Galera me ajuda por favor,,responde aê !! Vale 10 pontos !! Obrigado !!?

17) Dos fatores abaixo, qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?

a) A ação de Napoleão na Espanha.

b) A rivalidade entre “criollos” e “chapettones”.

c) O exemplo fornecido pelos Estados Unidos.

d) A rigidez do Pacto Colonial.

e) A ajuda prestada pela Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.

18) Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de Independência da América Espanhola.

a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.

b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.

c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.

d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

19) Em1992 foi comemorado os 200 anos da morte de Tiradentes. Preso e enforcado, ele afirmou que “(...) o fato de ser alferes influiu para transformar-se em conspirador, levado a tanto que fui apenas pelas injustiças que sofri preterido sempre nas promoções e que tinha direito. Uni as minhas amarguras às do povo que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim.” (Autos da Devassa)

A “idéia de libertação”, presente no movimento da Inconfidência Mineira, refere-se:

a) Ao término do recrutamento militar obrigatório.

b) Ao fim do domínio dos grandes proprietários rurais.

c) À liquidação dos preconceitos raciais no Brasil.

d) A decretação do fim da escravidão no Brasil.

e) À emancipação do Brasil em relação ao domínio português.

Comments

Sign In or Register to comment.