Criar animal ameaçado de extinção é crime ?
É o seguinte, eu moro numa cidade no interior de minas e perto de um posto policial (Policia Rodoviaria Federal), há cerca de uma semana atrás um cara viu que tinha este posto e soltou um animal do carro, um sagui (macaco) e meu avó que é taxidermista pegou pois ele morreria facil por se tratar de uma BR muito movimentada.
Hoje resolvi pesquisar sobre o mesmo, eu descobri que se trata do sagui leãozinho, o menor macaco do mundo e que vive na amazonia e está ameaçado extinçao.
Meu avô está cuidando bem dele, alimentando, etc. Mas a grande é pergunta é:
ISSO PODE CAUSAR ALGUM TRANSTORNO ?
Comments
Pode causar sérios transtornos. Você deve contatar o IBAMA e explicar a situação para eles e então seu avó não sofrerá nenhuma penalidade, afinal, estava tentando proteger o animal. Apenas contate o IBAMA mais rápido possível. Eles irão até a sua casa e levarão o animal para algum criadouro ou zoo. Se vocês não fizerem isso e o IBAMA receber alguma denuncia contra o seu avô, ele será indiciado por crime ambiental, pois se trata de uma espécie silvestre. Como é um animal em extinção, a pena poderá ser agravada. Entre em contato com o IBAMA e resolva isso logo.
Sim, pode causar. Você ou seu avô deve entrar em contato com o IBAMA, no site: http://www.ibama.gov.br/ ou então por telefone.
Você anotou a placa do carro? Se sim, podem identificar o homem responsável por esse animal.
Sim e muito,vc deve procurar o ibama e tentar saber das possibilidades de te-lo com vcs
pois em se tratando de animal classificado como espécie em extinção a legislação é toda
diferenciada,O melhor e que levem o animal até o ibama vcs próprios e contem como foi o acontecido.
Sim.
Ligue para o ibama
ajuda ai: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ap...
Com a devida autorização do ibama não e crime.
agora criar sem autorização e crime e da uma dor de cabeça tremenda.
não se tiver autorização do ibama
Bem, isso depende, você tem que ir na unidade mais próxima do IBAMA para registrar o macaquinho.
AÃ, eles irão até a sua casa, verão o estado do animal, verão se você o está alimentando bem, e se você tem condições para cuidar de um animal como esse, pois precisa de espaço para brincar, atenção etc.
Se estiver tudo certinho, eles verão se é melhor você ficar com ele ou não.
Espero ter ajudado, tomara que dê tudo certo OK?
Depende do lugar credenciado.
Se comprar papagaio ilegalmente de quem vc nem sabe, e , não sabe a procedencia e muito menos as formas como esse animal foi transportado e se foi maltratado e sofreu, é crime.
Se ele tem algum tipo de licença (não sei se é com o IBAMA) ele é um animal LEGAL a ser comprado não implicando dessa forma em algum crime.
Se está em extinção pode , e também pode por nao ser um animal de estimacao , e sim um animal silvestre , um animal de mata , que nao vive em cativeiros ,aconselho que o leve para o posto policial ou ate mesmo a algum posto de guarda florestal...
Decida-se :S