Até que ponto pode-se rotular alguém de gay, bissexual ou heterossexual?
Estou refletindo a respeito.
Quando vemos um homem com trejeitos masculinos e que segue uma vida de heterossexual comum, mas que de repente é pego em uma relação homossexual (como ativo), somos categóricos: É gay enrustido!
Pois bem, segundo Freud e Kinsey a esmagadora maioria dos seres humanos é naturalmente bissexual, e as amarras religiosas e sociais é que acabam interferindo na sexualidade das pessoas, tornando-as exclusivamente heterossexuais.
É o seguinte: Se um homem sente atração por mulheres e nasceu sem nenhuma característica gay, é justo rotulá-lo de gay enrustido caso ele tenha uma relação homossexual eventual? Será que ele é diferente dos outros homens por sentir uma certa atração pelo mesmo sexo?.
Olha, a maioria dos homens que se dizem "heterossexuais" é bissexual em suas fantasias... Será que é justo chamar um homem que não se importa com as regras da sociedade e transa com mulheres e gays de "gay enrustido"? Sim, porque muitos dos outros "heterossexuais" sentem o desejo mas não têm coragem de consumar o ato. Para mim, o homem que transa com mulheres e gays nasceu igual à maioria dos outros homens, com a vantagem de ter mente aberta, só isso.
Pode ser que estejamos sendo injustos em rotularmos uma pessoa de mente aberta e deixarmos os covardes que não seguem seus desejos gozarem o privilégio de serem "heterossexuais exclusivos" para a sociedade.
Desejar e realizar dá no mesmo, ou seja, o homem que faz e o homem que apenas deseja são iguais; e para mim, como para muitos, existe "sexualidade" e não esses rótulos todos.
Update:Lordbyro, adorei sua resposta; todavia, quanto ao final dela, vale ressaltar que o fato de os estudos de Kinsey não terem comprovação científica não os torna inverídicos, até porque ainda não se provou cientificamente que a homossexualidade é inata e, no entando, temos certeza de que é.
Update 3:Personaliza, MUITO OBRIGADO! Às vezes pego um pouco pesado nas minhas perguntas e respostas, e fico com um certo medo de magoar as pessoas... Mas vejo que estás satisfeita com a minha postura até aqui, e isso me deixa extremamente feliz.
Um grande abraço =]
Comments
Sou uma apreciadora atenta e devota do comportamento humano, talvez por isso tenha me licenciado em Psicologia. Confesso que o curso me desiludiu justamente por algo que sua pergunta aborda. A psicologia trata de inserir os seres humanos numa categoria específica para depois poder tratá-los da melhor forma, coisa que eu não posso concordar.
Há muito que essa facilidade com que se rotulam pessoas, me choca e surpreende. Cada um de nós, seres humanos, tem toda uma história de vida, de traumas, de complexos, de valores, de sonhos, de desejos, de aprendizagens, todo um grupo de amigos, familiares, professores, companheiros, vive em determinada casa com determinados objetos, em determinada cidade, aldeia, país, continente. Somos todos diferentes, todas essas coisas de que fazemos parte e que fazem parte de nós, nos moldam, nos tornam únicos. Por isso, rótulos não podem ser eficazes.
Vou considerar gay alguém que sempre se sentiu atraído por mulheres, mas que um dia, sentiu curiosidade e resolveu experimentar ser penetrado por um homem? Só porque sentiu essa curiosidade, e até gostou, vai ser chamado de gay enrustido? Todo o resto do tempo, em que desejou e até amou mulheres, é esquecido? Ou então aquela mulher, que sempre adorou mulheres e que um dia resolveu convidar um homem para transar com ela e uma amiga. Aconteceu uma vez, passa a ser bissexual? Hetero? Ou um homem que se drogou imenso numa noite, que sempre ficou com homens ativamente, mas nessa noite foi levado para casa por uma amiga, e rolou sexo, no dia seguinte já vai ter uma nova categoria de sexualidade? O ser humano não é assim, linear! Nós somos complexos, vamos vivendo o dia a dia, experimentando, podemos variar, mudar, o que fomos ontem não será idêntico ao que seremos amanhã.
É assim tão importante rotular, dar nomes às coisas? Não! Que importa isso? Que importa se gostamos 1% de mulheres e 99% de homens? Temos de dar nomes a isso? Como alguém que perguntou hoje, como chamar a alguém que não come carne de vaca, porco, mas come frango e peixe? Que necessidade tão grande tem o Homem de se inserir em grupos, categorias? E mais, querer criar nomes "diferentes", "rebeldes", para se destacar?
