Resposta para as provas de que Deus existe...?

Gostaria de responder a pergunta http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Au... feita pelo Ex-seminarista depois de minha resposta...

Sei que ficou meio grande, mas peço que leia tudo antes de responder.

Primeiro você falou sobre eu querer ir contra as provas de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino que foram grandes pensadores, mas eles foram na época deles, além do mais não me provaram nada mais do que a incapacidade de nós humanos de entendermos o que acontece no Universo e principalmente as causas disso...

Outra questão é que não sou eu apenas eu que vou contra esses pensadores existem outros milhares de pensadores famosos antigos e modernos como Albert Einstein, Auguste Comte, Bertrand Russell, Émile Durkheim, Friedrich Engels, Friedrich Nietzsche que não acreditam em Deus, então você também está indo contra vários pensadores...

Se quiser da uma olhada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ateus e você verá quantas pessoas vão contra essas provas...

Agora vamos analisar separadamente as provas de Santo Tomás de Aquino que são 5 no total, mas as 3 primeiras são maneiras diferentes de falar a mesma coisa, então falarei sobre essas 3 juntas...

1 O Motor que Não é Movido. Nada se move sem um motor anterior. Isso nos leva a uma regressão, da qual a única escapatória é Deus. Alguma coisa teve de fazer a primeira se mover, e a essa alguma coisa chamamos Deus.

2 A Causa sem Causa. Nada é causado por si só. Todo efeito tem uma causa anterior, e novamente somos forçados à regressão. Ela só é concluída por uma causa primeira, a que chamamos Deus.

3 O Argumento Cosmológico. Deve ter havido uma época em que não existia nada de físico. Mas, como as coisas físicas existem hoje, tem de ter havido algo de não físico para provocar sua existência, e a esse algo chamamos Deus.

Essas 3 provas falam sobre a regressão infinita, que nada poderia surgir do nada, sempre tendo algum antecessor, e ele coloca Deus como sendo esse antecessor. Então ele assume, sem nenhuma prova, que esse Deus é irredutível e imune a regressão, agora mesmo que nós aceitemos Deus como irredutível não tem motivo para atribuir as propriedades que lhe são atribuídas como onipotência, onisciência, bondade, criatividade de design, sem falar de atributos humanos como atender a preces, perdoar pecados e ler os pensamentos mais íntimos.

Agora algumas regressões chegam sim a um limite, só que na época em que essas provas foram criadas ainda não se conhecia muito bem sobre esse assunto, por exemplo o ouro, antigamente cientistas questionavam até onde poderia se dividir o ouro e por que não poderia dividir de novo e formar uma partícula menor ainda de ouro. Bem hoje já sabemos a resposta, o fim irredutível é o átomo. A menor partícula possível de ouro é um núcleo que consista de exatamente 79 prótons e um número ligeiramente maior de nêutrons, acompanhado de um enxame de 79 elétrons. Se se "cortar" o ouro além do nível de um único átomo, qualquer coisa que se obtiver já não será mais ouro. O átomo fornece uma terminação natural a esse tipo de regressão.

Tem ainda o Argumento de Grau:

4 O Argumento de Grau. Percebemos que as coisas do mundo diferem entre si. Há graus de, digamos, bondade ou perfeição. Mas só julgamos esses graus se em comparação a um máximo. Os seres humanos podem ser tanto bons quanto ruins, portanto o máximo da bondade não pode estar em nós. Tem de haver, portanto, algum outro máximo para estabelecer o padrão da perfeição, e a esse máximo chamamos Deus.

Se é que isso é um argumento, também seria possível dizer: as pessoas variam quanto ao fedor, mas só podemos fazer a comparação pela referência a um máximo perfeito de fedor concebível. Tem de haver, portanto, um fedorento inigualável, e a ele chamamos Deus. Ou substitua qualquer dimensão de comparação que quiser, derivando uma conclusão igualmente idiota.

Vamos analizar a última prova agora que é o design inteligente:

5 O Argumento Teleológico, ou O Argumento do Design. As coisas do mundo, especialmente as coisas vivas, parecem ter sido pro-jetadas. Nada que conhecemos parece ter sido projetado a menos que tenha sido projetado. Tem de haver, portanto, um projetis-ta, e a ele chamamos Deus.* Tomás de Aquino usou a analogia de uma flecha avançando para o alvo, mas um míssil antiaéreo moderno guiado a calor teria se adequado melhor a seus propósitos.

Esse argumento ainda é amplamente utilizado hoje porque existe apenas uma Teoria contra ele que é a Teoria da Evolução criada por Darwin, mas muita gente ainda é contra essa Teoria por causa de alguns casos difíceis de serem solucionados, como os apresentados em vídeos pela internet, mas não é porque ainda não se sabe a resposta para esses casos que eles sejam necessariamente impossíveis de serem solucionados, mas ao meu ver a Teoria da Evolução faz muito mais sentido do que o Desig

Comments

• Realmente longa.

Cara, não estressa... quem é fanático nem liga pra isso.

Suas convicções e a desses citados são tirados da Teoria Infinitista e os Evangélicos não aceitam isso também.

O fato de uma energia Universal e Infinita existir é fato. O Universo está aí queiram ou não. Mas acho que o que você está questionando é o fato de que exista um ser (entidade) que controle tudo isso (esse sim chamado de Deus).

Dúvida normal... resposta impossível.

• Amigo,

O Ex Seminarista não tem idéias próprias. Tudo que ele pensa está contido no site da monfort e só lá. Nada no mundo real, nada de bom senso.

O cara que é católico e ainda por cima criacionista não tem jeito, está definitivamente morto intelectualmente.

Acho que estás tirando pérolas em chiqueiros. Boa sorte, de qualquer forma.

• Que,que e isso .

• há muito longo pra ler tudo

faça um resumo!!!!!!

• Realmente Não existe prova da existência de Deus.

Se os ateus estiverem certos, todos nós morreremos, nossos corpos viram adubo para a terra, mas já que não mais existimos, não vamos ter tempo nem razões nem raciocínio para nos arrepender de ter vivido uma vida tão pacata, tão diferente, tão ausente de farras, bebedices, mulheres, drogas, apostas e aventuras que alimentam nossa carne e desejos.

Mas agora imagina se Deus existe, depois da morte existe ainda uma eternidade pela frente, agora compare uma eternidade com o tempo que você vive na terra, 70, 80, 90 ou 100 anos.

Após a nossa breve passagem pela terra temos que fazer uma escolha, uma escolha muito importante, onde você quer passar o resto de sua eternidade?

Céu?

ou Inferno?

só existe dois caminhos, sem meio termo, sem purgatório, porque a bíblia não fala nada sobre meios termos.

Espero ter ajudado.

• Eu, teu argumento é relevante. Mas te responderei com poucas palavras. Podemos perceber a existência de Deus, quando oramos a Ele de sincero coração, com bastante fé e amor. Com um bom sentimento que necessitamos de seu perdão, o confessamos, então começamos a sentir a alegria da sua Eterna presença. Creia em Jesus como teu único e suficiente salvador.

• Uma das provas é a biblia

quer prova mais absoluta que essa

os ciêntistas nao areditam msm,pois se acreditarem

irao perder o espaço no mundo

pois nao foi eles que disseram que o homem veio do macaco

entao como eles vao falar que deus criou adao e eva??

logo eles mesmo irao dizer que mentem

mas deus existe sim

ele sabe oq faz

nós que nao sabemos oq falamos

Sign In or Register to comment.