Como o Criacionismo explica a existência e o fim do Homem de Neandertal?
O Homem de Neandertal é um hominídeo extinto. Viveu de 160 mil anos atrás até há pelo menos 30 mil anos, e somente na Europa. Por muitos anos se acreditou que se tratasse de um ancestral do Homo Sapiens (nós!), mas hoje se sabe que essas duas espécies, apesar de muito semelhantes, coexistiram na Europa, depois que o Homo Sapiens, originariamente africano, migrou para aquele continente. Através de provas de DNA se acredita que também ele, como nós, tenha tido o Homem de Heidelberg (de 600 mil anos atrás) como ancestral, o que nos faria "irmãos". Certo é somente que temos o africano Homo Erectus (de 2 milhões de anos atrás) como avô comum (logo seríamos "primos"). Um outro "primo" do europeu Neandertal e do africano Sapiens é o asiático Homem de Flores (também extinto).
Update:Hallelu-Yah: Sabemos que o Neandertal era uma espécie diferente da nossa, pela composição do DNA. O DNA deles está perfeito sim, visto que temos seus ossos.
Logo ele não é uma variação da mesma espécie de Sapiens.
Você tem razão a quanto não haverem "provas". Porisso mesmo o Evolucionismo é um MODELO. Como tal ele não exige provas afirmativas para ser usado, mas caso hajam provas que o contradizem, ele deve ser descartado (como foi a hipótese do Neandertal como ancestral do Sapiens!)
Para uma mudança de espécie não são necessárias tantas mudanças de DNA assim não! O Neandertal tem 99,5% a mesma composição nossa, os macacos Bonobo 99% e os chimpanzés um pouco menos. Variações de raças do Homo Sapiens são 100% compatíveis.
Ou seja, do Homem de Heidelberg até o Homo Sapiens, tem tempo mais do que suficiente para uma alteração de bem menos de 1%. Contradizendo a sua afirmação, a probabilidade é enorme!
Não acho que sou eu quem vê com os olhos da fé, e deveria abrir os reais!
Comments
criacionistas não estão a busca da verdade com a mente aberta..
eles querem convicções fixas para não terem que pensar a respeito...
respondendo ao criacionista...
sim, existe uma prova.
é só observarmos os elefantes asiáticos e africanos...
eles são a prova de que existe o gradualismo(mudanças pequenas e graduais) os dois elefantes são anatomicamente incompatíveis de forma que não conseguem se acasalar...
já são considerados de espécies diferentes apesar de ser possível uma fecundação através de inseminação artificial...
minha dúvida, agora, é:
será que a mistura de homens de neanderthal e homens sábios(homo sapiens) gerou os criacionistas?
MISTÉRIO!
esqueci de escolher uma alternativa...
fico com a dos cientistas endemoniados muahahahahaha!!!!
paz!
alguns dirão:-"isto é criação do materialismo marxista par a prejudicar a harmonia da teologia da prosperidade"
-" antropologia na verdade é demonologia"
-"é o homen com sua inveja pequena da grandeza da criação"
-" os fósseis são restos dos seres justiciados por Deus no diluvio"
Simplesmente não explica. O dragão invisÃvel que habita minha garagem tem uma explicação mais lógica que o criacionismo.
Sei la o que os cientistas afirmavam ontem aqueles de hoje desmentem...e amanhã o que vai ser..eu creio que seja tudo relativo...eu quando morava na Itália vi uma reportagem francesa sobre esse assunto..(o lugar aonde foram encontrados mais restos de homem de Neanderthal e´ la´), e a conclusão que deram foi que não eram tão atrasados assim...os aborÃgene da Austrália ainda hoje tem uma feição bem parecida com nossos antepassados...e ninguém me deu provas que um Chinês ficou tão diferente de um negro da Ãfrica mesmo que o antepassado dele tinha saido de la...eu creio que sejam todas bobagens..quando vai aparecer algum resto na Ãsia irão dizer que iniciou todo la´ ou quem sabe na ilha de Atlântida....ou na de MU..ou em Lemúria...quem sabe! Eu creio que devido ao fato de nos ser mais evolui-dos do que qualquer outro bixo..e´ porque somos bem mais antigos....do que a ciência reconhece..essa civilizaçao de hoje esqueceu muito do seu passado..ja tinha uns 10.000 anos atrais ja tinham para mim civilizaçoes complexas mais do que a gente pensa...o Planeta mudou posiçao...esquentou o que tava frio..e resfriou o que tava qwuente..POLO SUL...e´ un continente...a mapa do almirante Turco Piri Reis de 1.450 (nao lembro bem a data mais sei ser antes do descobrimento da America) tem desenhado o litolal do polo sul como seria livre do gelo..as modernas tecnologias de relevaçoes confirmaram a feiçao dada ao polo sul pela mapa de Piri Reis...
Eita. Quando, eu que creio em Deus, sou pressionado assim por tantas coisas, fico até balanceado na minha crença.
Mas daà vem os mesmo que pressionaram acima, e tentam provar que algo na bÃblia não aconteceu, não foi verdade, ou foi manipulado pela igreja e eu não posso acreditar !?!?!?!
Daà eu fico mais doido ainda, porque eu não posso acreditar em algo datado de 4000-2000 anos atrás, mas tenho que acreditar que eu vim de uma espécie de 600 mil ou de outra de 2 milhões !?!?!
Sinceramente... no que realmente dá pra acreditar???
Eu prefiro continuar na religiosidade!