Na realidade, o Homem nasce com capacidade de amar e desejar, e ao longo da vida isso pode variar. Nasce, acredito eu, com capacidade de desejar pessoas, e não sexos, e os vínculos mais profundos são influenciados pela sociedade, de forma mais intensiva. Mas, será isso importante? Não... importante é que cada um de nós viva feliz sendo fiel aquilo que sente. Se hoje se apaixona por um homem e amanhã por uma mulher, tudo bem! São apenas pessoas, nada mais!
Beijinho, meu querido
Guri, é o e seguinte:
Sou Bi e sei do que estou falando:
Héterossexual é o homem que tem atração apenas por mulher.
Homossexual é o homem que tem atração apenas por homem.
Bissexual é o homem que te atração por homem e mulheres.
Agora vamos as subdivisões:
Hétero só gosta de mulher, mesmo. Nunca ficou com homem nenhum. NUNCA mesmo. Se o 'hétero' já ficou com o homem uma vez na vida já é considerado Bissexual. Não importa se ele é casado pegador de mulheres e tal. Mas, se já ficou com um homem é Bi, sim!!! O homem Bi ser ativo ou passivo não significa ser mais ou menos homem, isso é questão de preferência.
O Homem Homossexual gosta apenas de homem. Não importa se seja ativo ou passivo, mas se gosta apenas de homem é homo.
Como formula a sua pergunta, se conheço um homem que se diz hétero e o vejo com outro, ele entra automaticamente na classificação como BI. Não importa se ele está comendo ou dando. Ele é BI!
Essa é questão é complicada até pra mim que vivo no meio de heteros, gays, travestis e outros bi como eu.
Mas é fato!!!
Fico com garotos muito raramente. Minha preferência é 80% por mulheres. Não gosto de transar com garotos, mas quando isso acontece, sou ativo. Mas, isso não deixa de me fazer bi!!!
É assim que é!
Cara, espero que tenha ajudado.
Júnior, o cara que leva uma vida HT e é pego numa relação (tanto faz se ativo ou passivo) com outro homem é no mínimo BI. Na convenção, HT é quem só transa com mulheres.
De acordo com a própria teoria freudiana que vc cita, nascemos bi e por pressão social a maioria se torna HT. Seguindo essa ideia o cara do seu exemplo é BI e não HT.
O que se costuma chamar de gay enrustido é outra coisa. É o cara que nega a ele próprio o desejo, vive em conflito com isso, se relaciona com outros homens de noite e de dia faz piadinhas homofóbicas, ou se encontrar com você na rua vai fingir que não te conhece para continuar fingindo perante a sociedade o que ele é por medo.
Também refletindo como você, eu imagino que há outra coisa a justificar essa tese de que os HTs têm fantasias e ou desejos reprimidos com outros homens:
A perseguição que os HTs fazem contra os gays.
Basta ver que eles passam o dia todo fazendo duas coisas:
Reafirmando a própria masculinidade - contando vantagem, paquerando qq raxa que chegue perto;
e
Fazendo piadinhas sobre gays e tendo como maior ofensa xingar ou ser xingado de vi.ado, bi.cha, etc.
Essa necessidade imperiosa de se dizer HOMEM, provar a todo momento que gosta de mulher e ter como primeira ofensa a qualquer desafeto chamá-lo de gay, podem sim colaborar com a tese de que eles tentam negar um desejo que seria natural - o de sentir te.são por ambos os sexos.
Mas por outro lado
Eu não acho nada natural sentir tesão por ambos os sexos, porque só sinto por um. rsrsrrs
Por esta lógica se pode supor que os HTs também só sintam te.são por um sexo
Então seria mesmo válida a teoria de Freud?
Ou os homens que sentem desejo a ponto de consumar uma relação HOMO seriam sim "gays enrustidos" que vivem o duplo papel APENAS por imposição social?
O que eu noto é que você coloca o gay em contraposição aos Homens como nessa frase:
"Será que ele é diferente dos outros homens por sentir uma certa atração pelo mesmo sexo?."
Bem, eu sinto MUITA atração pelo mesmo sexo e NÃO me sinto menos homem do que nenhum HT. rsrsr
Rótulos - a não ser em química em que se controla perfeitamente cada composto rsrs - são sempre limitados para cobrir a complexidade humana e nem deveriam ser usados em algo tão amplo como o desejo sexual, mas se usa para facilitar e também DISCRIMINAR.
