Portugues ! Por favor me ajudem!!!?

Textos para as questões abaixo:

A realidade e a imagem

O Arranha-céu sobe no ar puro lavado pela chuva

E desce refletido na poça de lama do pátio

Entre a realidade e a imagem, no chão seco que as separa,

Quatro pombas passeiam.

(BANDEIRA, Manuel. "Belo Belo")

1) Aponte um exemplo de conjunção e classifique-a.

2)Classifique morfologicamente a palavra que em "que as separa"

3) Aponte dois exemplosde preposição e dois de contração.

Nos exercícios a seguir ocorrem duas frases isoladas. Sua tarefa consistirá em ligá-las por uma conjunção, a fim de obter a relação indicada entre parênteses.

4) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no campeonato. (oposição)

5) Ouvimos um ruído. Havia gente nos fundos da casa. (conclusão)

6) Devolva- me o livro. Estou precisando dele. (explicação)

7) Ele saiu. Eu cheguei. (tempo)

8) Chegou tarde. Saiu atrasado. (causa)

9) Resolvemos tomar banho frio. Era um inverno rigoroso. (concessão)

10) Estudamos com afinco. Coseguimos boa nota. (consequência)

Comments

• 1. Conjunção coordenativa aditiva "e", ligando duas orações coordenadas (1ª = assindética; 2 = sindética aditiva).

2. "no chão seco que (= o qual chão seco) as separa. O "que" é pronome relativo, que retoma o termo "chão". Obs.: quando se pede análise morfológica, é para classificar a palavra conforme sua classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, pronome, conjunção, etc.). Na análise sintática, classifica-se a função que a palavra exerce na oração.

3. Sobre preposições:

Preposições essenciais são aquelas que só desempenham a função de preposição: por, para, perante, a, ante, até, após, de, desde, em, entre, com, contra, sem,

sob, sobre, trás.

Preposições acidentais são palavras de outras classes gramaticais que eventualmente são empregadas como preposições. São, também, invariáveis. Afora, fora, exceto, salvo, malgrado, durante, mediante.

Preposições no texto: de, entre.

Contrações: no (em + o), pela (por + a), na (em + a), do (de + o).

4. Ele era o artilheiro do time, mas (porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto) não marcou nenhum gol no campeonato.

5. Ouvimos um ruído, portanto havia gente nos fundos da casa.

6. Devolva-me o livro, que (pois) estou precisando dele.

7. Ele saiu depois que (quando, assim que, logo que) eu cheguei.

8. Chegou tarde porque (visto que, já que, uma vez que) saiu atrasado.

9. Resolvemos tomar banho frio embora (ainda que, mesmo que) fosse um inverno rigoroso.

10. Estudamos com tanto afinco que conseguimos boa nota.

É importante você conhecer as conjunções e as ideias que elas estabelecem entre as orações, está bem?

Sign In or Register to comment.