Alguem sabe p/ q serve a analise quantitativa de ions metalicos como o ferro ?

E as possiveis aplicações numa titulação acido - base???? Por favooor ajudem é urgeeeeente!!!!

Comments

  • "Tendo-se por exemplo o ferro, a análise quantitativa de íons pode ser empregada para determinar-se a quantidade deste mineral em solos diversos. Há trabalhos de agronomia que analisam quantitativamente e qualitativamente os íons de ferro presentes no solo. É a partir dessa análise que o Ph do solo é estudado, bem como as melhores soluções bionutritivas para adequação do solo para plantio de vegetal com características especiais(1). Na área médica, a mesma análise pode ser aplicada em amostras de sangue, para a determinação de diagnóstico de anemias.

    Quanto as titulações ácido-base, são válidas para determinar-se uma concentração de um ácido ou base de quantidade desconhecida em uma solução. Observando-se a titulação, realizamos uma analise quantitativa de reação, e a partir podemos determinar essa concentração. Um exemplo válido é a análise da quantidade de acido acético em vinagre. O ácido é determinante na acidez- e por consequência no sabor- do vinagre. Para constatar a acidez do mesmo, pode-se realizar a titulação com hidróxido de sódio. Titulando o hidróxido, e atentando-se à quantidade necessária para a neutralização do ácido, podemos determinar a concentração deste último.(2) "

    -----

    o texto eh meu e eu tô publicando para que usem quase que como quiserem. Só não vale parafrasear ou copiar. Se forem usar no questionário, pelo menos reeditem.

    ah, as bibliografias que eu coloquei também são boas.

  • Também queria a resposta!

    é engraçado como achamos alunos da ufabc em locais inesperados!

    questionário 06 de TQ!

    o que eu achar eu posto aqui!

  • Hum.. não sei se entendi direito, mas é realizada análise quantitativa de para determinar concentrações de ferro, por exemplo em uma solução, ou amostra, sangue, solo...

    Uma titulação ácido-base, serve pra calcular concentração de íons H+ ou OH- em uma solução. A partir desse conhecimento da concentração de íons H+, fazendo-se -log[H+], descobre-se o pH.

Sign In or Register to comment.