Vocês sabem por que o filósofo Platão tinha este nome?
Eu sei e, dependendo da melhor resposta premiarei com 10 pontos a mais correta.
Quem conhece a história da filosofia saberá responder.
Boa sorte e procurem usar seus conhecimentos pessoais!
Update:Querida Sandaly, já que este espaço é dedicado a filosofia, então, nada mais coerente do que fazermos perguntas relacionadas a filosofia, e, no momento, não quis saber se os participantes conhecia o platonismo, quis sim, saber se eles conhecem melhor a história do próprio Platão que, no meu entender, é um dos maiores filósofos que já passou pela Grécia. Ele não era grego!
Update 3:Ainda para a Sandália, eu quero dizer, querida, que meu nome é uma homenagem merecida que meus quiridos pais prestaram ao Padre Cícero, ele nasceu e viveu aqui no meu querido Ceará e hoje muitos romeros vêm para visitar sua terra.
Comments
O nome verdadeiro de Platão era Aristocles, nome de seu avô, Platão é um nome que, segundo alguns, derivou de seu vigor físico e da largueza de seus ombros (platos significa largueza, amplo). Foi um apelido que ele ganhou por causa do seu porte físico avantajado e sua postura . A palavra grega "platys" da qual se originou é a mesma que deu origem a "platéia" e "praça", que significam espaços largos.
o colega Júnior respondeu.
Um abraço.
Uma pena Cícera, seria mais ou menos como te perguntar: Porque você se chama Cícera, será em homenagem ao Cicero? E daí que não se acrescenta nada, nemhum conhecimento ou se quiser sabedoria de almanaque e ou enciclopédia.
Não será melhor que você pergunte, por exemplo, " O que foi o platonismo? "
Platão foi um importante filósofo ateniense que viveu entre 428 e 347 a.C., cujo verdadeiro nome era Aristocles (o nome Platão, que significa "o de ombros largos" deveu-se à sua elevada estatura. De origem aristocrática, Platão foi aluno dos melhores mestres da época, entre os quais Sócrates que o marcou profundamente. Além da filosofia, dedicou-se também à poesia e à política.
O filósofo Platão, que foi aluno de Aristóteles, tinha este nome devido a largura extensa de seus ombros. Platão era um homem de boa estatura e tinha largos ombros.
Sei não menina... mas, estou sabendo agora, com a resposta de nossos amigos! bjs
Olá
Segundo me consta, na grécia, os aristocratas, caso de Platão, recebiam treinamento em várias áreas, tanto intelectuais quanto físicas. Porquanto ter bom porte atlético recebeu este pseudônimo de seu treinador de luta greco-romana onde teve destaque.
Um abraço!
Soli Deo Gloria!
Cícera,
Eu odeio fofoca, mas você quer saber a verdade e tem o direito a ela.
Não precisa premiar e nem pagar com 10 pontos por fofoca, já pensou se com o estimulo a turma do YR ganha segurança e não para mais. Dá mau exemplo a toda nossa Comunidade da Rocinha YR.
Vamos a F O F O C A :-
Dizem que ele foi um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental.
Platão, não era o seu nome verdadeiro.
O nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica, envolvida com políticos.
Sua mãe colocou esse apelido nele quando pequeno,
o filho tinha uma fome absurda, devia ser por causa do seu vigor físico e ombros largos.
Contam que ela vivia falando:-
-Chega menino você já comeu um platão cheio.
Ele chorava, insistia e todos escutavam os gritos:-
-Se você me aparecer aqui, pedindo comida depois de ter comido o segundo platão, eu desconjuro e correção monétaria, multa e honorários advocáticos.
Foi terrivel, a infância toda foi assim.
Ah! esqueçi de dizer, a mãe dele tinha a lingua presa, por isso, todos escutavam "PLATÃO" e pensanam ser
o apelido, na verdade ela estava dizendo "PRATÂO".
("platos" significa largueza).
A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências às competições esportivas.
Foi bom ele ter chorado e comigo, cresceu forte e bonito.
Mas essa você jura pelo amor da nossa amizade, não conta prá ninguém.
****Dizem que ele amava Socrates, por isso, não casou e só viveu com esse amor platônico.
Será verdade?
Léxis.