Então se o cara transar comigo e tiver que sair rapidinho pra pegar a namorada e levar pro papai conhecer - o que já aconteceu uma vez -, ele é sim um gay enrustido e medroso.
PS. Não concordo com a teoria da natural bissexualidade, porque não haveria gay no mundo se fosse natural ser BI, ninguém seria Só HOMO. E isso leva areia pro caminhão dos que querem achar que ser gay é doença ou antinatural.
ate o ponto que vc quiser , tdo e subjetivo . um sujeito n vai se tornar gay/bi... ´so prq alguem o rotula . a n ser q ela/ele assim queira .
Tá existem diversos níveis de bissexualidade. E como você mesmo constatou, só é realmente homossexual quem sente atração exclusiva por pessoas do mesmo sexo e só é heterossexual quem sente atração exclusiva por pessoas do sexo oposto.
Quem sente vontade de ficar com alguém do mesmo sexo e eventualmente fica, obviamente é bissexual. O problema é que existe toda essa normatividade pró-armarista que demanda que as pessoas se digam héteros sejam elas realmente ou não. Então nisso, tanto bissexuais quanto homossexuais mentem e se dizem héteros. Agora a mais nova forma de defesa do armário é dizer que todo mundo pode ser "liberal" e trepar com todo mundo contanto que se diga hétero.
Não defendo o armário e não acredito em histórias da carochinha. Não vou fazer coro a esse discurso armarista.
É óbvio que ele é diferente dos outros homens (heterossexuais) por sentir uma certa atração pelo mesmo sexo. E sua direferença reside aí: ele é homossexual ou bissexual armarista.
O problema real é a necessidade de se permanecer no armário e o drama que se faz quando se descobre que alguém é bissexual. O problema é o preconceito e discriminação em relação aos rótulos e não os rótulos. Se uma pessoa faz jus a um rótulo, é mais do que lógico que ele será aplicado a essa pessoa.
E isso de que ""não se pode rotular" é um discurso armarista. Afinal de contas, as pessoas só tem problemas com os rótulos referentes à sexualidade. Ninguém tem problemas com qualquer outro rótulo que não considere negativo. Então o problema é o que as pessoas pensam sobre homossexualidade e bissexualidade.
++++++++++++++++++++++++
Legal o Andrade aí embaixo fornecer o Be-a-ba da sexualidade. Acho que para se discutir sexualidade, antes de tudo deve-se conhecer o básico. Quando não se sabe nem o que é hetero, homo e bi fica difícil conversar.
Ou então as pessoas sabem o que é um ou outro, mas querem relativizar os conceitos de acordo com suas conveniências armaristas.
Bom,eu penso que ou se é gay,bi ou hétero...sim,se o ser pode se relacionar c/ os 2 sexos é bi...mesmo que seja ocasionalmente...ñ digo que pôr ex,uma pessoa que teve experiências...p/ se descobrir...e viu que ñ era a dela...aí ñ...
Bem,acho que enrustido no caso,seria só quem realmente tem vontade mas ñ tem coragem...
Os rótulos (ou conceitos) são convenções humanas no intuito de apreenderem, discriminar, identificar coisas, seres. Do grego "nomós", todavia, os conceitos são uma das possíveis tentativas em dizer o que "É".
Assim, vamos cair em um dos ramos da filosofia que trata do que "é" e do que "não é", que é a Ontologia. SER OU NÃO SER (sim, esta frase de Shakespeare não foi dita à toa) é uma busca que intenta revelar a verdade ou, pelo menos, afastar o embuste, o engano.
Acontece que o "nomós" (conceitos) são aproximações; Eles não dão conta do SER mas sim de algumas facetas do ser.
Por exemplo, eu sou gay, mas também sou canhoto e ainda por cima leonino. Eu poderia relacionar uma série de conceitos a respeito de mim e ainda assim minha essência (essência = aquilo que sou) muito provavelmente não seria alcançada.
Mas veja: nem por isso os conceitos são errados. A questão é que ele têm um "poder" relativo, um alcance relativo.
GAY, HOMOSSEXUAL e BISSEXUAL, são conceitos. Pode-se, sim, rotular as pessoas por eles, embora isso não signifique - como mostrei até aqui - que o rótulo dará conta de descrever desejos, curiosidade, medos, comportamentos transitórios, indefinições, etc, das pessoas.
