Como saber se a contrutora fez a individualização do imovel?
Comprei um imóvel so q ainda não peguei as chaves pq estou aguardando sair o financiamento, so q ja fazem 2 meses, e qd ligo no banco eles dizem q ja foi autorizado mas o processo foi encaminhado para a individualização!!!Ah ja estou pagando o condominio mas nao posso nem entrar!Como posso saber se eles realmente deram entrada na individualização?E quanto tempo demora?
Update:Entao, nao sei se tem habite-se, creio que sim pq ja foi entregue e existem pessoas morando e todos estao pagando o condominio. Ja existe ate uma empresa administrando o cond. e dando entrada no cnpj do mesmo!!!!
Comments
No cartorio de registro de imóveis onde esta arquivada a matricula do terreno, é onde vc busca a informação solicitando uma certidão de matricula imobiliaria. Nela estará averbada(anotado) o habite-se do imóvel e a solicitação de individuaçização.
abraços
como saber se saiu o financiamento do imovel,onde procurar
O Habite-se não é sinônimo de "ter gente morando". Está cheio de pessoas morando em imóveis sem Habite-se.
Só que depois do Habite-se, ainda tem que ser feita a baixa no INSS, esse processo é rápido porém geralmente demora pois é um "golpe" no caixa da construtora, é um valor de 17% sobre o valor total do imóvel e que deve normalmente ser pago à vista. Por isso vai depender do "cacife" que a construtora possui. Depois desse INSS quitado é que pode ser encaminhada a individualização para o Registro de Imóveis. Ali demoram uns 40 a 60 dias, dependendo do processo e do número de unidades. Novamente o pagamento fica em torno de 1,5 % do valor do imóvel e deve ser pago à vista.
Munido do endereço do imóvel, você pode verificar junto à Prefeitura se ele possui Habite-se.
Vc teria que se informar no cartório de imóveis se deram a entrada ou não. Demora bem uns 30 dias.
Vc tem que pagar condomínio a partir do habite-se. Já tem habite-se?