È normal uma criança não falar quase nada e não formular frases, c/ 3 anos e um mês? ?

Minha filha fala poucas palavras, não formula nem uma frase, já conversei com várias pediatras q me dizem q é cedo e que cada criança tem seu tempo, mas mesmo assim procurei uma fono, q também não estou vendo grandes progressos, ela diz ser assim mesmo, um processo bastante demorado.

Eu tento ajudar minha filha estimulando a falar o nome das coisas ao invés de apontar o q ela quer, mas ela termina desistindo do q quer ao invés de tentar pronunciar a palavra.

Ela não se prende muito em uma determinada atividade e parece não prestar atenção e tão pouco interesse em aprender. O que vocês acham? Estou muito preocupada c/ ela.

Comments

  • Compare a fala com a escrita:

    algumas crianças aprendem a ler e escrever antes de entrarem na escola outras, só aos vinte anos (usahushuahua).

    GERALMENTE as crianças desenvolvem a habilidade da fala antes, mas algumas realmente demoram mais, isso não indica nenhum problema mental ou físico, ela simplesmente ainda não viu a importância, necessidade ou valia de utilizar a fala já que ela consegue o que quer sem utilizá-la. ela ainda vai desenvolver isso.

    quanto a não se concentrar em nenhuma atividade: por favor!!!!!! ela só tem três anos!!!!! ela nunca vai parar, ela nunca vai prestar atenção em nada que seja relativo a aprendizagem!!! por isso que (nós) os educadores utilizamos as atividades lúdicas (aquelas que ensinam em forma de brincadeira), pois assim ela aprende ser ter consciência disso, além de ser mto mais fácil prender a atençao de uma criança com uma brincadeira.

    leia alguns resumos de psicologia (Piaget, Erickson, Vigotzky...) vc vai ver que cada criança tem um desenvolvimento próprio. passando pelos estágios de desenvolvimento no seu tempo em particular, vc pode continuar estimulando, mas a reomendação é que vc estimule o contato com outras crianças (desenvolver a capacidade social, ela verá que tem crianças como ela que já sabem falar), use outros tipos de estímulos como áudio em cds. (os infantis, creio que aquelas histórias clássicas podem, elas têm estímulo visual, figuras são importantes tbém.

    acredite é mto normal isso. pra vc o que eu recomendo é que continue estimulando e tenha paciência.

    espero ter ajudado

    abzo

  • Ola querida. sou professora de pre escola. Trabalho na China.

    Aqui a pre escola comeca aos 2 anos. Os meus aluninhos todos falam, e muito.

    Antes de ficar preocupada se a sua filha fala ou nao, analise outras coisas:

    Ela coloca e tira os sapatos sozinha? tira e coloca o casaco sem ajuda? sabe colocar arrumar os brinquedos depois de brincar se voce pede?

    Vai ao banheiro sozinha? Sabe beber agua e comer sozinha (claro, depois de voce servir o prato).

    Essas coisas todas as criancas de 3 anos ja fazem.

    Claro que precisa de estimulo, voce tem de ensinar. Nao fique zangada se ela nao conseguir que so piora as coisas.

    Boa sorte.

  • Bom, Michele, que cada criança tem seu tempo, isso é fato. Mas existem coisas que você pode fazer, que talvez a ajude. Ela tem que conviver com mais crianças da idade dela. Ela está numa creche ou numa escola?

    "A ausência de estímulos à musculatura oral pode acarretar em problemas de fala no futuro. O distúrbio na fala, caso não seja tratado corretamente, pode inclusive afetar mais tarde na alfabetização da criança." É isso que a fono provavelmente irá fazer, exercitar a musculatura oral da sua filha. Não tem como esperar que ela fale assim que saia do consultório. Eu entendo a sua ansiedade, mas tem que ter paciência.

    Segundo a fonoaudióloga, o processo de aquisição da fala por parte da criança está totalmente ligado à educação exercida pelos pais. Para ela, pai e mãe devem orientar a criança a pronunciar a palavra corretamente, de forma suave, evitando palavras no diminutivo.

    Problemas auditivos também influem no desenvolvimento da fala. A criança com algum tipo de inflamação no ouvido, como a otite, por exemplo, costumam apresentar desatenção por não ouvir direito, o que dificulta no processo de aprendizagem das palavras.

  • tente estimula-la

    porque nessa idade eles fazem tudo que vêem

    e ouvem...

Sign In or Register to comment.