Cobrança de emissão de fatura, pode?
Comprei um produto em uma loja de eletrodomésticos,me passaram o valor q teria q pagar por mês.Fui na loja pagar,disseram q o boleto ia na casa,quando recebi o boleto vi q estão cobrando R$ 1,98 da fatura,coisa que não tinham me passado na hora da compra!E agora como devo proceder?Está certo essa cobrança,tenho mesmo que pagar essa "taxa de emissão de fatura"?
Comments
É dose Leona.
As financeiras e até bancos cobram pela emissão do boleto, mas a empresa repassar este custo ao seu cliente, é outra coisa.
Acho errado, a loja deveria arcar com este custo.
Com experiência própria... Não pode ser cobrabo valores de serviços dessa natureza. Se tiver sido relatado em um contrato de compra e você assinado o mesmo, terá a validade, mas fora isso é caracterizado como prestação de serviços de responsabilidade do instituição (loja). Procure o PROCON ou se tiver documentos que isso prove a ilegalidade, entre com recursos com um advogado. Vamos evitar essas grosserias. Boa sorte!
É abusivo o atuar da instituição que procede a cobrança de tarifa por emissão de boleto bancário, repassando ao consumidor custo que deveria ser suportado pela própria instituição que presta o serviço.
Se para a emissão de boleto bancário existe um custo, este deve ser suportado pela instituição, caracterizando onerosidade excessiva o repassar de tal custo ao consumidor, na medida em que a instituição já é remunerada pelos serviços que presta aos seus clientes.
A instituição é obrigada a anunciar no ato da transação que existe esta cobrança. no entanto você pode reclamare exigir que suspedam essa cobrança.
Tranquilo?!?
Oi, pode sim pois que faz a cobrança para a empresa é uma empresa especializada no assunto financeiro e não a própria empresa, de fato o boleto pode custar até 2,50 mais que isto é uma afronta ao consumidor.