Os Protestantes colocam a culpa de tudo no diado - Afinal o diabo é igual a Deus? Onipresente ?

Será que tudo isto não apenas uma forma de fugir de suas responsabilidade pessoais ? e por a culpa em outro ?

Nenhuma criatura possui estes atributos: Onipresença e Onisciência, apenas Deus.

“Jó 1: 6-7 – E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.”

Em Daniel 2: 1-2, 4, 10, 12; 27-28 vemos que o diabo não pôde ler os pensamentos do rei e por isso os astrólogos ficaram sem resposta. Somente Cristo pode saber o futuro e ler os pensamentos (Mateus 9: 4; 12: 25: Marcos 2: 6-9; Lucas 6: 8; 11: 17).

Vemos em I Coríntios 2: 11-12, que somente o Espírito Santo sabe o que o que se passa no coração do homem. Por isso, a maior parte daquilo que o diabo sabe, é ou foi obtido através da observação. Por isso ele precisa de um exército de demônios bem organizado. Ele é uma criatura e não possui os atributos divinos (Romanos 2: 16; I Cor. 4: 5), ora esta argumentação defende a intercessão de Maria e dos santos via nossos anjos da guarda.

O diabo não é Onipotente. Todo poder que ele tem é outorgado, emprestado, e limitado. Todos os textos bíblicos ensinam desta maneira. Não devemos cair no erro de crer no dualismo (lado a lado). Crer que Satanás seja igual, ou praticamente igual a Deus.

É elevar o diabo ao nível de Deus, e baixar Deus ao nível do poder do diabo. É crer que Deus vota a favor e o diabo contra, e há uma luta para ver quem sairá vencedor. É um erro comum entre os protestantes modernos.

Muitos crêem que Satanás é a única fonte das suas próprias tentações, vícios, enfermidades, e fraquezas, por isso fazem cultos de libertação tendo como alvo sempre o diabo.Sabemos que há duas formas no grego para a palavra tentado, ou seja, provado e tentado (Tiago 1: 13-15).

O processo que envolve a tentação é composto de três passos, são eles: Atração, Sedução, e Consentimento. Isso envolve a mente, emoções e desejos, e a vontade. O processo é o de arrastar os nossos pensamentos para o pecado. Se não tivéssemos desejos, paixões e vontade da carne, não seríamos seduzidos.

O nosso maior problema está na carne, em nosso velho homem. Sem nascermos de novo, sem conversão e o auxílio da Graça de Deus não podemos sozinhos lutar contra a carne e suas concupiscências. Temos que barrar este processo desde o início, lutando com a ajuda da Palavra de Deus, da oração, e nos afastando das ocasiões de cairmos em pecado.

A única arma que satanás tem é a tentação, pois já nos dizia Santos Agostinho:

“ O diabo é um cão feroz que late e morte, porém, ele só morde quem se aproxima dele, pois está amarrado...”

Pecamos por omissão, concessão e ignorância,por pensamentos, palavras e atos deliberados.

PASSAGENS QUE FALAM DE NOSSA CULPABILIDADE VOLUNTÁRIA COM O PECADO:

1)- Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem (Stratia=Um exército acampado) contra a alma (I Pedro 2: 11).

2)- Lucas 21:34 E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

Portanto,é nossa responsabilidade vigiar e não dar lugar não ao diabo, mas as obras do diabo:(Mateus 26:41; I Coríntios 15:34; I Coríntios 16:13; I Pedro 5:8).

Update:

ORA FALAR QUE O DIABO TEM MUITOS ANJOS DEFENDE A INTERCESSÃO CATÓLICA ATRAVÉS DE NOSSOS ANJOS DA GUARDA AOS SANTOS E A MARIA NÃO ACHAM ? Que contradição o Protestantismo...Vive de invenções achológicas.

Comments

  • Bom dia! O diabo não é onipresente, mas ele tem muitos seguidores... mas sabe concordo com vc, as pessoas preferem colocar culpa no diabo de tudo pq é mais facil do que admitir sua arrogancia e egoismo...

