Poderiam comentar a frase do Millôr Fernandes?

"Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus."

Sejam criativos e, se possível, bem humorados.

Update:

Por que, Elizama? Não se pode ter bom humor na religião? Millôr é um humorista... Não vejo problema algum em se ter bom humor onde quer que seja. E se Deus me ama, mas não posso nem brincar com ele, prefiro que não me ame, então...

Comments

• Maíra, Millôr em uma única frase (uma e única, acho que fui redendante rsrsrs) fez uma crítica não só às religiões, mas poderíamos puxar todo um contexto filosófico, especificamente Hobbes, o filósofo contratualista e, ironicamente, seu absolutismo sem direito divino, ele defende que o homem tem dois estados, o de natureza, que é antes dele se inserir na vida social (o segundo estado), onde ele é capaz de tudo, não tem a moral ou ética, isto é, em seu estado natural o homem é um animal, inteligente, mas ainda um animal, e o estado social, onde ele abre mão da sua capacidade de "fazer tudo", sua "liberdade natural" para conviver em grupo, isto é, ele observa que alguns animais trabalham de forma eficiente em um altruísmo natural, como formigas e abelhas, e artificialmente formula uma sociedade com seus iguais visando essa praticidade do trabalho em grupo, no entanto, ele defende um sistema onde todos se prostam diante de um soberano capaz de levar um objetivo, que no seu caso era a paz, e esse soberano estaria acima de sua própria lei e a obediência a ele deveria ser total (essa foi uma das perguntas que caiu no vestibular da UNESP pelo que fiquei sabendo).

Mas questões filosóficas à parte, Millôr faz uma curiosa referência à religião, que nos leva a uma outra reflexão, o que um soberano pode ter de diferente para convencer os outros de que ele é que deve ditar as leis? Millôr responde: um deus. Caindo na Monarquia e trazendo à tona o direito divino, seria uma forma eficiente, o medo do desconhecido manejado por um líder carismático e habilidoso pode fazer grandes feitos, que no nosso caso duram até hoje, já disse Marx, a propriedade privada nasceu quando um homem cercou um pedaço e disse "isso é meu" e todos os outros aceitaram, mas no caso aplicado à religião, de forma que a idéia de um deus passa a ser aceita como "real" (lembra, eu falei que no estado de natureza o homem não se pergunta o que é moral ou ética justamente porque não existe uma funcionalidade para tais coisas quando se vive solitário, logo, não é a religião que traz tais conceitos, mas a necessidade de sobrevivência em grupo), não vou entrar em detalhes de filosofia para realidades subjetiva e objetiva, mas deixarei nas fontes uma pergunta que um colega nosso postou, lá eu explico como se desenrola toda a idéia de um deus, mas infelizmente parece que o colega não procurava uma resposta para a pergunta, somente alguém que corroborasse sua crença particular, como você verá.*

Aí também tem todo o processo de como manipular, a teoria do Comportamentalismo de B. F. Skinner é particularmente interessante neste caso, mas um Dale Carnegie menos "humano" também é bastante útil (o livro "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" é particularmente útil para um aspirante a líder). Boa leitura rsrsrs.

• Maíra, qualquer resposta à frase acima fica no limiar entre a seriedade e a ofensa àqueles que crêem em um Ser superior. A irreverência do Millôr sintetizou em uma frase esperta o que muita gente crê por aí. Mas acredito que a história não é tão simples assim. Muito provavelmente foi o medo que levou o homem a criar um Ser que, supostamente, cuida do ser humano. E como o medo é altamente replicável, virou no que vemos hoje. E, infelizmente, isso é de uma tristeza sem par, não deixando muito lugar para o bom humor. Mas valeu pela pergunta. Vai por muita gente para pensar. Espero, apenas, que vc não seja atacada por aqueles que imaginam que sua forma de crer é a única possível dentre tantas. Bjs e vlw.

• Esta é uma frase de quem é ateu. A criação do tal deus começou e continua até hoje, depois de milhares de anos a manipulação dos espertos para tirar proveito do "imbecil". É minha opinião também, religião só serve para as igrejas tomarem dinheiro dos imbecis, fanáticos, inocentes. Religião só serve para deixar os homens estúpidos, em outras palavras. Millôr para mim é um gênio e depois de ficar sabendo que era ateu, meu conceito aumentou e serve para mostrar que ateus são inteligentes, religiosos fanáticos .....não.

• um cara enrolou o outro dizendo que Deus existe.(será quese eu colocar uns risos no final vai ficar bem humorado?)haha

• Mas é mesmo verdade. kk

Alguem arrotou a palavra Deus sem querer, o outro achou bonito e hoje está do jeito que está.

• se vc realmente quer uma resposta bem humorada pq colocou a pergunta nessa categoria

nao se brinca com coisa seria muito menos se pode usar o nome de Deus em vao

Deus te ama,q ele te abençoe

Sign In or Register to comment.