Nariz trancado sempre, será que tenho algum problema?
Boa Noite!
Desde quando era criança, me sentia incomodado pois quase sempre meu nariz estava trancado em uma narina, só destrancando quando fazia algum exercício(correr, pular...).
Até certo tempo achava que isso acontecia com todo mundo, mas depois descobri que nao,
De uns tempos para cá, as duas narinas estao se trancando totalmente, passei, então, a por um remédio(Neosoro) que destranca facilmente e que o efeito dura por um tempo, porém, percebi que com o tempo, a duração do efeito diminui e isso faz com que eu use mais, pesquisei e ví que isso vicia,
A verdade é que ja nao consigo destrancar o nariz sem o remédio, minha mae disse que estou roncando...
Hoje cheguei a levar o remédio na escola porque sabia que ele iria trancar de novo,
Queria acabar com isso!
Desculpem o texto longo, mas, alguém ja passou por isso? Resolveu? Será que tenho algum problema?
Me ajudem, obrigado!
Comments
VAI TER QUE LER UM POUCO TA?
Todos nós experimentamos a sensação de obstrução nasal vez por outra e o incômodo que nos causa. Seja ela decorrente de um quadro viral agudo (resfriado comum), ou do acúmulo de secreções como nas sinusites.
É necessário que se saiba que o nariz apresenta um ritmo próprio de redução de suas dimensões internas, causado pela dilatação "pendular" (ora uma narina, ora outra) das inúmeras ramificações vasculares (veias e artérias) que se encontram em seu revestimento interno (mucosa nasal), e que isto não significa doença.
Há, porém, um grupo de pessoas que é "obrigado" a suportar essa desagradável situação, de modo muito mais insistente e constante, muitas vezes afetando ambas as narinas simultaneamente. Estes são os pacientes que apresentam obstrução nasal crônica.
Alguns pacientes apresentam esta situação há tanto tempo, que nunca se deram conta de que respiram de forma anômala! Principalmente aqueles que se utilizam da boca para auxiliar na respiração desde a infância. COMO VOCE QUE DESDE CRIANÇA POSSUI.
A parede central do nariz (septo nasal) é formada por uma lâmina em parte de osso (mais posterior), e em parte de cartilagem (anterior). Quando esta lâmina fica "torta", o fluxo de ar torna-se mais difícil (como se fizéssemos uma dobra numa mangueira de água). A esta situação, damos o nome de desvio do septo nasal.
Muitas pessoas apresentam desvios de septo nasal sem sentirem qualquer grau de obstrução nasal. Isto é mais freqüentemente visto nos desvios pouco pronunciados. Desvios muito grandes podem influenciar o aspecto estético do nariz, e causar obstrução nasal intensa.
As causas mais freqüentes do desvio de septo nasal são as traumáticas, e as causadas por crescimento excessivo da parte cartilaginosa do septo. As traumáticas são bastante óbvias: uma pressão forte sobre o nariz (durante o nascimento, no canal do parto, ou por uma pancada durante prática esportiva), pode causar fraturas ou deslocamentos das partes componentes do septo nasal, gerando um desvio. As cartilagens que formam parte do septo nasal são capazes de crescer até a idade adulta. Estando a porção óssea da cavidade nasal já definida, o crescimento da cartilagem fará com que ela se curve para os lados, ocupando espaço dentro da cavidade nasal.
As paredes laterais da cavidade nasal, são formadas por ossos revestidos pela mucosa nasal que já descrevemos. Das paredes laterais saem projeções (dobras) com formato que lembram a concha de um caramujo (conchas nasais, ou cornetos nasais, ou turbinas). Quando as conchas nasais ficam de tamanho exagerado (por exemplo: quando o paciente tem rinite alérgica), há menos espaço para passagem do ar, o que também é uma causa importante de obstrução nasal crônica. Esta situação é conhecida como hipertrofia de conchas nasais, ou de cornetos (popularmente chamados de "carne esponjosa"!!).
Na prática, o que mais freqüentemente se encontra, é uma combinação de desvios de septo nasal, e hipertrofia das conchas nasais.
Quando não há redução do volume das conchas nasais com o uso de medidas clínicas (medicamentos e afastamento das substâncias causadoras de "irritação" da mucosa nasal), é necessário realizar procedimento cirúrgico, visando:
Retificar o septo nasal, através de remoção de fragmentos de cartilagem e/ou do osso que o constituem. (Este procedimento é conhecido como "septoplastia").
Reduzir o volume das conchas nasais, removendo um fragmento da mucosa e/ou osso que as formam. (Este procedimento é conhecido como "turbinectomia").
Há ainda outras causas de obstrução nasal, como pólipos nasais (conseqüentes a processos inflamatórios crônicos naso-sinusais), tumores benignos e malignos, e corpos estranhos (como feijão, peças de brinquedos, etc., mais comuns em crianças).
Pode ser carne esponjosa.
Oi Guilherme, eu nunca passei por isso mas me diz você já foi ao médico? Então eu acho que você precisa ir urgentemente e parar de usar isso, como você disse é viciante e isso pode prejudicar outras coisas...
boa sorte xx