IRPF 2009 - Como declarar Benfeitoria em Imóvel realizada no mesmo ano da Alienação?
Tenho um imóvel que foi adquirido em 1993 e até a declaração de 2009 o valor era repetido conforme instrução da Receita Federal. Realizei benfeitorias em abril de 2008, porém em novembro o imóvel foi vendido com ganho de capital.
Como a benfeitoria foi em 2008, não houve lançamento deste valor para deduzir do Ganho de Capital do mesmo ano.
Minha pergunta é a seguinte:
Como fazer o lançamento na Declaração de 2009 das benfeitorias realizadas no mesmo ano da alienação do imóvel, para me beneficiar da redução no Ganho de Capital?
Update:Em tempo: onde consta "...até a declaração de 2009 o valor era repetido ..." deveria constar "até a declaração de 2008 o valor era repetido..."
Comments
Tenha en mãos os documentos se necessário comprovar.
Na descrição do imóvel coloque a descrição da benfeitoria e que a mesma foi efetuada antes da venda.
Baixe o programa "ganhos de capital" e lá coloque o valor com a benfeitoria agregada. Gere a transferência dos valores para a sua declaração.
bjs
Lance o valor após as benfeitoris, cuidando de ter em mãos as notas fiscais que comprove a mudança no valor do imóvel.
Lance as benfeitorias para ter um novo valor do imóvel depois baixe na tua declaração de bens pelo preço de venda.
Caro amigo,
Sua declaração já foi elaborada, entretanto, ainda há tempo de retificá-la. Consulte o seguinte enderço e lá encontrará sua resposta: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRP...
Boa noite!
Jéssica Dress