Deus é onipotente e oniciente?

Conceitos:

Onipotência: designa a propriedade de um ser capaz de fazer tudo. É comum a utilização deste termo para designar o poder de Deus, nas religiões judaica, cristã e muçulmana. Na mitologia grega era atribuída aos deuses criadores.

Onisciência: é a designação de uma capacidade de se poder saber tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo, e infinitamente.

1 - Se Deus é onipotente ele pode por exemplo, criar uma pedra tão pesada que nem ele consiga levantar, logo se ele não pode levantar essa pedra ele não é onipotente, a mesma coisa se ele não conseguir cria-la.

2 - Se Deus é oniciente, significa que ele sabe de tudo oque acontecerá, hoje, amanhã etc. (mesmo nos dando o livre arbítrio), logo se ele sabe de tudo, porque não vamos para o céu ou inferno direto?

Comments

  • Deus é onipotente? Sim? Então Ele pode Se matar? Pode Ele construir um triângulo de quatro lados?

    CONTRADIÇÃO EM DEUS ?

    <http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&...

    RESPOSTA

    NÃO EXISTE, E NEM PODE EXISTIR NENHUMA CONTRADIÇÃO EM DEUS. A contradição é uma imperfeição, uma falha ou uma fraude, e portanto se houvesse contradição em Deus ele não seria Deus. Aristóteles, e São Tomás de Aquino demonstram que Deus é Ato puro, ou seja, contém todas as perfeições e qualidades.

    Quanto ao ponto específico que você aborda, em primeiro lugar É NECESSÁRIO ESCLARECER QUE PELO FATO DE SER ONIPOTENTE, NÃO SIGNIFICA QUE DEUS POSSA FAZER QUALQUER COISA. DEUS NÃO PODE FAZER UM ABSURDO, COMO POR EXEMPLO UM TRIÂNGULO DE QUATRO LADOS, NEM PODE COMETER UM PECADO, POR EXEMPLO FAZER UMA INJUSTIÇA COM UM HOMEM. A Onipotência de Deus significa que ele tem o poder de fazer qualquer bem. E nisto consiste a absoluta liberdade de Deus, sempre fazer o que é certo, sempre fazer o que é bom.

    Nós, por não sermos deuses, e por causa do pecado original, temos uma falha em nossa liberdade. Nós podemos, e muitas vezes escolhemos o errado. Deus nos dá sempre força para que façamos o bem, mas por nossos defeitos, e nossas fraquezas, muitas vezes preferimos fazer o errado. O fato de Deus conhecer o futuro não nos tira a liberdade. Assim, por exemplo, se eu vejo um cego caminhando para um abismo eu sei que ele irá cair no abismo. Se eu o aviso do abismo, mas ele insiste em continuar no caminho eu sei que ele cairá, mas ele não cairá por que eu sei, mas devido a sua obstinação. Assim age Deus conosco ele sabe o que faremos, mas isto não nos tira a liberdade.

    Ademais, a Bíblia usa uma linguagem antropomórfica, assim algumas expressões são imagens para nos fazer compreender melhor as atitudes de Deus, por exemplo a expressão "a mão de Deus", ora, Deus não tem corpo e portanto não poderia ter mão.

    Assim, o caso que você coloca do arrependimento de Deus, significa que Deus se condoia tanto com o sofrimento daqueles que ele puniu, que se fosse homem se arrependeria. Isto demonstra que o Deus do antigo testamento não é um Deus carrasco como muitos querem apresentar, na realidade ele punia para que os homens se corrigissem.

    Esperando ter respondido sua dúvida, e aguardando um novo contato.

    M. Garden

  • Sim Krishna pode fazer um pedra tão pesada que Ele não não vai conseguir carregar. Mas Ele é tão potente que faz com que uma de Suas meras expansões a carregue.

    Krishna é oniciente Ele diz e prova no livro Gita que foi falado pessoalmente por Ele que sabe tudo que aconteceu no passado, sabe tudo que está acontecendo no presente e sabe tudo que acontecerá no futuro.

    Pra resumir no Gita existem respostas para todas as perguntas, respostas até para perguntas que nunca seremos capazes de fazer! (O Gita traduzido por Srila Prabhupada com 1.000 páginas)

    http://radioharekrishna.com/

  • Receita "Como defender deus?" em 4 passos:

    1- Acredite cegamente que tal coisa exista;

    2- Se alguem questionar qualquer coisa sobre sua existência, diga que é a vontade dele e que ele tem poder infinito;

    3- Caso voltem a questionar, diga que ele ama a pessoa questionadora;

    4- Se questionarem algo que de deus que irá contra algo dele mesmo, diga que ele é muito além do que podemos compreender.

    Pronto, sua receita ta certa!

    Siga isso e você sempre poderá defender a existencia do seu deus.

  • Bom além de ser onipotente e oniciente, ele é onipresente ou seja pertence a todas dimensões. Com isso segundo o judaísmo, catolicismo, islã que defendem a teoria da criação divina, alegam que Ele criou a terra, e é a força responsável por reger o universo, sendo assim mesmo que a pedra citada fosse feita por toda a matéria do universo Ele seria capaz de controla-lá.

    E a respeito da onisciencia, compreende-se que mesmo sabendo de tudo,nada altera o livre-arbitrio humano e a vida terrestre, o destino de cada alma é ser julgada (essa é uma lei do Próprio), sendo assim nos não vamos diretamente para o céu ou o inferno simplesmente porque Ele não quer.

  • A questão Deus é muito complexa para que consigamos compreender.

  • Deus é onipotente, oniciente e onipresente.

Sign In or Register to comment.