O Brasil tem um bom exército?

Se alguma das outras potências mundiais invadisse o Brasil nós conseguiríamos nos defender?

Comments

• Como o Macley disse nosso exército é bem treinado porém falta investimentos e equipamentos melhores. Além disso não é um exército muito numeroso (se não me engano algo como 200.000) porém eu acho que poderíamos com alguma sorte resistir a um ataque de uma potência mundial por causa de um único motivo: mar. O mar sempre é favorável para os defensores ,basta ver a Inglaterra que resistiu a Napoleão e Hitler graças ao mar pois impedia ataques continentais. E o Brasil tem milhares de quilômetros de costa, de forma que se uma grande potência nos atacasse teria que deslocar uma frota naval gigantesca para poder transportar tamanha quantidade de soldados e suprimentos, o que exigiria uma logística enorme e alto gasto para transporte e manutenção das tropas. Assim que desembarcassem teriam que atacar em três frentes: capitais nordestinas, Rio-São Paulo e região sul, além de enviar tropas paraquedistas para capturar as usinas de Belo Monte, Itaipu e outros alvos chave. Depois que concretizassem esses objetivos avançariam em um ataque final contra Brasília. Porém nossa população é grande, a 5ª maior do mundo, e creio que se o governo fizesse uma propaganda enorme para incentivar o recrutamento de novos soldados diversas pessoas pobres e sem chance na vida poderiam ver o exército como uma oportunidade de fazer alguma coisa, portanto não duvido que de 200.000 o exército subiria rapidamente para mais de um milhão. Sobre os equipamentos eu dou uma opinião pessoal: pra mim o mundo é dividido em dois lados. lado 1: EUA, países europeus ocidentais, Japão e outros. Lado 2: China, Rússia entre outros. Se um país de um lado entrasse em guerra com o Brasil haveria países do outro lado dispostos a vender armas para nós do mesmo jeito, e com várias compras nosso armamento poderia evoluir rapidamente. Enfim, creio que o Brasil poderia se defender sim.

OBS: Na década de 60 quando no Brasil aumentava os riscos da gente se tornar comunista os EUA concordaram que, se isso acontecesse, seria feita uma invasão ao Brasil imediatamente. Porém a conclusão que eles chegaram é que seria muito difícil invadir o país de forma rápida e decisiva, e no fim não chegaram a conclusão nenhuma e não conseguiram concluir o plano de ataque. Fica a dica.

• kkkk claro que não, que piada.

• o nosso exercito esta entre os mais trenaido do mundo! pricipalmente em operacoes na floresta amazonica nao tem ne pros usa dentro da nossa floresta! mas nossos tangue estao velhos e nosso veiculos ultrapassado! nossa marinha so tem um porta avioes e conta com poucos navis de guerra. nossa aerounatica tem poucos caça supersonico! sendo que mais de 50% das nossas aeronaves sou feitas pela embraer que e 100% nacional mas ela nao tem tecnologia para produzir aeronaves supersonicas! nosso soldados sao bem treinados mas falta investimento para compra ou produzir nossa maquinas de guerra!

• http://www.militarypower.com.br/brasil.htm

http://www.globalfirepower.com/

Já respondi várias vezes esse tipo de pergunta e não sei porque tanta preocupação com guerras. Pelo menos seu ponto de vista é mais razoável já que pensa em se defender em caso de invasão. Para tranquilizá-lo, uma invasão não acontece da noite para o dia.

Sign In or Register to comment.