Você já percebeu que a terra é apenas um pálido ponto azul insignificante no universo?
A sonda Voyager foi o primeiro objeto humano a sair do sistema solar.
No dia 14 de fevereiro de 1990, tendo completado sua missão primordial, foi enviado um comando a Voyager 1 para se virar e tirar fotografias dos planetas que havia visitado. A NASA havia feito uma compilação de cerca de 60 imagens criando neste evento único um mosaico do Sistema Solar. Uma imagem que retornou da Voyager era a Terra, a 6,4 bilhões de quilômetros de distância, mostrando-a como um "pálido ponto azul" na granulada imagem.
Essa foto acabou inspirando Carl Sagan a escrever o livro Pálido Ponto Azul em 1994.
Gostaria de recomendar um vídeo que mostra as reflexões de Sagan (é curto e marcante):
A pergunta é: Quais são as reflexões que vc tira do vídeo?
Isso fortalece suas crenças de que Deus existe ou não existe?
Obrigado pela atenção ;D
Update:...
Comments
Eu me emociono toda vez que eu vejo esse documentário na voz do Carl Sagan:
http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Quando eu vejo essa foto meu orgulho se esvai e percebo a insignificância do nosso pequeno grão de areia. Sagan nos deixou uma excelente mensagem com essa reflexão.
Nossa, cara, logo que eu li a sua pergunta (antes de abrir a página e ver os detalhes) eu pensei na sonda Voyager 1. Acho que essa foto tirada por ela é a que melhor mostra isso:
http://blogs.diariodonordeste.com.br/cearacientifi...
Da primeira vez que vi essa imagem, tive um sobressalto. Espantoso. Nosso Universo é muito, MUUUUUITO maior que os nossos cérebros podem conceber!
Já vi alguns vÃdeos do Carl Sagan... Em certo ponto ele tem razão, mas por outro lado, ele criou muitas fantasias para a garotada sobre extraterrestres e só perdeu tempo no projeto SETI.
O Carlos Ruas fez um vÃdeo muito bacana que trata exatamente sobre esse assunto, de uma forma muito bem-humorada.
http://www.youtube.com/watch?v=l3QzdD7VBts
Lindo! O ex-astronauta norte-americano James Irwin (Tripulante da nave espacial Apolo 15, oitavo homem a caminhar na lua e o primeiro a dirigir um jipe lunar) afirmou que quando andava na lua o que ele mais lembrava ao olhar para a Terra, tão pequena e azul diante do infinito, era do versÃculo que diz: Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que FEZ OS CÃUS E A TERRA. (Salmo 121)
Minha conclusão é que coisas organizadas logicamente não podem surgir a partir do caos. A Terra, assim como o Universo, em toda sua perfeição foi criada por Deus. Acredito ainda mais que Deus é o Criador Supremo de todas as coisas.
Louis Pasteur (1822-1895), microbiólogo e quÃmico
"Quanto mais eu estudo a natureza mais fico impressionado com a obra do Criador. Nas menores de suas criaturas Deus colocou propriedades extraordinárias..."
Nossa, adorei o vÃdeo, obrigada pela sugestão!
Por isso sou completamente apaixonada por Astronomia... A gente percebe o quão pequeno somos diante do Universo!
Sou uma fã do Carl Sagan, ele era muito sábio!
Meu assunto preferido em Astronomia são os Buracos Negros, já pesquisou sobre isso? São interessantÃssimos, especialmente os supermassivos nos centros das galáxias!!
Mais uma vez, obrigada pela sugestão do vÃdeo!
Sim, MAS Ã O LUGAR EM QUE NÃS VIVEMOS!!!
Não eu nunca percebi,até pq eu nunca fui pro espaço.
O Empirista, se a Terra é azul, não pode ser "um pálido ponto". Por menor que seja a Terra diante da grandeza do universo, ela é nosso habitat e também o é de milhões de outros organismos animais e vegetais. Se a Terra é pequena diante do Sol e o Sol é pequeno diante de outros astros muito maiores, nós somos infimitamente menores do que a terra, mas abrigamos em nós incontáveis seres vivos desde a pele.