(Boa tarde!) Não sei bem se esse exercício é de QUÍMICA ou de BIOLOGIA.. Ajuda!!!?

No esquema abaixo http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biolog...

estão representados três tubos de ensaio com seus componentes:Considere que o amido em presença de lugol torna-se azul-violeta, que resultados serão esperados, se adicionarmos a cada tubo algumas gotas da solução de lugol?

A) os 3 tubos ficarão azul-violeta

B) Somente o tubo I ficará azul-violeta

C) Somente o tudo IIficará azul-violeta

D) Nenhum tubo ficará azul-violeta

E) Somente os tubos I e III ficarão azul-violeta

RESPOSTA: Alternativa E

Alguém sabe explicar esse exercício?????????

Por favor ajude se souber

bjos

Comments

• Na verdade eu diria que é de bioquímica, pelos conceitos que envolve.

O lugol é um reagente muito utilizado em bioquímica para a identificação da presença de amido, na verdade ele é constituido de uma solução com iodo e iodeto de potássio. O lugol na presença de amido apresenta uma coloração azul. Você pode fazer essa experiência em casa, usando alcool iodado, que pode ser comprado em farmacias como antisséptico , e batata, que é rica em amido.

No primeiro tubo é esperado que o lugol se torne azul.

No segundo, você deve saber da bioquímica que a saliva contém uma enzima chamada amilase salivar, que digere o amido, transformando-o em glicose. Portanto a coloração azul não irá se formar.

E no terceiro, a tenperatura alta faz a amilase se decompor (lembre-se que qualquer enzima ou proteína é muito sensível a mudanças de temperatura ou pH), então o amido permanece intacto, permitindo que se forme a coloração azul com o lugol.

• Ele é de quimica, mias não sei te explicar isso não.

Sign In or Register to comment.