uma duvida de português?

como posso fazer uma boa interpretação de texto numa prova de concurso eu tenho muita dificuldade nessa area.

Comments

• O grande problema é que quando chegamos ao concurso estamos já super cansados de estudar. Daí apresentam muitas questões de textos e não são textos pequenos. Numa prova para preenchimento de vagas para bombeiros, vi 10 questões só de textos. O segredo é não estudar um dia antes das provas...serene a mente. Depois leia o texto várias vezes pq numa pergunta aparentemente fácil, pode conter uma armadilha, simplesmente pela mudança de um conectivo.

• leia pacientemente e com calma..

• Simples: estude técnicas de redação que envolvam gramática e muita reescritura de textos. A posição dos adjetivos e pronomes (entre outros) implicando mudança de classe e sentido nas palavras; orações e suas implicações semânticas; vozes do verbo; etc.

Tudo isso auxilia em muito a interpretação, mas não existe uma técnica específica. Entenda primeiramente que, sem dominar gramática, não é possível interpretar com qualidade!

• Comece por sublinhar as partes que considera mais importantes, pois ajuda sempre muito.

Depois, dependendo daquilo que lhe perguntam, retire do texto as ideias principais e construa a sua propria frase/texto tentando utilizar uma linguagem correcta.

Sign In or Register to comment.