Podemos mesmo pensar que é insano acreditar que verdade absoluta existe?

Se pensarmos que os loucos não tem a noção da realidade ou acreditam tanto em suas verdades que as reconhecem como sendo absolutas. E com isso “saem” da realidade e vivem num mundo onde as verdades são as que eles criaram? mas por outro lado esse não seria também mais um caminho para liberdade que tanto os “normais” buscam? os “loucos” são livres por não seguirem as leis?

Comments

• Aprendiz

Pergunta complexa também, pois expôs uma série de elementos variáveis...rs

Loucura, realidade, verdade, normalidade, leis...

Vou por partes dentro de seu pensamento para poder expor o que acredito ser verdade (a minha) a respeito do que questionou.

"Se pensarmos que os loucos não tem a noção da realidade ou acreditam tanto em suas verdades que as reconhecem como sendo absolutas."

Todos temos nossas verdades, e estas nos são absolutas até prova ( e muito bem provado) ao contrário.

E isto independe de ser insano ou não.

"E com isso “saem” da realidade e vivem num mundo onde as verdades são as que eles criaram?"

Construímos nossas verdades a partir de nossas realidades.

Estas são duas variáveis.

"mas por outro lado esse não seria também mais um caminho para liberdade que tanto os “normais” buscam?"

Para mim, normais são aqueles que pertencem ao maior grupo dentro de um padrão. Se considerarmos assim, os normais buscam o caminho para a liberdade de suas escolhas, sem freios, para sua própria satisfação, no caso, sem leis. Mas ao mesmo tempo, estes mesmos normais exigem que todos os outros seres sigam o mesmo padrão, dentro das leis. Quem é o louco e quem é o são aí? rsrs

Bem... continuando...

"os “loucos” são livres por não seguirem as leis?"

Se considerarmos que as únicas amarras de um "louco" sejam as leis, sim.

Mas sabemos que são tantos os laços que nos atam que seria impossível aceitarmos este conceito como "verdadeiro"...

Portanto, minha resposta é não, os loucos não são livres por não seguirem as leis.

"Podemos mesmo pensar que é insano acreditar que verdade absoluta existe?"

Querido, me considero "normal", e tenho "verdades absolutas". Portanto não chamo de insano quem também as tem.

Essa sua questão parece de "lógica filosófica", muito complexa e de difícil resposta.

Fiz o que pude...rsrs

Um abração

• Meu amigo, a verdade de hoje provavelmente será a mentira de amanhã.

A um jargão entre os advogados que diz mais ou menos assim quando a uma discussão a respeito do que é a verdade, Eles dizem:

A verdade tem três faces, A minha verdade, A rua verdade, A verdade verdadeira.

Quer dizer a verdade é relativa.

ABÇs.

• Tudo é relativo e só isso é absoluto. E mais.... o que somos é a consequência do que pensamos.

• Eu concordo com a resposta do petiko.

Não existe realidade absoluta. Depende do contexto e da sua visão de uma determinada coisa.

• Impor os pontos de vista de maneira insana traduzem-se em a submissão dos loucos ao sistema social a que ele está sujeito: reclusão hospitalar, eterna vigilância, medicação intensa, etc. Onde a verdade, então? Verdade e realidade são termos bem próximos um do outro. Se "sair" da realidade não significa que eles loucos irão viver uma mentira...bom ler Contraponto, de Aldous Huxley!

... será insano acreditar que somos normais... não existe afirmação plena e nem respostas exatas... a verdade é consequência de fatos imediatos mas que ao longo do tempo se perdem... não pode ser assim absoluta, já que, a cada dia algo se renova e se aperfeiçoa... então a verdade de ontem já não será a mesma amanhã....

bjusssss

• o problema não é acreditar numa verdade absoluta pois ela existe sim! o problema é que muitas vezes aquele que te passa uma verdade também esconde uma mentira entre a verdade.beleza,thaw.

• Na verdade existe uma obra escrita por Guy de Maupassant, intitulada carta de um louco que declara que na verdade nós não temos um conhecimento total acerca da realidade pois a realidade é uma coisa infinita e nós temos somente 5 sentidos para perceber essa realidade. Assim, nós só podemos tocar, ver, cheirar, ouvir e degustar, mas a realidade sendo uma coisa infinita não se restringe somente a esses 5 sentidos, ela é infinita mas o homem só pode perceber as partes dessa realidade que obedeçam os 5 sentidos humanos.

Na verdade se nós analisarmos de uma determinada forma, veremos que a realidade não tem som, pois os sons são tão somente ondas que ao entrar no tímpano fazem-no vibrar, produzindo no timpano uma sensação que é levada até ao cérebro e assim o cérebro interpreta que tipo de onda, que tipo de sensação é esta, portanto som não existe, trata-se apenas de uma onda que é transformada em som pelo cérebro dos seres humanos e dos animais.

As cores não existem pois a cor nada mais é do que uma percepção dos olhos aos estímulos das ondas de luz que ao entrar na retina, são levadas ao cérebro como sensações que são mais tarde transformadas em imagens por ele.

O tato nada mais é do que as células sensoriais que enviam um estímulo ao cérebro e este interpreta se o que está sendo tocado é suave, aspero, etc...

Dessa forma muito da nossa realidade é criada pelo cérebro. Assim, se a realidade é reinterpretada pelo cérebro todos os dias então como podemos dizer se existe ou até mesmo se não existe verdade absoluta?

Um abraço!!!

• Na minha opnião esses "loucos" não estão errados ou muito menos fora do normal, e sim acreditam no ideal deles... No ideal de felicidade! Afinal, já dizia um maluco que passou por essa terra: "Felizes são os loucos, que vivem pouco mas vivem como querem." | Se liberdade for sinônimo de loucura, prefiro ser louco e feliz, em vez de ser careta e infeliz!

• Bem...

A verdade não é relativa. A verdade é absoluta, mas nós a vemos de uma perspectiva pessoal, analisando-a parcialmente, de acordo com o que nos eh possível ver, perceber. Assim, percebemos de formas diferentes, o que nos faz pensar as vezes que ela é relativa, que é mutável no seu ser essencial. Mas não galera, humildemente eu falo.

Nós somos mutáveis, mas a verdade não. Ela é constante, é imutável ( algo perfeito não precisa ser modificado, absolutamente) é seguramente perfeita. E nós podemos conhecê-la.. por enquanto em parte. Mas um dia a conheceremos como somos conhecidos. Face a face.

Não há nada de relativo nela.

De acordo com a nossa visão, experiências, circunstâncias passadas... é que a percebemos, mas ela é a mesma. Desde antes da fundação dos tempos!

Jesus disse: "Eu sou a Verdade". João 14.6

Bjos! (:

A verdade é linda, eu quero conhecê-La. (;

Kil

Sign In or Register to comment.