No mais, discordo da afirmação de que a maioria das pessoas é bissexual. Não há comprovação científica alguma nos trabalhos de Freud e mesmo Kinsey que dê conta disso.
Olá Júnior!
Como a sua pergunta/ reflexão engloba muitos assuntos vou respondê-la em partes citando os trechos vc mesmo escreveu, vamos com a primeira parte quando vc escreve:
”Quando vemos um homem com trejeitos masculinos e que segue uma vida de heterossexual comum, mas que de repente é pego em uma relação homossexual (como ativo), somos categóricos: É gay enrustido!” Nessa parte eu não entendi o porquê vc escreveu entre parênteses (como ativo). Mesmo que referindo apenas a prática sexual que é totalmente diferente de orientação sexual, que diferença faria se esse “homem com trejeitos masculinos” é ativo ou passivo em sua prática sexual? Com esse parêntese deu a entender que para vc o cara só poderia ser considerado gay apenas se ele fosse passivo na relação e por isso vc teria desatacado o como ativo entre parênteses para diferenciar isso. Sobre a diferença entre prática e orientação sexual discorrerei em outro trecho abaixo.
”Pois bem, segundo Freud e Kinsey a esmagadora maioria dos seres humanos é naturalmente bissexual, e as amarras religiosas e sociais é que acabam interferindo na sexualidade das pessoas, tornando-as exclusivamente heterossexuais.” Sobre as teorias Freudianas e os estudos de Kinsey é preciso que não deixemos de levar em conta que são estudos do ínicio do século XX (Freud) e Kinsey final da década de 40, portanto não podemos deixar de considerar nesses estudos o contexto histórico em que eles aconteceram. A publicação dos primeiros estudos de Kinsey, por exemplo datam de 1948 e retrata apenas um universo de homens norte americanos com o pensamento dessa época. Isso sem contar os problemas da metodologia usada nesses estudos e o modo como as entrevistas foram feitas. Muitos estudiosos de Freud ainda hoje deturpam as suas “teorias da perversão” quando desconhecem que o conceito de “perversão” em Freud é algo subversivo. Muitos deturpam essa teoria de Freud conscientemente para fortalecer o preconceito e outros inconscientemente por desconhecer que a ideia de perversão no autor é subversiva.
“É o seguinte: Se um homem sente atração por mulheres e nasceu sem nenhuma característica gay, é justo rotulá-lo de gay enrustido caso ele tenha uma relação homossexual eventual? Será que ele é diferente dos outros homens por sentir uma certa atração pelo mesmo sexo?.” Nesse trecho acima percebi uma incoerência levando em conta o todo da sua pergunta/reflexão. Se a questão é a dificuldade e os limites para que as pessoas possam ser rotuladas como homo, hetero ou bissexual, não caberia vc se referir a “nasceu sem nenhuma característica gay”. E o que vc determinaria como sendo características gays? Nesse trecho quando vc se refere a uma relação homo eventual, logo parece que vc está se referindo a uma prática sexual e não de orientação sexual. Existem estudos que afirmam que muitos meninos na descoberta da sua sexualidade tem relações com o mesmo sexo ( o chamado troca-troca), mas essa prática não tem nada a ver com a orientação sexual. Mas parece que vc não está se referindo a esse aspecto. Portanto, para a sua pergunta “Se um homem sente atração por mulheres e nasceu sem nenhuma característica gay, é justo rotulá-lo de gay enrustido caso ele tenha uma relação homossexual eventual?” penso que mais uma vez vc está se referindo a um bissexual, afinal um hétero não teria uma relação eventual com um outro homem e da mesma forma um homossexual não teria relações eventuais com nenhuma mulher.
Penso que vc está confundindo expressões de gênero com orientação sexual.
”Olha, a maioria dos homens que se dizem "heterossexuais" é bissexual em suas fantasias... Será que é justo chamar ... "gay enrustido"?...”
Em relação a primeira parte da sua fala vc compreende então que essa mesma máxima que vc faz para os heterossexuais também sirva para os homossexuais? Será que todos nós homo que não temos práticas e nem fantasias sexuais com mulheres somos todos bissexuais enrustidos? Nessa sua linha de raciocínio vc deixa implícito que todos as pessoas que se dizem apenas heteros ou homos são pessoas presas “as amarras religiosas e sociais” e por isso não são bissexuais.
