O que você acha deste artigo religiosamente falando?
Esta questão é inspirado por um artigo publicado no "Le Monde", que depois veio a ter várias controvérsias na França.
Gaël Pasquier, diretor de uma escola primária explica muito simplesmente que a luta contra a homofobia precisa ser feito desde os primeiros níveis de ensino nas escolas primárias:
"É necessário combater a homofobia como esses poderiam estar em cada classe de alguns meninos ou meninas vão amar alguém de seu mesmo sexo. A luta contra a discriminação racial, a violência anti-semita, sexista e homofóbica é parte da missão da escola como um republicano da mesma forma que o estudo dos cálculos ou aprender a ler.
"Como sobre temas religiosos não implica uma imposição do judaísmo, o cristianismo ou o islamismo, evocando a homossexualidade na sala de aula não é proselitismo, e não é uma influência nefasta sobre o desenvolvimento infantil." Pretende-se oferecem aos alunos os meios para compreender o mundo ao seu redor, aprender a tolerância e o respeito, valores que constituem a escola republicana francesa e proteger de forma adequada à sua idade, na sua vida futura. "
Comments
Eu concordo que a escola(socialização secundária) deveria possibilitar não só aprendizagens cognitivas mas tb desenvolver sim projectos que visem propiciar a tolerância,o respeito,o civicmo,a educação moral entre outras já que a maior parte do tempo as crianças estão lá e como um dos orgãos sociais mas, sou mt reticente quanto a explicar a crianças o homossexualismo e consequentmente tudo que isso significa e acarrete,para uma criança será confuso entender,o que a pessoa será tem forte influencia de tudo que lhe é ensinada,a maneira como ela interirorizou aquilo,com certeza se se começasse a se ensinar isso demasiadamente cedo ás crianças a manira como a sociedade se organiza iria mudar,a estrutura familiar iria sofrer grandes mudanças,num relacionamento homossexual quem seria a mãe ou o pai?Isso iria mudar ideologicamente mt nossa sociedade já que desde antigamente a homossexualidade sempre pertenceu a uma elite ,a uma minoria social.O respeito e a tolerÂncia ,a meu ver podem ser ensinadas por diversas maneiras evitando a aversão inata que as pessoas têm ao que não é comum ou que não vai de encontro com suas escolhas e ideologias,mas dados os factos reais em que vivemos ensinar desde cedo,o que é,já estimulando nas pessoas a aceitação das diferenças, é necessário, já que desde cedo as familias(socialização primária) incutem/ensinam diversas coisas que não vão de encontro ao que é respeitar o outro.Os valores sociais a serem transmitidos têm de ser baseados no respeito o que não é assegurado pela educação dos pais,que mt vezes não têm informação suficiente para o fazer e mt vezes nem valores morais,possibilitando formações diversificadas que mt vezes nem primem pelo respeito.A aceitação que se têm hoje da homossexualidade felizmente mudou e se aceita melhor exatamente pq os ideias e as mentes estão a mudar,a educação está a ser feita não visando principios religiosos mas principios laicos.Achei o artigo ótimo e acho que dever-se-ia começar a fazer isso em td as escolas ms ,por precaução,para instrução e melhor educação.Fica bem s2
Acho que estão se preocupando com o que não deveriam.
Deveriam sim se preocupar em elevar o nível de cultura e educação que é ensinada nas escolas e não com, isso, pois em se tratando de crianças dos primeiros níveis de escola, não existem manifestações de sexualidade, que portanto não exprimem a necessidade de se começar tão cedo sem que as crianças compreendam corretamente do que se trata.
Creio sim, que de forma gradativa, conforme as crianças manifestarem interesse e curiosidade pelo assunto, que deveria se proceder de forma compatível com o nível desse desenvolvimento, a educação sexual das mesmas.
Bem, é a minha opinião de mãe, não sou educadora de profissão.
Abraços
Eu concordo... mas quando for falar que a Bíblia condena, já dizem que é preconceito, é uma faca de 2 gumes...
Bjssss
Bom.........porque não?
Ensinar o respeito pelo próximo,sempre será bem vindo.
Mas que seja em todos sentidos,não só em prol dos homo,pois existem vários tipos de preconceito,pois sou evangélica e sou bastante humilhada quando chego em um lugar onde a maioria são católicos.
Beijos
Outro dia pensei sobre esse assunto em base de outra questão. Postaria uma pergunta aqui no R&E, perguntando para os ateus qual era a postura perante aos seus filhos sobre Deus; se deveria dizer a suas opiniões, afinal aqui no Brasil a maioria crê em Deus. O que ocorreria nas mentes das crianças dizendo que deus não existe, e indo contrário ao que todos dizem e irão impor isso? Então veio a minha mente a questão sobre homossexualidade, o que eu iria dizer caso uma criança questionaria sobre isso. Tenho um filho de 6 anos, e não impus nele que ele não pode assistir um determinado desenho infantil rotulado feminino, como “isso é coisa de menina”, ou em qualquer outro assunto relacionando sua sexualidade deveria ser heterossexual. Assim vejo que ele não tem essa visão: isso é de menina “credo”. Observei também que seu colega de bairro, com a mesma idade, sempre faz comentários desse gênero: “Isso é coisa de menina”, que “mulhersinha” em ocasiões diversas. E nesses comentários vejo que meu filho nada diz, ou toma partido, pois não imponho que ele seja moralmente “Macho”. Por que EU SEI que ele terá sua sexualidade formada, independente da minha conduta sobre o assunto. Onde quero chegar...rsrsrs Seria muito sábio se a sociedade começasse a não “diferenciar” esse assunto, colocando na educação que é normal, e que tem outras possibilidades sexuais humanas, mostrando a igualdade, dispensando a moralidade de que devemos ser todos heterossexuais.
Não devemos desmerecer a mente das crianças, elas têm potencial pela compreensão, em diversos assuntos, como da homossexualidade e também sobre Deus. Seriam coerentes os pais ateus dizer sua opinião aos seus filhos, dando ensejo sobre o assunto. Se possível de forma imparcial.
Abraços.
O dever da escola é ensinar, dotar a criança de conhecimento.
O dever da familia é educar.
A criança já deve chegar à idade escolar com um nível razoável de educação e senso de civilidade, respeito etc.
É um erro comodo e desastroso transferir para a escola o que é obrigação da familia.
Nas séries iniciais do ensino fundamental,trabalha-se com a criança,sobre seu nascimento,formação da família,hoje a formação e conceito de família é outra,pois se formos parar e observar vamos ter váriasdefinições de família,e aí que entra a sexualidade,assunto polêmico no ensino fundamental(6,7,8,9 séries),e no ensino médio ,que é mais complexo ,as escolas não estão prontas para atuar ou falar sobre divergências que ocorrem nessa fase da vida,e cada um busca seu caminho,independente de formação acadêmica,auto ajuda,psicólogos,porque isso é da pessoa,está no desejo do desconhecido......só amadurecerão com o tempo,as escolas são uma base,que servem de embarque e desembarque,cada qual segue seu caminho.
http://www.anjodeluz.com.br/extraterrestres.htm
Acho que é um bom exemplo a ser seguido
O mundo perece por falta de instrução e más influencias
A liberdade de escolha não pode ser maior que o bom censo de impedir a degradação humana
Estamos cada vez mais parecidos com os animais que agem por instinto e não medem atitudes, e essa atitude vem como uma pequena luz no fim do túnel
Eu penso que uma criança pequena aprende homofobia no berço. Falo por experiência própria: Aprendí a homofobia em casa; em meío a convivência com minha família que é religiosa! : (