  • Eu não sou protestante, mas gostaria de responder. Eu acho que eles gostam de colocar a culpa toda no Diabo, pq é mais facil e cômodo culpar outro do que ver seus erros. Mesmo que exista por ai uma figura que representa o mal, e que ele fica tentando os outros pra fazer coisas erradas, a culpa é de quem cede pra fazer o mal, apesar que essa criatura (tbm tem a parcela de culpa dela).

    Quando vc admite que vc erra e procura concertar seus erros, vc ta querendo crescer espiritualmente

  • Ah, pelo jeito ambos têm o mesmo poder, né.

  • Momento...Advogados do Diabo.

  • O Diabo não existe, pois se existisse, ele seria a negação das qualidades infinitas de Deus, como Bondade, Justiça, Onipotência, Onisciência e Onipresença. Em síntese, a existência do Diabo seria a negação da existência de Deus.

    "Deus, que é onisciente, não cometeria a imprevidência de criar um ser que pudesse voltar-se eternamente para o mal."(Edison R. Santos)

    “Religiosos que ameaçam seus fiéis com castigos e penas eternas, inventando um Deus temível e vingativo, espalhando pânico e terror nos corações incautos, são terroristas da fé, que agem livremente.”(Raul Teixeira)

    Pense nisso!

  • Ambos são lendas

  • Olha , vendo o mundo ao meu redor , eu acho que o Diabo não é só onipotente... É muito mais trabalhador. Verja só: Ele tá sempre fazendo uma guerrinha aqui, um tsunamizinho ali...

  • SIM E O DIABO SÓ AJUDA É A PRAIA DELE

    LANÇAR COISAS RUINS Q O HOMEM JÁ GOSTA AE FICA FACIL

    É PROCURAR FAZER O CERTO E EM QUEM BOTAMOS A CULPA É O DE MENOS BOTEMOS EM NÓS MESMO, PQ AGIMOS ASSIM ..

    FALARAM ISSO

    Religiosamente falando, o que é pior: um deus inexistente ou um deus inútil?

    1 - Não é da vontade de Deus a fome, a agonia e o desespero de inocentes como crianças.

    Nesse caso, deus seria inútil.

    2 - É da vontade de deus que crianças agonizem e morram famintas.

    Nesse caso, deus é um pu.ta de um sakana masoquista.

    3 - Deus não existe.

    Hipótese plausível.

    ----------------

    Obs: Não percam o tempo respondendo livre-arbítrio isso, livre-arbítrio aquilo.

    1º Se deus existe, é onisciente. Se é onisciente, não há livre-arbitrio.

    2º O livre-arbítrio não poderia sujeitar a vontade divina, pois se deus existe, sua vontade é autônoma e soberana.

    OLHA O Q É O HOMEM Q CONSEGUE RACIOCINAR DEFINIR AS COISAS , ACHANDO -SE O INTELIGENTE OU Q SABE AS COISAS OU Q É BOM DE CABEÇA RACIOCINIO MAIS PARA MIM É UM ND ,, ISSO Q COLOCARAM E MINHA RESPOSTA COMPROVAM ISSO..

    E SE ACHA BOUA DE CABEÇA O SABIO E NÃO SABE Q É UM POBRE COITADO , NAO TA VENDO ISSO TA SENDO ENROLADO PELO MAL

    LARGA DE SER VIAJANTE

    NAO É LIVRE ARBITRIO E OS PAIS É QUEM NAO DERAM ND PARA ELAS

    DEIXARAM DE PROSPERAR E FALTAR COISAS PARA ELAS ,, MAS FAZER BESTEIRA QUISERAM ,, É DA VONTADE DE DEUS Q ISSO ACONTEÇA NÃO

    POR ISSO Q ELE MANDA AJUDAR O PROXIMO E OS HUMANOS OBEDECEM ?

    IMAGINA SE OBEDECESSE SE IA TER CRIANÇA PASSANDO FOME ..

