o resultado foi que a partir destas mudanças (externas), algumas mudanças internas foram "despertadas" e, de um círculo vicioso (não saia de casa porque tinha depressão e tinha depressão porque não saia de casa) estas pessoas passaram a um círculo virtuoso (deixaram de ser depressivas porque saíam de casa e saiam de casa porque deixaram de ser depressivas). Entende?
- Trata-se de uma via de mão dupla.. (externo e interno não são dois mundos tão separados assim como muitos pensam e, aquela história de botar ordem na casa "interna" para depois botar ordem na casa "externa" parece não seguir, necessariamente, esta sequência cronológica)
Pense nisto
Espero ter contribuído
Há um tempo eu me sentia como vc: sem esperanças... sem amor, sem esperança, sem saúde, e pior, sem sonhos... Dinheiro eu tenho, pouco, trabalho desde os 18 anos. Não se preocupe pensando se Deus vai ou não te perdoar. A questão não é essa. A questão é que, provavelmente vc é muito jovem; não desperdice sua vida, só temos uma. A vida é maravilhosa, se soubesse que teria momentos tão bons depois do inferno que passei há uns dois anos atrás, nunca cogitaria de terminar tudo... Se eu ganhasse um real cada vez que eu pensasse nisso. Estaria milionária. E eu não sou uma boa pessoa, não. As pessoas que me fizeram mal, que quase acabaram com a minha vida, infelizmente, eu não vou e nunca perdoarei. Não vou praticar nenhuma vingança, é claro (só se for necessário...). Porém, quero que elas sejam deletadas da minha vida; não quero saber de nada delas, se estão vivas ou mortas. Sou ruim? Talvez. Mas muitos me fizeram mal e parece que até hoje não tem consciência disso. Eu pensava que elas eram minhas amigas, porém eram pessoas falsas e interesseiras, apenas interessadas em privilégios que eu poderia conceder... Bem, resumindo, não faça nenhuma loucura, sei que não é fácil; às vezes coisas acontecem na nossa vida; caímos e é muito, muito difícil se levantar. Não deixe o tratamento, nem os remédios, nem a terapia. Eu fiz tudo isso, só não parei a terapia. Coragem e acredite. Boa sorte.
Pense nas pessoas que tem mais problemas que vc nao q os seus sejam pequenos mas acho q deus nao seria irrelevante com uma atitude de pessoas que tem mais oportunidades e chances na vida pense bem no que fazer e lembre-se deus so perdoa quem se arrepende entao se arrependa do q vc esta pensando em fazer.Procure visitar hospitais,orfanatos e azilos te garanto q vc vai ver q seus problemas nao sao tao grandes e nao se esqueça de q deus te ama senao ele nao a teria colocado neste mundo...REFLITA!!!!
Deus é pai e ele te perdoará e te ajudara ( desde que não tenha matado ngm, o que não deve ser o caso)
depois da tempestade, dos ventos, vem a bonanza, a tranquilidade e a rua fica limpa..
então não se deixe abalar.. cabeça erguida
trabalhe, lute, se quiser amor melhore a aparencia e vá a luta..
quem procura alguma coizinha, mesmo que bem INHA sempre acha.. e tudo começa do primeiro degrau então só uma coisa : NÃO SE DEIXE CAIR
O que dá esperança ao ser humano são os sonhos, se está ruim agora tente melhorar e faça por onde isso acontecer, corra atrás, faça planos e tenha maturidade pra enfrentar as vitórias e as derrotas, o primeiro passo para as conquistas são os sonhos, faça com que aconteçam.
so Deus mesmo!!! mudar de cidade não vai ajudar em nada
Deus te ama garota mais que qualquer coisa ou alguém se você quiser se desculpar se redima com ele mostre que o ama depende do que se trata fala mais ai pra nos podemos ajuda-la