Os animais estariam sujeitos à lei do karma?
Sempre me questionei por que muitos animais sofrem, já tendo lido bastante a respeito (no âmbito filosófico-religioso), mas nunca encontrei uma resposta ou explicação que me parecesse razoável. Talvez seja uma pergunta sem resposta, afinal um certo mistério parece ser inerente à vida como um todo. O problema é que as religiões querem explicar absolutamente tudo, o que me parece bastante pretensioso. Mas cada um pensa como quer, não?
Comments
concordo que devemos pensar por nós mesmo e não ficar buscando explicação em religião ou ciência .Devemos deixar nosso eu interior entrar nos dominios desse misterio , misteriosamente.
Não, as leis do Karma está relacionado ao espÃrito humano.
Beijos em seu coração!
ACREDITO QUE SIM.
Olá Ledumass, tudo bem?
.
Muito interessante a sua pergunta, pois eu já fiz essa pergunta por muitas vezes e consegui ter uma resposta apenas sobre o cão.
Em um centro de mesa branca, onde acontece os ensinamentos do evangelho segundo o espiritsmo, filosofia de Allan Cardec, eu tive a oportunidade de ter uma resposta sobre cães, segundo as explicações que obtve e que talvez eu nem saiba explicar da mesma forma como conseguà entender, porém sei que me foi respondido sobre a grande importãncia dos cães em outro plano Espiritual, (superior ao nosso, claro) neste outro plano os cães trabalham incessatemente sem parar, transportando, enfermos e curando suas feridas, já que em sua saliva existem um grande poder cicatrizante, além de antibiótico.
Isto prova que os animais, mesmo sendo irracionais tem mais sabedoria e inteligência que nós racionais, porém sem a liberdade do livre arbÃtrio, pois eu considerei a sua ultima frase muito importante, pois esta é a lei do livre arbÃtrio e por isto eu me reservo no direito de acreditar, que os animais passam pelo mesmo ciclo que nós seres humanos, com um diferencial, não os deixemos em sua liberdade, transformando-os naquilo que somos, principalmente os domésticos.
Lamento se a minha resposta pareça ser infundada e que não diga nada do que vc esperava, porém este é o meu pensamento com relação aos animais.
Um abraço de muita luz e fique coom Deus, sempre.
Acho q sim... e concordo com vc na pretençao da religiao... acredito que seja muito pobre imaginar q apenas os seres humanos tem espiritos e só eles podem evoluir... os animais tb tem uma vida como a nossa, e por seus corpos serem limitados pensamos q eles nao tem espirito.
Sim, de acordo com o LIvro "O que budismo", podemos nascer como animais ou animais podem nascer como humanos, depende de merecimento.
Em resumo é isso.
NÃO
OS ANIMAIS NÃO ESTÃO SUJEITOS AO KARMA
APENAS POR QUE OS ANIMAIS NÃO PENSAM
ELES SE DIRIGEM PELO SEU ESPÃRITO INTERNO
ONDE NÃO EXISTE NADA ALÃM DO AMOR
Eu acredito que sim. Eles fazem parte deste samsara com nós. Porém, acho que como você disse, as religiões querem explicar tudo, mas no budismo diz-se mais ou menos o seguinte: "Não se pode purificar uns aos outros, concentre-se no seu caminho".
Não adianta nada saber que os animais também estão sujeitos ao karma, não mudaria nada para você. Nós seres humanos somos muito afetados por curiosidades, e esquecemos de aprender sobre nós mesmos. Olha como estamos neste século XXI ! à uma pena sabermos tanto sobre fora e não sabermos o que somos.
Alguns estudos ocultistas dizem que animal faz parte de uma alma grupo e não individualizada como o homem,partindo desta premissa,não há karma para animais.
soi jo
Não. Alei do karma é de açao (omissao) e reaçao. voce constroi sua vida com suas acoes e omissoes. os animais sao criaturas divinas e puras e nao estao sujeitos a lei karmica.