Quando vc pergunta: “Será que é justo chamar um homem que não se importa com as regras da sociedade e transa com mulheres e gays de "gay enrustido"? No meu modo de pensar, independentemente do homem se importar ou não com as regras da sociedade (se é que existe pessoas que não são influenciadas por elas) vc está se referindo a um bissexual bem resolvido e não a um gay enrustido. Outro ponto, se esse referido homem NÃO SE IMPORTA REALMENTE com as regras da sociedade ele também não se importaria em ser rotulado ou chamado de gay enrustido. E me veio uma pergunta: o que vc entende por gay enrustido? Um gay que por razões religiosas por exemplo se abstenha das práticas sexuais deixa de ser gay por isso?
”Pode ser que estejamos sendo injustos em rotularmos uma pessoa de mente aberta e deixarmos os covardes que não seguem seus desejos gozarem o privilégio de serem "heterossexuais exclusivos" para a sociedade.” Nesse trecho, e no todo da sua reflexão entendi que vc faz uma comparação entre aqueles que se dizem heteros e não transam com homens e nem tem fantasias com eles e aqueles que vc chama de “mente aberta” que transam e têm fantasias com homens. Isso me pareceu que vc vê como problema alguém ser rotulado como gay, afinal vc mesmo diz sobre os que não são rotulados de gays ou “gays enrustidos” que eles gozam “o privilégio de serem "heterossexuais exclusivos" para a sociedade.”. Então o problema está relacionado com o rótulo gay? Afinal, se esses homens que vc chama de “mente aberta” que transam com mulheres e eventualmente com gays, e fazem isso porque são “livres das amarras religiosas e sociais” porque eles teriam que aceitar o rótulo de heterossexual se isso também é uma forma de redução da sexualidade? Ou será que é porque as pessoas costumam enxergar o rótulo gay como uma maldição enquanto aceitam o rótulo heterossexual como privilégio? Vejo muitos gays fugindo de serem rotulados como gays, mas que enchem o peito em dizerem que são confundidos com héteros. Isso não é uma forma de comprovar que o problema não é a aceitação ou não de rótulos, mas sim de não querer aceitar o rótulo de gay por causa da conotação negativa que a sociedade o impregnou.
Não entendi o que vc defende: se a ideia de bissexualidade originaria de Freud ou o armário para os que vc chamou de homens de “mente aberta.”. Ou em vez de armário vc defende o rótulo de heterossexual para os que vc chama de homens de mente aberta que transam com gays e mulheres?
A sua afirmação final pareceu contradizer tudo que vc disse antes, afinal vc parece defender a ideia de Freud de que todos nascemos bissexuais, depois fala de “características gays” e diz que quem se afirma hetero são bissexuais enrustidos e no final afirma que não existe esses rótulos todos?
Minha resposta ficou bem maior que isso, mas como não coube aqui depois te envio por e-mail na íntegra ok?
Abração!
Visite meu Blog! Tem post novo lá "Sobre patos e cisnes" baseado no conto infantil "O patinho feio" de Hans Christian Andersen http://homosapienssapiensbrazil.blogspot.com/
Oi meu amor, no meu ponto de vista não existe bi, saiu com homem é gay mesmo que ja tenha saído com mil mulheres. Agora o cara vai lá dá o rabo para mais de 100 caras e depois sai com uma mulher e quer ser bi não dá, né?
Tem muitos caras gays que ate casam e tem filhos para esconder da sociedade. Em algumasempresas se o cara nao for casado com filhos nem pegam cargos de confiança.
Então, meu amor, a própria socieade hipócrita obriga as pessoas se passarem por um papel que não o seu.
Outra coisa, eu não acho que so porque o cara é gay deva assumir para a sociedade e para a familia, apenas para si mesmo. Afinal, isso só interessa a ele.
Se vc se assumiu para vc, para sua família e para a sociedade e se sente bem assim, ótimo. Mas se o cara não se sente bem assumindo para que fazer isso? um mal desnecessário ele cometeria.
beijinhos amorosos da Maca
Olá, Sou Hétero, mas ultimamente venho acompanhando algumas questões do Júnior.Só queria manifestar minha simpatia pela coragem de se assumirem .Isso é o que mais existe de bonito entre os gays.Acredito até que gay é uma "espécie" superior da raça humana, que consitui num só indivíduo o que de melhor existe em uma mulher e o que de melhor existe em um homem.Felicidade a todos...