O homem é naturalmente bom ou mal?

Algumas religiões afirmam que o homem é intrinsecamente bom, dizendo q todo o mal vem de fora... de duendes, de demônios ou vozes feéricas e agourentas vindas do ermo. Já alguns filósofos e escritores afirmam q o homem já nasce com o cerne do mal, uma tendência para olhar para o abismo e ser atraído - consciente e inconscientemente - para sua própria destruição e de toda sua raça. Afinal... a natureza humana é boa ou ruim... ou oca?

Comments

  • Para afirmar tanto, acredito que alguém deve ter muita prepotência, ainda que seja um filósofo consagrado; então o que posso deixar aqui são as possibilidades que vejo, ou mesmo o que eu acho. Enfim, penso que esse maniqueísmo bom/mau talvez não seja necessário, afinal, as duas respostas podem estar corretas ao mesmo tempo; isso porque não existe um ser humano totalmente bom ou totalmente mau (ainda que existam pessoas 99% más, eu diria). Ou talvez o homem nasça neutro; porque se falamos de bom ou mau estamos falando de valores, e alguém que ainda é desprovido de valores (mesmo que negativos) só carrega consigo o lado instintivo, e, se é instintivo, é algo mais próximo à natureza do animal e, portanto, não pode ser julgado como mau ou bom. Agora, a minha opinião (já saindo do campo das possibilidades) é a de que o homem nasce com um egoísmo que é estimulado pela sociedade ao longo do tempo; veja, por exemplo, as crianças: elas já têm uma noção de propriedade absurda e se sentem totalmente violadas quando você tira algo mínimo delas. Meu primo estava aqui em casa com um saco de Micão (conhece?), ele tem 1,5 ano, jamais conseguiria comer aquilo tudo sozinho, mas se você pedisse um único salgadinho, ele chorava e dizia "não". Quer dizer, vendo por esse ângulo, ainda que a pessoa não tenha uma consciência formada das noções capitalistas que temos, ela se comporta (ainda que não seja de propósito) de forma totalmente egoísta. Talvez o egoísmo seja a porta para todas as pragas sociais, se considerarmos que o egoísmo é o contrário do altruísmo; coisa em que os bandidos definitivamente são deficientes.

    Agora, o que parece claro é que isso não importa muito... nascendo bom ou mau, podemos ver que o homem caminha sim para a própria destruição e também para a destruição da própria raça. A maldade têm prevalecido, isso porque: se o homem nasce mau, mau já é; se nasce bom, se corrompe e torna-se mau; se nasce neutro/oco, é preenchido com o mau; se nasce os dois, o mau parece ter conseqüências mais violentas...

    Boa sorte com suas conclusões.

    Abraço.

  • Todo ser humano nasce com o bem e o mal dentro de si. A força que vai predominar nele é aquela que ele der mais força. Portanto, a natureza humana vai depender da força do mal que existe em si ou do bem.O que prevalecer determinará se a natureza humana é boa ou ruim.

  • O homem é naturalmente mau. Desde quando nascemos já demonstramos isso. Quem ensina uma criança a ter inveja da outra? A bater na outra? A ser egoísta (egocêntrica)? A ser desobediente? A Bíblia nos fala que a carne luta contra o espírito, e a carne quer fazer o que é mau. Somente Deus pode mudar nossa realidade. Existe outro texto na Biblia dizendo que Deus olhou do céu para a terra e não viu nem um justo, nem um sequer. Depois que o pecado foi introduzido no mundo através de Adão e Eva, passamos a ser mortais e a ter maldade em nós. Jesus é a melhor saída!

  • Acho que o homem é mau por natureza sim!!, Tanto que o homem pratica as mesmas atrocidades que praticava nos tempos de Cristo!!!

    É claro que existem pessoas boas... mas estas são raridade, invariavelmente o homem se sente tentado a fazer o mal nunca o bem.

  • O homem é mal por natureza, tanto que quando ainda é lactante já demonstra sua sua maldade, sua ingratidão.Ao se sentir satisfeito com o leite do peito da mãe, o sinal que ele dá é uma mordida no peito dela, pergunte a qualquer pessoa que já amentou que ela irá confirmar isto..Os animais selvagens matam os outros para se alimentar, enquanto o homem é o único animal que mata por ódio ou simples prazer de fazê-lo.Porém isto é só para ilustrar em relação a natureza humana, conforme sua pergunta, todavia encontramos muita gente boa, que consegue modelar seu comportamento aos principios éticos, ao respeito e ao amor ao próximo, não deixando se desenvolver dentro de si nenhum sentimento negativo, sua natureza vive adormecida.

    Receba um abraço fraterno!

  • eu já percebi q as pessoas podem são boas pra alguns e ruins para outros. Ng é totalmente bom ou totalmente ruim.Depende muito da situação envolvida, da saúde e da doença presentes em cada um, das crenças absorvidas ao longo da vida, e da história tb de cada um. Existem epssoas mais empáticas , mais boazinhas sim, mas isso tb se aprende eu acho ao longo da vida e tb desde a infância.

  • O homem não nasce mal, porém ele se torna, porque sofre influências das pessoas com quem convive e não de forças exteriores como muitos querem afirmar!

Sign In or Register to comment.