Mas não confundindo Religiosidade (o ato de “religare”, de se unir ao seu Eu divino e interior), com Religião, o ópio do povo. à claro que a religião quer tomar para si estas duas palavras como se fossem sinônimos, mas elas NÃO são sinônimos de maneira nenhuma!
Mas eu tenho uma teoria sobre estes "homens" e "dinossauros", e o pior... baseadas na bÃblia, mas para vê-las lá, é preciso conhecer um pouco dela.
Nós somos uma nova criação.
O homem atual é uma nova criação.
Os fósseis de milhares de milhares de anos atrás nada tem haver conosco.
Nossa raça existe a pelo menos sete mil anos. Ou já entramos no sétimo milênio da nossa existência.
O fato é que havia uma criação passada que foi destruÃda.
Não falo da destruição da arca de Noé. Essa ocorreu na nossa existência.
Falo de uma destruição que destruiu toda a criação de uma vez só. Um evento cósmico que destruiu tudo.
No livro de Gênesis, no primeiro versÃculo diz:
No princÃpio criou Deus o céu e a terra.
Ora, Deus não cria o caos, não é mesmo? Tudo o que Ele fez tem perfeita harmonia.
Mas, no versÃculo 2 está escrito: "a terra era sem forma e vazia"
Como a terra era sem forma e vazia, se Deus não a criou assim?
o que acontece é que o verbo "era", no original seria "tornou-se" o que podemos inferir que alguma coisa levou a terra a ficar assim.
Esse evento destruiu a criação passada, e a partir daà Deus teve que recriar tudo, de uma forma nova.
E ai viemos para fazer parte dessa segunda criação de Deus.
E ainda haverá uma terceira, porque essa Terra tal qual vemos hoje será novamente destruÃda.
Meu Caro.
A minha Resposta será bem pequena (ao invés da sua) porque para rebater ponto por ponto levaria muito tempo.
Mesmo assim pergunto ?
Tem mesmo a certeza de saber interpretar o que lê?
Tem mesmo a certeza da Inexistência da Evolução humana que teve a sua Origem em Ãfrica +/- entre Angola e Moçambique? e depois foi caminhando para Norte?
Tem a certeza que não misturou religião com ciência?
Não esqueça nunca que a EVOLUÃÃO foi uma CONSTANTE e aind continua a ser.
Sabia que o Nosso Cérebro aumentou +/- cerca de 35% em 500 anos?
Sabia que esse aumento Cerebral deveu-se à sustituição de Capacidade FÃsica pela Capacidade Intelectual? ou seja a EVOLUÃÃO ACABARà POR NOS TORNAR DÃBEIS FISICAMENTE MAS SERES SUPERIORES . (Pense que somente usamos cerca de 13 a 19 % do nosso Cérebro).
Resumindo: Estamos em constante evolução que eu saida desde hà umas centenas de milhares de anos.
Até sempre. Se pretender dialogar sobre o assunto, sabe onde me encontrar porque estou sempre acessÃvel com por mail e Messenger.
Carlos Rocha
Que paranoia a sua cara um complor de milhares de cientistas, ai cara vc errou a teoria da criação é a teoria de que deus inventou os homens e tal, mas a que vc queria falar é sobre a teoria da evolução, ai cara eu sou ateu e duvido de todas suas afirmações explicitas aqui, ao menos que me prove vou te continuar te achando um palhaço fanatico por alguma religião protestante. haha
Em primeiro lugar, você está misturando criacionismo com religião, ao tentar dar soluções irônicas sobre possÃveis explicações bÃblicas à sua questão.
Não sei exatamente a resposta, mas posso te dar uma clara visão:
• Quantas espécies de animais já foram extintas? Só no século XX, um monte delas. Qual o problema de existir uma outra espécie extinta há mais tempo?
• Quem garante que não são verdadeiramente da mesma espécie humana (homo-sapiens) sendo apenas uma variação? Ou você quer me dizer que o DNA deles está perfeito para se analisar até o sangue de quem o matou?
Variações e adaptações dentro da MESMA ESPÃCIE são comuns e facilmente encontradas na natureza. O Sr. Darwin observou muitas delas na famosa viagem à bordo do "Beagle".
Agora, pergunto eu: existe uma, pelo menos UMA única prova de que uma espécie possa dar origem a outra espécie?
Pense só um pouquinho, você afirma que nosso ancestral (Homem de Heidelberg) tem 600 mil anos. Quantas mudanças cromossômicas seriam necessárias para originar uma nova espécie? Já parou para pensar que animais "mutantes" não ocorrem a toda hora (há pouco tempo apareceu um bezerro com 6 pernas, mas pelas fotos não parece uma evolução e sim um grave defeito genético). Mas pensando em ter 1 mudança por geração, se uma geração tem aprox. 20 anos (pensando em nós), terÃamos 30 mil gerações com possibilidades de mudança de espécie (se fosse até hoje). Geneticamente falando, em possibilidade tão grandes de combinação, esse número é ridiculamente pequeno.
Mesmo porque, evolução só ocorre dentro de uma mesma espécie. Passar de uma espécie para outra seria REVOLUÃÃO. Algo muito drástico. Nenhum animal passa de 22 para 23 pares de cromossomos "gradativamente", com 22,1, 22,2, 22,3 ... até 23,0.
Que Deus te abençoe (e abra teus olhos), no nome do Senhor Jesus Cristo.
Querido....você navegou.
Eles não acreditam nem que o Planeta terra tenha sido habitado antes de 6000 anos e você está navegando no homem de neandertal???
Tem ainda quem não acredite nem mesmo nos dinossauros e você quer explicação para algo tão obvio...
Esquece meu amigo...é chover no molhado.
Angela