    FICA VIAJANDO AE NAS VIAJES Q PASSAM PELA MENTE Q VC VAI SE DAR MAL

    VEIO VIAJE NA MENTE NAO CEDA A ELA E PROCURE SAIR DELA

    VOCÉ POUCA COISA PARA FALAR BRAVO ASSIM, OU FIRME ASSIM..

    GARANTO Q É UMA BELA RESPOSTA . E É O CORRETO E BOM .FALARAM.

    Religiosamente falando quem é pior: Hitler ou Deus que permitiu que Hitler cometesse suas atrocidades?

    RELIGIOSAMENTE FALANDO

    sabemos q varios pensamentos passam pela nossa cabeça ,, tanto bons como ruins..

    e vc cede aos ruins

    quer achar a DEUS assim ? indo contra ele quer acha-lo ainda ?

    nera melhor tentar ser afavor dele para o acha-lo ?

    nera melhor orar e pedir ajuda e falar pai não olha para minhas doideira não me sustenta e se revela a mim com o tempo me de experiencia ...

    vc nao é o esperto só se acha

    pq consegue pensar

    e mal ainda :)

    mude a direção o caminho ate DEUS é para o outro lado

    EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VAI AO PAI SENÃO POR MIM.

    NÉ DO NOSSO JEITO NÃO E SIM DO DELE .

    daonde vc acha q veio o primeiro humano a terra ? responde , sei não..

    macaco bigban evolução ou de DEUS no principio criou DEUS o céu e a terra e depois formou o homem ou se somos todos voltados para a carne pq nos conhecemos

    como ia surgir pessouas falando para lutar contra a carne

    contra ele mesmo pq ele gosta de malicia ? se somos todos carnais e sabemos disso ..

    SE ISSO NÃO FOSSE DE DEUS ERA PARA NEM TER COMEÇADO ISSO ....

    DEUS É UM SEGREDO E PROFUNDO É SÓ PARA OS Q O BUSCAM , PARA OS Q O PROCURAM, AE ACHAM - O ..

    JESUS VAI VOLTAR NÃO TEMEM VIVER ETERNAMENTE SEM ELE ? SE TEMEM ENTÃO O BUSQUEM PARA SE SALVAR ,

    BIBLIA , ORAÇÃO , IGREJÁ PARA O SERVIR APRENDER E LOUVA-LO ..

    PRATICANDO A PALAVRA A PRATICA LEVA A PERFEIÇÃO ,

    ORANDO E PEDINDO ENTENDIMENTO DA MESMA E SE SANTIFICANDO E BUSCANDO ENTENDIMENTO DA PALAVRA MEDITANDO NELA INDO ATRAS COM MAIS DILIGENCIA ...

  • Você ja respondeu , quer que falemos que você e o bom . Realmente você NAO deve nem pode acreditar , por que voces o servem se dobrando e fazendo abominações diante dos olhos de DEUS , estatuas (salmo 115 ) e falam com mortos ( deuteronomio 18 vers 11 ) . Mas vou dizer o problema e de voces a sua bíblia e a mesma , tem ate mais livros , portanto NAO preciso te ensinar nada pois vejo que você passeia na bíblia , deveria defender a Palavra de DEUS tanto quanto a instituição ICAR , mas pelo visto ela e maior que as palavra de DEUS para voces . Terão que dar conta as milhares de almas que arrastam para o inferno , inclusive da minha mae , no dia do juízo , ouviram de JESUS , apartai-vós de min malditos pois NAO vós conheço .

  • Não é que a culpa toda é do diabo, mas quando vc se prejudica , é algo vindo do mal , e como deus num quer ver ninguém mal ne.O diabo veio pra matar roubar e destruir, mais isso não quer dizer que tudo de errado é o diabo que fez , a gente mesmo faz .

    e o diabo não é onipresente , só que são muitos anjos diabólicos que correspondem a terça parte das estrelas do céu[/livro de apocalipse na biblia

Sign In or Register to comment.