duvida sobre aavanço e atraso de ignição?

Olá a Todos,

Bom espero ser claro em minha questão que se baseia no seguinte eu estive lendo sobre o famoso ponto de ignição e vi em um artigo com o seguinte exemplo os pontos de ignição estão entre os graus;

9 a 12

e isso me despoertou as seguintes duvidas.

1- Seria o 9 o ponto mais atrasado e 12 o mais adiantado?

2- ou seja durante a aceleração a ignição vai variando do grau 9 ate o 12?

3-quando esse ponto avançaou diminue o que exatamente acontece para que aja esse avanço ou atraso?

se possivel responder na sequencia.

obrigado!

Comments

  • Amigo, simplificando tudo que foi dito, a razão da variação do ponto de ignição é evitar a batida de

    pino da pré-ignição e o tiro na descarga , em função das várias quantidades da mistura ar combustível e das rotações do motor durante seu trabalho. é um ajuste fino no funcionamento do motor.

    Simples assim !

  • Então, Diogenes, vamos esclarecer o "ponto". Quando a vela de ignição dá a faísca elétrica, começa-se a queima da massa gasosa que fora comprimida denro da câmara de explosão. Para o ouvido da gente a explosão é instatânea mas, na verdade, se pudéssemos "ver" a explosão em câmara lenta, veríamos que começa a queima pelas moléculas que estam junto do eletrôdo da vela e vai se espalhando para as demais moléculas. Esse processo leva um certaoo tempo para se realizar e o mlhor aproveitamente da força da explosão se dá quando coincide do momento da última molécula a ser queimada coincidir exatamente com a chegada do pistão do PMS. Uma volta completa do virabrequim são 360° sendo que em 180° o pistão vai estar descendo e, nos outros 180° o pistão sobe. Os graus do ponto se refere aos graus de rotação do virabrequim e começão a ser contados quando o pistão sai do PMS. Para o distribuidor dar uma volta (360°) é preciso o virabrequim dar duas voltas (720°) pois o distribuidor roda com a metade da rotação do virabrequim. Voltando ao tempo da queima das moléculas da mistura dentro da câmara, após calculos se decobre que durante a quima total das moléculas o virabrequim, com a rotação a 1000 RPM, roda 9°. Então regula-se o ponto fazendo a vela dar a faísca quando estiver faltando 9° para o virabrequim chegar ao PMS para, quando ele chegar lá, a última molécula da mistura acabou de ser queimada e a força é total. Falamos que o virabrequim, a 1000 RPM, durante o tempo da queima percorre 9°, então a 2000 RPM, como o tempo da queima cotinua o mesmo, quando a última molécula se queimar, o virabrequim já percorreu 18°, ou seja, a queima se deu atrasada (para a nova rotação que agora é de 2000 RPM e vai ficar mais atrasada ainda quando a rotação chegar aos 3000 RPM). Por isto que, a regulagem ponto inicial é uma e, na medida que se acelera, automáticamante o dostribuidor "andianta" esse ponto "inicial" para se adequar que a queima da última molécula aconteça sempre com o pistão no PMS. A esse movimento (variação) do ponto de ignição se dá o nome de "Curva de Avanço". Isso, infelismente, muitos profissionais mecânicos (até antigos) não sabem exatamente o que é e é fundamental para o motor. Boa sorte!

  • filhote,basicamente(ja q é tema complexo),o ponto é em graus e qdo esta maior ou menor q o indicado,ha o famoso atraso ou avanço da faisca em relaçao a subida do pistao.os graus é em

    relaçao a arvore de manivelas.numa determinada altura do pistao q da certo grau na arvore é q sai

    a faisca.se saltar antes,trava o pistao,se saltar tarde,parte da explosao ja vaza,pq as valvula de

    demissao/escape,estara se abrindo.aí tera um motor fraco e ate cuspindo fogo.

    ps:todos curtem qdo um escape solta fogo,mas muitos nao sabem q pode ser ponto errado rs....

    tb pode ser valvula milimetricamente empenada ou alimentaçao muito densa,mal vaporizada.

    mecanica de explosao,filhote,é uma magia complexa entre fluidos,peças e eletricidade.o ponto

    varia em cada tipo de motor e no combust. q usa.o PMS=0 graus,a faisca sempre sai antes.vlw

  • Na verdade você deve esta se referindo ao tempo de queima de um motor pois só existem 2 o normal e o avançado, geralmente os carros mais antigos apresentam problemas no tempo da queima pois hoje em dia os carros tem um ajuste automático da queima juntamente com a injeção eletrônica.

    Esse negocio que você fala acima não existe no meio no termo mecânico, ou o carro ta com a queima normal e de acordo que você vai girando o distribuidor o carro vai aumentar a aceleração ou diminuir! se diminuir e o carro morrer é porque vc acabou de tirar o caro do tempo certo, se fica com uma aceleração normal tipo 700 a 1000 giros é porque o carro esta no tempo certo e se você continuar a girar o distribuidor os giros vai passar de 1000 e vai subi até 1700 rpm, é porque o carro esta com o tempo avançado otimo para quem gosta de dar cabalos de pau e correr muito!

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